Análise Comportamental: o que é e quais os benefícios para a sua empresa
A análise comportamental tem como objetivo auxiliar a gestão de pessoas e formar equipes de alta performance.
Para que se faça ela, é necessário abdicar da abordagem que tem enfoque em terapia e usar o autoconhecimento, motivação e perfil dos profissionais.
Para as organizações, é uma forma de impulsionar projetos, contratar profissionais com o perfil da corporação e realocar funcionários que se identificam com as tarefas e com a cultura da companhia.
A gestão de pessoas é um processo que depende de conhecimentos específicos para que possa funcionar, assim, a empresa vai fazer bom uso de seu capital humano e potencializar as tarefas do dia a dia.
Esse trabalho vai desde a contratação de um novo funcionário até o momento da demissão, cuidando de todo o tempo em que o colaborador permanece atuando para a companhia.
Fazer uma análise comportamental é uma forma de identificar potenciais e distribuir os afazeres de acordo com as características dos profissionais.
Este artigo vai mostrar o que é análise comportamental, qual o seu objetivo, a importância, como funciona dentro da gestão de pessoas, quais são os tipos de análise comportamental e seus benefícios.
O que é e como funciona a análise comportamental
Análise comportamental é um recurso usado pelas empresas, mas precisamente por psicólogos e profissionais de recursos humanos, para descobrir informações sobre a personalidade de uma pessoa, por meio de testes.
O propósito é bastante variado, visto que é possível identificar as características do indivíduo para fins corporativos, quais são suas habilidades e quais merecem mais atenção.
É dessa forma que uma empresa especializada em rebaixamento de teto com drywall vai aproveitar a eficiência e as competências dos profissionais e orientar seu desenvolvimento.
Dentro da gestão de pessoas, ela funciona como ferramenta que se utiliza de métodos da psicologia para formar o centro da estratégia de gestão de pessoas.
Ocorre por meio da aplicação de testes que identificam perfis existentes dentro da corporação, além de habilidades comportamentais fortes e fracas e os valores priorizados em cada colaborador.
Isso torna a engenharia de cargos muito mais assertiva porque permite que os funcionários sejam alocados de acordo com seus destaques individuais, e não apenas por conta de suas aptidões.
Para os profissionais é uma forma de ter uma rotina de trabalho mais confortável, aumentar sua produtividade e melhorar o clima organizacional.
A análise pode ser aplicada no processo de recrutamento e seleção para mapear as habilidades desejadas por determinado cargo e os testes e entrevistas se tornam muito mais eficazes.
O departamento de RH de uma empresa especializada em demarcação de estacionamento terá mais facilidade para encontrar o profissional adequado e compatível com a cultura da organização.
Análise comportamental e os seus objetivos
Cada pessoa possui uma personalidade única que se manifesta por meio de seu comportamento, e mesmo existindo bases para a personalidade, a conduta pode ser influenciada por fatores internos e externos.
A análise comportamental compreende esses atributos e auxilia o autoconhecimento e a avaliação da postura das pessoas, além de trazer ferramentas que ajudam a implementar mudanças caso seja necessário.
O principal objetivo da análise comportamental é entender como acontece a interação entre os indivíduos e com isso criar estratégias de adaptação. É algo fundamental para alcançar metas e resultados e melhorar a qualidade de vida.
É assim que a corporação vai tratar a raiz do problema, estabelecendo práticas que ajudam a solucionar a questão de maneira eficaz.
Análise comportamental e a sua relevância
A análise comportamental é importante porque auxilia os colaboradores a administrarem o próprio comportamento. Eles melhoram o autoconhecimento e têm acesso às ferramentas necessárias para melhorar o que é necessário.
Para fazer essa análise, uma empresa especializada em limpeza de piscina muito suja pode usar diversas técnicas, como:
Entrevistas;
Dinâmicas;
Questionários;
Avaliações.
O departamento de recursos humanos é uma das áreas que mais utilizam o método, tendo como objetivo criar estratégias de gestão e desenvolvimento de pessoas.
Ela é muito importante para obter dados sobre tendências de comportamento, aspectos mentais, como as pessoas são estimuladas, quais são suas competências, o que preferem, o que precisam desenvolver, entre outras informações.
As empresas que conhecem esses aspectos podem estruturar planos de ação que potencializam as capacidades dos colaboradores, algo que vai se refletir diretamente na performance deles.
É possível mensurar os efeitos por meio de indicadores de produtividade, absenteísmo, motivação, entre outros que geram impactos na obtenção de resultados e lucros da corporação.
A análise comportamental é indicada para apoiar processos de gestão de recursos humanos, maximizar as etapas de recrutamento e seleção e entender o nível de adequação ao cargo em cada pessoa.
Tipos de análise comportamental
Uma empresa de manutenção de motor de arranque precisa lidar com pessoas de perfis e personalidades diferentes, por isso é muito importante fazer uma análise comportamental em candidatos e colaboradores. Existem diferentes tipos, como:
Teste DISC
Este teste foi desenvolvido em 1920 por William Marston e descreve 4 tipos de comportamentos predominantes, sendo dominância, influência, estabilidade e conformidade.
As principais vantagens de aplicar essa análise é o autoconhecimento do funcionário, aprimoramento das relações de trabalho e reconhecimento de mudanças no processo de comunicação.
Teste de perfil STAR
Esse método é usado para avaliar competências e descobrir as habilidades de um indivíduo em situações reais, abrangendo para isso situação, tarefa, ação e resultado.
O candidato precisa responder algumas perguntas e pode se expressar com mais liberdade para descrever suas experiências e mostrar suas habilidades.
Teste de dominância cerebral
Este teste foi criado para ilustrar o processo de pensamento e aprendizagem e cada parte do cérebro apresenta estilos diferentes de processamento e pensamento.
Foi desenvolvido por Ned Hermann que dividiu o cérebro humano em 4 quadrantes e dependendo do quadrante em que o candidato se encaixa, pode apresentar um tipo de aprendizagem e pensamento.
Por exemplo, se durante a análise uma empresa de instalação de trava portão basculante identificou que seu funcionário se encaixa ao quadrante b, então significa que ele tem facilidade para organizar, sequenciar, praticar e avaliar.
Teste de fit cultural
Esse teste tem o propósito de alinhar os profissionais e a cultura organizacional, medindo a compatibilidade de uma pessoa com o ambiente de trabalho.
Ele analisa os níveis de competitividade, responsabilidade social, motivação, inovação, remuneração, resultados e estabilidade.
Benefícios da análise comportamental
A análise comportamental traz diversos benefícios para as empresas e um dos que mais se destacam é a melhoria nos processos de recrutamento e seleção.
Um fabricante de caminhão scanner consegue fazer escolhas assertivas e selecionar o candidato adequado para o cargo.
A análise comportamental é muito importante porque ajuda também a recolocar candidatos dentro da própria companhia porque ela consegue descobrir novos talentos.
Quando uma pessoa está na vaga certa e de acordo com suas capacidades comportamentais, está muito mais propensa a permanecer na empresa.
O candidato adequado também trabalha mais motivado e é muito mais produtivo, o que diminui consideravelmente as taxas de rotatividade.
A ferramenta ajuda a reunir colaboradores que possuem mais afinidade e que por isso conseguem trabalhar melhor quando estão juntos. Como resultado, o ambiente da empresa é muito mais harmonioso e gera menos conflitos entre os profissionais.
Uma empresa de caldeiraria universal deve investir em treinamentos para desenvolver e reter talentos dentro da corporação, mas a análise comportamental é o que possibilita trabalhar melhor os potenciais dos colaboradores.
Ela permite trabalhar os processos seletivos com mais assertividade e escolher pessoas que dificilmente vão sair da empresa porque sempre serão motivadas a dar o seu melhor.
Não se pode deixar de destacar a redução de custos, uma vez que as contratações são muito mais assertivas, o que reduz gastos com demissões e novos processos seletivos.
Também é muito comum que o RH esteja diante de candidatos muito bons e com experiências semelhantes, e esses momentos geram muitas dúvidas em relação à escolha.
Uma empresa de delivery verduras pode usar a análise comportamental para tomar decisões mais assertivas e escolher o profissional que se encaixa perfeitamente a vaga.
Por fim, a partir do momento em que os gestores dessa empresa podem escolher os melhores talentos, sua gestão se torna muito mais eficiente, além de ter mais capacidade para mediar conflitos.
Eles podem descobrir quais são os colaboradores que precisam de mais capacitação e aqueles que já estão prontos para assumir determinadas funções.
Considerações finais
As empresas precisam de uma boa gestão de pessoas para que possam crescer e potencializar seus resultados no mercado em que atuam.
A análise comportamental ajuda a encontrar respostas para diversas perguntas, conhecer melhor os funcionários e escolher colaboradores que vão fazer parte do time de maneira mais assertiva.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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