Empreendedorismo materno: o que é e como fazer
Você já ouviu falar em empreendedorismo materno? Esse nada mais é do que uma modalidade de empreendedoras que apesar de priorizarem o trabalho e a vida profissional, também desejam ter tempo de qualidade com seus filhos, sem precisar sacrificar seu desempenho no trabalho.
Em geral, essas mulheres buscam revolucionar o mercado, em busca de horários mais flexíveis, bem como um espaço maior no mercado.
Isso tudo com a possibilidade de trabalhar com algo que realmente faça sentido nas suas vidas e que seja rentável, além de valorizar a concorrência em si e oferecer produtos de qualidade.
Para entender melhor o que é o empreendedorismo materno. Então, confira a seguir o que de fato é isso e a razão de investir nesse modelo de negócio
Além disso, confira dicas de como conciliar o seu lado empreendedor com o materno para que possa ter sucesso na sua carreira profissional e desfrutar de momentos de qualidade com os seus filhos.
O que é e porque fazer o empreendedorismo feminino?
Assim como mencionado de maneira breve acima, o empreendedorismo materno nada mais é do que aquilo que o próprio nome já evidencia.
Ou seja, trata-se de uma modalidade em que as mulheres que são mães desejam empreender e criar negócios onde seja possível conciliar o trabalho com a maternidade, tendo tempo de qualidade com os filhos.
Em suma, esse tipo de movimento surgiu a partir de mulheres que aproveitaram esse momento em suas vidas para ter seu próprio negócio, independente de serem formadas em um curso técnico de gestão financeira.
Isso porque, essas iniciativas partem de companhias que podem ser administradas em casa, através de lojas digitais, por exemplo.
A maioria deles acabam entrando no empreendedorismo por já desejarem atuar dessa maneira ou porque essa alternativa oferece a chance de acompanhar os seus filhos de forma mais próxima.
Nesse cenário, é importante destacar que muitas mulheres acabam caindo no empreendedorismo materno, não por opção, mas por necessidade.
Isso porque, devido à maternidade, muitas delas acabam perdendo o emprego ou até mesmo encontrando dificuldades para achar um novo trabalho dentro do mercado de trabalho.
Em geral, isso acontece devido ao fato de que várias empresas acabam tendo preconceito com funcionárias que são mães, mesmo que estas tenham boas formações, como em um curso de gestão de pessoas ead, e sejam capacitadas,
De acordo com os dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas), 50% das mulheres são demitidas até dois anos após a licença maternidade. Além disso, muitas também acabam sendo desclassificadas de processos seletivos apenas por terem filhos pequenos.
Ou seja, é possível concluir que o empreendedorismo materno é uma opção válida que acaba ‘salvando’ muitas mulheres.
Além disso, também vem ganhando cada vez mais destaque, tornando-se uma opção diferenciada, justamente por oferecer ‘o melhor dos dois mundos’, mesmo que não seja formada em um curso de programação de sistemas.
Como conciliar o empreendedorismo com a maternidade?
Essa não é uma questão fácil, já que as duas funções demandam muito tempo e dedicação de qualquer pessoa. Mesmo assim, conciliar os dois afazeres não é impossível, apesar de ser trabalhoso.
Dessa forma, de acordo com vários especialistas, principalmente aqueles que possuem formação em cursos como gestão comercial ead.
Então, é indicado que para conciliar o empreendedorismo e a maternidade, existem algumas questões prioritárias que podem realmente te ajudar nesse desafio e elas são:
Planejamento;
Organização da rotina;
Faça anotações;
Saiba lidar com imprevistos;
Não abandone os seus sonhos;
Adote o home office.
Ao adotar todas essas dicas, é possível conciliar o empreendedorismo e a maternidade de uma forma bem-sucedida.
Como escolher um segmento para empreender?
Na hora de empreender, é importante que a mulher ou qualquer outra pessoa que almeja abrir um negócio, busque um conhecimento sobre o mercado, mesmo que básico.
Então, é preciso ter noção de qual produto irá oferecer, qual o seu público-alvo, entender se há muitos concorrentes nessa área de atuação e quais serão possíveis diferenciais.
Além de buscar essa noção básica na terra de onde você está pretendendo pisar, também é necessário buscar formação em cursos como curso comunicação e oratória e ensinos de marketing.
Isso porque, é preciso ter estratégias para alcançar o seu público e comunicar-se com eles para conseguir conquistar não só sua confiança, como também fidelizá-los.
Além disso, para começar a empreender, é preciso saber mais que só as bases do mercado e se preparar para as campanhas de marketing.
Portanto, faça questão de buscar formação a respeito de gerenciamento financeiro e administração. Isso porque, isso pode até parecer fácil, mas a verdade é que a vida financeira da companhia é uma questão fundamental.
Nenhum comentário