Como fazer uma Mídia Paga: guia rápido para iniciantes



A mídia paga tem um papel muito importante para as estratégias de marketing das empresas, independentemente de seu porte ou segmento.

Quando o negócio deseja fortalecer sua presença no universo digital, precisa desenvolver um site institucional adequado e investir em ações que atraem o consumidor, mas é necessário ir além e conquistar visibilidade.

As estratégias orgânicas que visam atrair as pessoas naturalmente estão em alta, mas é fundamental estipular a presença do negócio na internet.

O comportamento dos consumidores mudou muito nos últimos anos e as pessoas usam os canais digitais para encontrar produtos e serviços, e durante essas pesquisas, encontram todos os concorrentes do negócio.

É por isso que o consumidor está sendo constantemente bombardeado por informações e isso acaba aumentando muito a concorrência digital.

Embora as estratégias de atração sejam realmente muito importantes, precisam ser combinadas e equilibradas com a mídia paga, pois a visibilidade da empresa fica muito maior e os resultados aparecem rapidamente.

Mas antes de começar a investir, o empreendedor precisa saber quais são as mídias pagas, como investir nessa estratégia, quais são as vantagens de trabalhar com ela e por que investir em mídia paga.

Quais são as mídias pagas?

As mídias pagas têm o propósito de divulgar anúncios e conteúdos de maneira monetizada pela internet. Antigamente, as organizações faziam isso apenas por meio de canais offline, como:

  • TV;

  • Rádio;

  • Outdoor;

  • Panfleto.

Mas com a popularização da internet e do marketing digital, as mídias pagas passaram a funcionar também em outras plataformas.

Uma clínica especializada em tratamentos para alcoolismo pode trabalhar com elas por meio de links patrocinados no Google, anúncios patrocinados nas redes sociais, como Facebook e Instagram, entre outras possibilidades.

Em todos os exemplos, as informações do negócio se destacam e se diferenciam no restante da página, algo feito propositalmente, visto que os conteúdos são publicitários.

São anúncios que aparecem apenas para um público segmentado e com forma escrita, assim como imagens, estrategicamente criadas para impactar o usuário.

Elas também ficam posicionadas nas melhores colocações e cada visualização ou clique é contabilizado.

Como fazer mídia paga?

Para investir em mídia paga e aproveitar todo o potencial dessa estratégia de marketing digital, a companhia precisa seguir um passo a passo com as seguintes ações:

Definir seu objetivo

A primeira coisa que a organização deve fazer é definir o objetivo que pretende alcançar com esse tipo de mídia.

Ela pode aumentar o reconhecimento de marca, melhorar o lançamento de produtos, fazer ofertas, criar descontos especiais, aumentar o tráfego e aumentar as vendas.

Um educandário escola precisa de um objetivo claro para tomar decisões que vão direcionar melhor a estratégia. Também deve criar sua persona para identificar o tipo de canal e de anúncio que funciona melhor para transmitir a mensagem.

Selecionar os canais

Ao selecionar um canal de mídia paga, é muito importante saber qual plataforma oferece o melhor retorno sobre os investimentos, analisando os concorrentes para saber quais termos estão sendo usados por eles para anunciar.

Outra coisa muito importante é fazer uma lista de palavras-chave relevantes para o público, considerando principalmente os termos relacionados ao negócio e suas ofertas, considerando o preço e a concorrência.

Escolher uma plataforma

Outra coisa muito importante é escolher uma plataforma para anunciar, visto que as ferramentas de mídia paga permitem selecionar diferentes critérios.

Por exemplo, é possível segmentar o público, definir um orçamento, inserir textos, trabalhar com vídeos e imagens, entre outras possibilidades.

Criar anúncios

Depois que o trabalho inicial foi concluído e os dados foram coletados e devidamente analisados, é um momento de partir para a execução.

Isso envolve o estágio de compra de mídia como anunciante, e devido aos avanços tecnológicos na área da publicidade, não é necessário realizar contato com o vendedor de mídia ou inventário de anúncios para ajustar ou renegociar eventuais taxas.

As clínicas especializadas em recuperação vão fazer tudo de maneira digital, mas é interessante contar com a ajuda de um profissional para não começar investindo uma grande quantia nesse tipo de mídia.

Isso porque os resultados dependem mais da segmentação e da qualidade do anúncio do que do valor investido, e se a campanha não for boa o suficiente, a marca acaba jogando dinheiro fora.

Vantagens de trabalhar com a mídia paga

Investir em mídia paga traz muitas vantagens para as empresas, e uma delas é o fato de que os resultados são muito mais rápidos.

São campanhas que trazem retornos instantâneos, diferentemente do que acontece com a mídia orgânica. Isso significa que a companhia pode obter retorno em poucas horas, assim que a campanha entra no ar.

Por meio da mídia paga, quando alguém pesquisa sobre um assunto no Google, os buscadores posicionam o link entre os primeiros resultados, e quanto maior for o alcance, maior será a chance de venda.

Uma clínica especializada em tratamentos de cicatrizes precisa se lembrar de que os bons resultados refletem diretamente no plano de ação desenvolvido por ela.

Quando o usuário pesquisa sobre determinado assunto e um anúncio aparece logo na primeira página, transmite mais confiança, e por isso as chances de vendas são muito maiores.

Outra vantagem é que esse tipo de investimento é mais flexível, mesmo assim, quando se fala em mídia paga, muitos pensam que se trata de uma modalidade muito cara porque não sabem como realmente funciona.

O fato é que na hora de criar os anúncios, não existe uma resposta concreta, visto que cada campanha tem suas particularidades e objetivos. O ideal é fazer alguns testes, mas sem inserir valores altos.

Por exemplo, no caso de um centro de internação veterinária, o ideal é fazer alguns testes, sem inserir um valor alto e investir o mínimo possível aos poucos para identificar como é o retorno.

É preciso lembrar que esse investimento pode aumentar de acordo com os resultados, e quanto mais investido, maior será o alcance.

Outro benefício inquestionável é a segmentação do público-alvo, pois a partir disso fica mais fácil direcionar as campanhas e segmentar o anúncio para obter resultados vantajosos.

A mídia paga oferece estratégias que ajudam no impulsionamento dos resultados, fazendo com que a mensagem chegue até a pessoa certa e no momento mais adequado. Consequentemente, a marca gera leads qualificados.

Muitas empresas também investem em mídia paga porque é muito fácil mensurar os resultados obtidos, mesmo assim, é um tipo de estratégia que requer calma e persistência.

Embora seja um canal que apresenta resultados rapidamente, precisa ser muito bem distribuído, e ao criar um anúncio, a organização precisa pensar em um bom plano e no retorno que ele é capaz de gerar para a organização.

Quando um centro de tratamentos veterinários determina o tempo da campanha, também precisa garantir boas conversões durante o período em que ela fica exposta.

Isso reforça ainda mais a importância de produzir conteúdos que tragam leads qualificados, mas é a partir da precisão dos resultados que a organização vai definir se interrompe a estratégia ou investe mais, com base no desempenho observado.

Mídia paga: por que investir?

Em vista de todas as vantagens que a mídia paga pode trazer para os negócios, não é difícil imaginar por que uma empresa deve investir nesse tipo de estratégia.

Em primeiro lugar, ela é ótima para que uma clínica que oferece cuidados domiciliares para idosos possa criar oportunidades para se promover, além do público que já conquistou.

Trata-se de um esforço para adquirir um espaço que crie e a chance de atingir novos mercados e aumentar a base de consumidores.

Fazer investimentos em mídia fica mais fácil ao longo do tempo, mas a corporação precisa testar e aprovar canais e estratégias para ganhar experiência e tornar a tarefa algo natural.

Como falado anteriormente, as estratégias orgânicas estão em alta e são muito importantes para a organização, mas parte do orçamento precisa ser destinado às mídias pagas para garantir sua continuidade e o crescimento de longo prazo.

Para o consumidor que está procurando um produto ou serviço, como escolas de atores, é uma forma de encontrar rapidamente aquilo que precisa, portanto, é uma ação que também melhora a experiência do potencial cliente.

Considerações finais

As mídias pagas são estratégias que fazem parte dos principais canais digitais presentes na internet, como no caso das redes sociais e dos buscadores e isso já explica a importância de trabalhar com elas.

Por meio de uma estratégia assertiva e de um bom investimento, o negócio consegue se destacar, ser encontrado pelas pessoas certas e no momento mais adequado, sem gastar uma fortuna como faria nos canais digitais.

É um tipo de ação que pode ser trabalhada por qualquer negócio, desde uma grande multinacional até uma pequena loja, e todos têm chances de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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