Como fazer uma Mídia Paga: guia rápido para iniciantes
A mídia paga tem um papel muito importante para as estratégias de marketing das empresas, independentemente de seu porte ou segmento.
Quando o negócio deseja fortalecer sua presença no universo digital, precisa desenvolver um site institucional adequado e investir em ações que atraem o consumidor, mas é necessário ir além e conquistar visibilidade.
As estratégias orgânicas que visam atrair as pessoas naturalmente estão em alta, mas é fundamental estipular a presença do negócio na internet.
O comportamento dos consumidores mudou muito nos últimos anos e as pessoas usam os canais digitais para encontrar produtos e serviços, e durante essas pesquisas, encontram todos os concorrentes do negócio.
É por isso que o consumidor está sendo constantemente bombardeado por informações e isso acaba aumentando muito a concorrência digital.
Embora as estratégias de atração sejam realmente muito importantes, precisam ser combinadas e equilibradas com a mídia paga, pois a visibilidade da empresa fica muito maior e os resultados aparecem rapidamente.
Mas antes de começar a investir, o empreendedor precisa saber quais são as mídias pagas, como investir nessa estratégia, quais são as vantagens de trabalhar com ela e por que investir em mídia paga.
Quais são as mídias pagas?
As mídias pagas têm o propósito de divulgar anúncios e conteúdos de maneira monetizada pela internet. Antigamente, as organizações faziam isso apenas por meio de canais offline, como:
TV;
Rádio;
Outdoor;
Panfleto.
Mas com a popularização da internet e do marketing digital, as mídias pagas passaram a funcionar também em outras plataformas.
Uma clínica especializada em tratamentos para alcoolismo pode trabalhar com elas por meio de links patrocinados no Google, anúncios patrocinados nas redes sociais, como Facebook e Instagram, entre outras possibilidades.
Em todos os exemplos, as informações do negócio se destacam e se diferenciam no restante da página, algo feito propositalmente, visto que os conteúdos são publicitários.
São anúncios que aparecem apenas para um público segmentado e com forma escrita, assim como imagens, estrategicamente criadas para impactar o usuário.
Elas também ficam posicionadas nas melhores colocações e cada visualização ou clique é contabilizado.
Como fazer mídia paga?
Para investir em mídia paga e aproveitar todo o potencial dessa estratégia de marketing digital, a companhia precisa seguir um passo a passo com as seguintes ações:
Definir seu objetivo
A primeira coisa que a organização deve fazer é definir o objetivo que pretende alcançar com esse tipo de mídia.
Ela pode aumentar o reconhecimento de marca, melhorar o lançamento de produtos, fazer ofertas, criar descontos especiais, aumentar o tráfego e aumentar as vendas.
Um educandário escola precisa de um objetivo claro para tomar decisões que vão direcionar melhor a estratégia. Também deve criar sua persona para identificar o tipo de canal e de anúncio que funciona melhor para transmitir a mensagem.
Selecionar os canais
Ao selecionar um canal de mídia paga, é muito importante saber qual plataforma oferece o melhor retorno sobre os investimentos, analisando os concorrentes para saber quais termos estão sendo usados por eles para anunciar.
Outra coisa muito importante é fazer uma lista de palavras-chave relevantes para o público, considerando principalmente os termos relacionados ao negócio e suas ofertas, considerando o preço e a concorrência.
Escolher uma plataforma
Outra coisa muito importante é escolher uma plataforma para anunciar, visto que as ferramentas de mídia paga permitem selecionar diferentes critérios.
Por exemplo, é possível segmentar o público, definir um orçamento, inserir textos, trabalhar com vídeos e imagens, entre outras possibilidades.
Criar anúncios
Depois que o trabalho inicial foi concluído e os dados foram coletados e devidamente analisados, é um momento de partir para a execução.
Isso envolve o estágio de compra de mídia como anunciante, e devido aos avanços tecnológicos na área da publicidade, não é necessário realizar contato com o vendedor de mídia ou inventário de anúncios para ajustar ou renegociar eventuais taxas.
As clínicas especializadas em recuperação vão fazer tudo de maneira digital, mas é interessante contar com a ajuda de um profissional para não começar investindo uma grande quantia nesse tipo de mídia.
Isso porque os resultados dependem mais da segmentação e da qualidade do anúncio do que do valor investido, e se a campanha não for boa o suficiente, a marca acaba jogando dinheiro fora.
Vantagens de trabalhar com a mídia paga
Investir em mídia paga traz muitas vantagens para as empresas, e uma delas é o fato de que os resultados são muito mais rápidos.
São campanhas que trazem retornos instantâneos, diferentemente do que acontece com a mídia orgânica. Isso significa que a companhia pode obter retorno em poucas horas, assim que a campanha entra no ar.
Por meio da mídia paga, quando alguém pesquisa sobre um assunto no Google, os buscadores posicionam o link entre os primeiros resultados, e quanto maior for o alcance, maior será a chance de venda.
Uma clínica especializada em tratamentos de cicatrizes precisa se lembrar de que os bons resultados refletem diretamente no plano de ação desenvolvido por ela.
Quando o usuário pesquisa sobre determinado assunto e um anúncio aparece logo na primeira página, transmite mais confiança, e por isso as chances de vendas são muito maiores.
Outra vantagem é que esse tipo de investimento é mais flexível, mesmo assim, quando se fala em mídia paga, muitos pensam que se trata de uma modalidade muito cara porque não sabem como realmente funciona.
O fato é que na hora de criar os anúncios, não existe uma resposta concreta, visto que cada campanha tem suas particularidades e objetivos. O ideal é fazer alguns testes, mas sem inserir valores altos.
Por exemplo, no caso de um centro de internação veterinária, o ideal é fazer alguns testes, sem inserir um valor alto e investir o mínimo possível aos poucos para identificar como é o retorno.
É preciso lembrar que esse investimento pode aumentar de acordo com os resultados, e quanto mais investido, maior será o alcance.
Outro benefício inquestionável é a segmentação do público-alvo, pois a partir disso fica mais fácil direcionar as campanhas e segmentar o anúncio para obter resultados vantajosos.
A mídia paga oferece estratégias que ajudam no impulsionamento dos resultados, fazendo com que a mensagem chegue até a pessoa certa e no momento mais adequado. Consequentemente, a marca gera leads qualificados.
Muitas empresas também investem em mídia paga porque é muito fácil mensurar os resultados obtidos, mesmo assim, é um tipo de estratégia que requer calma e persistência.
Embora seja um canal que apresenta resultados rapidamente, precisa ser muito bem distribuído, e ao criar um anúncio, a organização precisa pensar em um bom plano e no retorno que ele é capaz de gerar para a organização.
Quando um centro de tratamentos veterinários determina o tempo da campanha, também precisa garantir boas conversões durante o período em que ela fica exposta.
Isso reforça ainda mais a importância de produzir conteúdos que tragam leads qualificados, mas é a partir da precisão dos resultados que a organização vai definir se interrompe a estratégia ou investe mais, com base no desempenho observado.
Mídia paga: por que investir?
Em vista de todas as vantagens que a mídia paga pode trazer para os negócios, não é difícil imaginar por que uma empresa deve investir nesse tipo de estratégia.
Em primeiro lugar, ela é ótima para que uma clínica que oferece cuidados domiciliares para idosos possa criar oportunidades para se promover, além do público que já conquistou.
Trata-se de um esforço para adquirir um espaço que crie e a chance de atingir novos mercados e aumentar a base de consumidores.
Fazer investimentos em mídia fica mais fácil ao longo do tempo, mas a corporação precisa testar e aprovar canais e estratégias para ganhar experiência e tornar a tarefa algo natural.
Como falado anteriormente, as estratégias orgânicas estão em alta e são muito importantes para a organização, mas parte do orçamento precisa ser destinado às mídias pagas para garantir sua continuidade e o crescimento de longo prazo.
Para o consumidor que está procurando um produto ou serviço, como escolas de atores, é uma forma de encontrar rapidamente aquilo que precisa, portanto, é uma ação que também melhora a experiência do potencial cliente.
Considerações finais
As mídias pagas são estratégias que fazem parte dos principais canais digitais presentes na internet, como no caso das redes sociais e dos buscadores e isso já explica a importância de trabalhar com elas.
Por meio de uma estratégia assertiva e de um bom investimento, o negócio consegue se destacar, ser encontrado pelas pessoas certas e no momento mais adequado, sem gastar uma fortuna como faria nos canais digitais.
É um tipo de ação que pode ser trabalhada por qualquer negócio, desde uma grande multinacional até uma pequena loja, e todos têm chances de sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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