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Franquia de perfumaria vegana e cruelty free pretende faturar mais de R$ 176 milhões em 2023

Com mais de 500 unidades ativas pelo Brasil, Touti aposta nos três formatos de franquias com investimento inicial a partir de R$ 12 mil e linha de produtos a partir de R$ 49,90

Divulgação

Considerado como um dos maiores mercados do mundo, o segmento de beleza ocupa o 2º lugar no Brasil entre os países que mais lançam produtos na área, e está na 4ª posição entre os países que mais consomem produtos de beleza, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

 

Fragrâncias, produtos masculinos, desodorantes, cuidados com o cabelo, produtos infantis, proteção solar, maquiagem, produtos para o banho, depilatório e para a pele se destacam entre os produtos de higiene pessoal e cosméticos mais consumidos no Brasil, de acordo com dados da plataforma Statista, que alcançou ainda R$ 124,5 bilhões em 2021 e deve ultrapassar a casa dos R$ 130 bilhões em 2026.

 

Quem comemora esse cenário é a franquia Touti – especializada na comercialização de perfumes, linha capilar e corporal com alto desempenho e ótima relação custo-benefício. Somente de 2021 para 2022 a marca cresceu 82%, saindo de cinco unidades próprias para 45 operações ativas. Além do crescimento exponencial no número de unidades franqueadas presentes hoje em todos os estados brasileiros.

 

Marca pernambucana

 

A Touti nasceu em 2014, pelas mãos do empresário Diogo Costa, 40 anos, na cidade de Recife (PE). Pouco tempo depois se mudou para a cidade ao lado, Jaboatão dos Guararapes, onde hoje está localizada a matriz, fábrica e o seu primeiro centro de distribuição.

 

Diogo possui anos de experiência no mercado de bens de consumo e decidiu formatar um negócio com produtos desenvolvidos para o mercado brasileiro, com alta qualidade e excelente custo-benefício na área da beleza. “Assumir riscos, liderar e ter foco em resultados sempre foram premissas importantes na companhia. Habilidades que tento repassar diante da experiência adquirida no empreendedorismo”, diz o CEO e fundador da Touti, Diogo Costa.

 

O nome Touti foi inspirado em Dame Touti, uma egípcia que, há três mil anos, é registrada como a primeira diva, que produziu seus próprios cosméticos e inspirou pessoas ao redor do mundo. O perfume também esteve no centro da estética e da terapia no Egito antigo. Inspirada na beleza de Paris, a Touti foi criada para dar mais confiança a homens e mulheres.

 

“A empresa nasceu e se desenvolveu em um momento desafiador para a economia brasileira, onde muitas empresas sólidas reduziram seu tamanho ou simplesmente deixaram de existir. Diante do know-how da Touti com as unidades próprias, com o modelo testado e validado para públicos e regiões diferentes e o elevado nível de aceitação dos consumidores, decidimos acelerar ainda mais a expansão da marca e, para isso, optamos pelo modelo de franquia. Em 2019 resolvemos focar nesse desenvolvimento tanto de produtos e na formação de parceiros comerciais como franqueados”, acrescenta o CEO.

 

Atualmente, a rede conta com quatro linhas com mais de 70 tipos de perfumes: Vip (perfumes que expressam glamour e exclusividade); Lux (perfumaria de nicho com ingredientes raros e refinados); Fit (indicada para o público que busca fragrâncias refrescantes); e Spa (combinação de óleos essenciais que proporcionam a sensação de bem-estar caracterizado pela aromaterapia). Os perfumes são de fabricação própria com tecnologia importada, desenvolvida para o clima brasileiro e com o poder da alta fixação.

 

Modelo de franquia

 

Em 2019 a Touti entrou para o mercado de franchising com três formatos de negócios:

 

       Quiosque Smart: modelo de apenas 1m2 ideal para ser instalado em supermercados, galerias, shoppings, estações de metrô, entre outros locais de fluxo intenso de pessoas. Esse modelo solicita investimento inicial de R$ 12 mil (incluso taxa de franquia de R$ 5 mil + R$ 2 mil de capital de giro e R$ 5 mil de taxa de estoque). O franqueado paga uma taxa mensal de aluguel do quiosque para franqueadora e receberá o kit enxoval de inauguração composto por capa, tester e 10 mil fitas olfativas. O faturamento bruto médio mensal é em torno de R$ 15 mil, com lucro líquido de 20% e prazo de retorno estimado em cinco meses.

 

       Quiosque Full: modelo de franquia voltado para ser instalado em shopping, com dois tipos de tamanhos 6m2 ou 3m2. Formato solicita investimento inicial a partir de R$ 80 mil (incluso taxa de franquia de R$ 20 mil + investimento com instalação e estoque de R$ 40 mil + R$ 20 mil de capital de giro). O faturamento também é bem atrativo e gira em torno de R$ 50 mil por mês, com lucro líquido mensal de 16% e retorno do investimento de dez meses. Nesse formato o franqueado também pagará o aluguel mensal do quiosque no valor de R$ 1 mil.

 

       Loja: Esse modelo foi criado em 2021 com o intuito de gerar representatividade nos centros comerciais do Brasil e para os shoppings que não aceitam a entrada do quiosque Full. O tamanho da loja varia entre 15m2 e 35m2. O investimento é a partir de R$ 85 mil (incluso taxa de franquia de R$ 25 mil + gastos com a instalação e estoque de R$ 40 mil + capital de giro a partir de R$ 20 mil), com faturamento bruto médio mensal em torno de R$ 30 mil e lucro de 17%, com prazo de retorno estimado entre 12 a 24 meses.

 

Diogo reforça que o diferencial da Touti é o baixo custo de investimento inicial para adesão à franquia, além de ser uma marca que não vende o quiosque, nem o mobiliário para as lojas, o que possibilita diminuir o custo de investimento do interessado, cobrando apenas um aluguel fixo mensal. Além de ser uma marca vegana e cruelty free, sem testes em animais.

 

Perfil do franqueado

 

Para empreender nesse negócio, Diogo conta que é necessário ter perfil comunicativo e facilidade de expressão; ser organizado e acreditar na missão e valores da Touti. Também é importante saber enxergar e aproveitar as oportunidades; disponibilidade para trabalhar em horários alternativos e feriados; habilidades para lidar com conflitos. Não é necessário experiência anterior com o franchising, porém, experiência com vendas de produtos em qualquer segmento é essencial para conduzir a operação.

 

Já o papel do franqueado dentro do negócio é participar pessoalmente dos treinamentos, capacitações, reciclagens e eventos promovidos pela franqueadora; escolha dos funcionários para auxiliar no desenvolvimento das atividades, e garantir a satisfação do cliente, prezando pela excelência no atendimento.

 

Suporte aos franqueados

 

O suporte aos franqueados ocorre 100% online, o que facilita e agiliza a comunicação com o investidor. Para isso, a Touti conta com um sistema de gestão operacional próprio, sem custo ao franqueado, onde o mesmo poderá controlar as vendas, estoque e desempenho da unidade de qualquer lugar.

 

Para apresentação das fragrâncias, a franquia adota um marketing de persuasão para captar os clientes. Essa estratégia se baseia no treinamento dos consultores na qual a técnica de abordagem se resume no contato visual com o cliente que entrega a fita olfativa com o campeão de vendas daquela unidade; apresentar a promoção dos kits; reverter em vendas (abordar, manejar, contornar objeções e ter rapidez).

 

A franqueadora também é responsável pelo suporte de pré e pós inauguração como planejamento de compras e pedidos das mercadorias; supervisão periódica remota ou presencial; capacitação e reciclagem do franqueado e equipe; suporte mercadológico e administrativo, entre outros.

 

Expansão

 

A Touti tem como público-alvo as classes B, C e D, devido o preço acessível dos produtos, a partir de R$ 49,90. Atualmente soma 504 unidades franqueadas espalhadas por todos os estados brasileiros. Inclusive, a Touti é a maior franquia em número de unidades presente na região Nordeste. Além de possuir dois centros de distribuição localizados nas cidades de São Paulo e Recife, com mais de 300 colaboradores, entre unidades próprias, fábrica, logística e administrativo, e mais de 1.500 empregos indiretos.

 

Para 2023 a marca projeta alcançar 700 unidades ativas, sendo que somente neste primeiro semestre está previsto a inauguração de 56 unidades já comercializadas, além de alcançar faturamento estimado em R$ 176,4 milhões. Cidades com comércio popular ativo, bem como cidades âncoras que servem como base para cidades menores vizinhas estão no radar da Touti para expansão dos negócios a nível Brasil.

 

“Na pandemia, os brasileiros começaram a olhar mais para si e o autocuidado ganhou espaço no dia a dia das pessoas. Diante disso, aperfeiçoamos o setor de qualidade da Touti, garantindo melhores resultados na ponta, bem como adquirimos tecnologias para fábrica e aumento dos itens do portfólio”, finaliza o fundador e CEO da Touti, Diogo Costa.

 

 

Sobre a Touti

A Touti nasceu em 2014 em Pernambuco, e se inspira na beleza de Paris para criar sua linha de perfumes, capilar e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-benefício. A marca é cruelty free e está em franca expansão com mais de 500 unidades no Brasil, tendo seu número dobrado mesmo durante a pandemia, figurando entre as microfranquias que mais cresceram. Há três modelos de negócio: quiosque smart, quiosque full e loja com investimento inicial a partir de R$ 12 mil e prazo de retorno estimado entre 5 a 24 meses. https://touticosmetics.com.br/

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