Franquia de perfumaria vegana e cruelty free pretende faturar mais de R$ 176 milhões em 2023
Com mais de 500 unidades ativas pelo Brasil, Touti
aposta nos três formatos de franquias com investimento inicial a partir de R$
12 mil e linha de produtos a partir de R$ 49,90
Considerado como um dos maiores mercados do mundo, o
segmento de beleza ocupa o 2º lugar no Brasil entre os países que mais lançam
produtos na área, e está na 4ª posição entre os países que mais consomem
produtos de beleza, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de
Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Fragrâncias, produtos masculinos, desodorantes,
cuidados com o cabelo, produtos infantis, proteção solar, maquiagem, produtos
para o banho, depilatório e para a pele se destacam entre os produtos de
higiene pessoal e cosméticos mais consumidos no Brasil, de acordo com dados da
plataforma Statista, que alcançou ainda R$ 124,5 bilhões em 2021 e deve
ultrapassar a casa dos R$ 130 bilhões em 2026.
Quem comemora esse cenário é a franquia Touti –
especializada na comercialização de perfumes, linha capilar e corporal com alto
desempenho e ótima relação custo-benefício. Somente de 2021 para 2022 a marca
cresceu 82%, saindo de cinco unidades próprias para 45 operações ativas. Além
do crescimento exponencial no número de unidades franqueadas presentes hoje em
todos os estados brasileiros.
Marca pernambucana
A Touti nasceu em 2014, pelas mãos do empresário Diogo
Costa, 40 anos, na cidade de Recife (PE). Pouco tempo depois se mudou para a
cidade ao lado, Jaboatão dos Guararapes, onde hoje está localizada a matriz,
fábrica e o seu primeiro centro de distribuição.
Diogo possui anos de experiência no mercado de bens de
consumo e decidiu formatar um negócio com produtos desenvolvidos para o
mercado brasileiro, com alta qualidade e excelente custo-benefício na área da
beleza. “Assumir riscos, liderar e ter foco em resultados sempre foram
premissas importantes na companhia. Habilidades que tento repassar diante da
experiência adquirida no empreendedorismo”, diz o CEO e fundador da Touti,
Diogo Costa.
O nome Touti foi inspirado em Dame Touti, uma egípcia
que, há três mil anos, é registrada como a primeira diva, que produziu seus
próprios cosméticos e inspirou pessoas ao redor do mundo. O perfume também
esteve no centro da estética e da terapia no Egito antigo. Inspirada na beleza
de Paris, a Touti foi criada para dar mais confiança a homens e mulheres.
“A empresa nasceu e se desenvolveu em um momento
desafiador para a economia brasileira, onde muitas empresas sólidas reduziram
seu tamanho ou simplesmente deixaram de existir. Diante do know-how da Touti
com as unidades próprias, com o modelo testado e validado para públicos e
regiões diferentes e o elevado nível de aceitação dos consumidores, decidimos
acelerar ainda mais a expansão da marca e, para isso, optamos pelo modelo de
franquia. Em 2019 resolvemos focar nesse desenvolvimento tanto de produtos e na
formação de parceiros comerciais como franqueados”, acrescenta o CEO.
Atualmente, a rede conta com quatro linhas com mais de
70 tipos de perfumes: Vip (perfumes que expressam glamour e exclusividade); Lux (perfumaria de nicho com ingredientes raros e
refinados); Fit (indicada para o público que busca fragrâncias refrescantes); e
Spa (combinação de óleos essenciais que proporcionam a sensação de bem-estar
caracterizado pela aromaterapia). Os perfumes são de fabricação própria com
tecnologia importada, desenvolvida para o clima brasileiro e com o poder da
alta fixação.
Modelo de franquia
Em 2019 a Touti entrou para o mercado de franchising
com três formatos de negócios:
● Quiosque Smart: modelo de apenas 1m2
ideal para ser instalado em supermercados, galerias, shoppings, estações de
metrô, entre outros locais de fluxo intenso de pessoas. Esse modelo solicita
investimento inicial de R$ 12 mil (incluso taxa de franquia de R$ 5 mil + R$ 2
mil de capital de giro e R$ 5 mil de taxa de estoque). O franqueado paga uma
taxa mensal de aluguel do quiosque para franqueadora e receberá o kit enxoval
de inauguração composto por capa, tester e
10 mil fitas olfativas. O faturamento bruto médio
mensal é em torno de R$ 15 mil, com lucro líquido de 20% e prazo de retorno
estimado em cinco meses.
● Quiosque Full: modelo de franquia voltado
para ser instalado em shopping, com dois tipos de tamanhos 6m2 ou 3m2.
Formato solicita investimento inicial a partir de R$ 80 mil (incluso taxa de
franquia de R$ 20 mil + investimento com instalação e estoque de R$ 40 mil + R$
20 mil de capital de giro). O faturamento também é bem atrativo e gira em torno
de R$ 50 mil por mês, com lucro líquido mensal de 16% e retorno do investimento
de dez meses. Nesse formato o franqueado também pagará o aluguel mensal do
quiosque no valor de R$ 1 mil.
● Loja: Esse modelo foi criado em 2021 com o
intuito de gerar representatividade nos centros comerciais do Brasil e para os
shoppings que não aceitam a entrada do quiosque Full. O tamanho da loja varia
entre 15m2 e 35m2. O investimento é a partir de R$ 85 mil
(incluso taxa de franquia de R$ 25 mil + gastos com a instalação e estoque de
R$ 40 mil + capital de giro a partir de R$ 20 mil), com faturamento bruto médio
mensal em torno de R$ 30 mil e lucro de 17%, com prazo de retorno estimado
entre 12 a 24 meses.
Diogo reforça que o diferencial da Touti é o baixo
custo de investimento inicial para adesão à franquia, além de ser uma marca que
não vende o quiosque, nem o mobiliário para as lojas, o que possibilita
diminuir o custo de investimento do interessado, cobrando apenas um aluguel
fixo mensal. Além de ser uma marca vegana e cruelty free, sem testes em
animais.
Perfil do franqueado
Para empreender nesse negócio, Diogo conta que é
necessário ter perfil comunicativo e facilidade de expressão; ser organizado e
acreditar na missão e valores da Touti. Também é importante saber enxergar e
aproveitar as oportunidades; disponibilidade para trabalhar em horários
alternativos e feriados; habilidades para lidar com conflitos. Não é necessário
experiência anterior com o franchising, porém, experiência com vendas de
produtos em qualquer segmento é essencial para conduzir a operação.
Já o papel do franqueado dentro do negócio é
participar pessoalmente dos treinamentos, capacitações, reciclagens e eventos
promovidos pela franqueadora; escolha dos funcionários para auxiliar no
desenvolvimento das atividades, e garantir a satisfação do cliente, prezando
pela excelência no atendimento.
Suporte aos franqueados
O suporte aos franqueados ocorre 100% online, o que
facilita e agiliza a comunicação com o investidor. Para isso, a Touti conta com
um sistema de gestão operacional próprio, sem custo ao franqueado,
onde o mesmo poderá controlar as vendas, estoque e desempenho da unidade de
qualquer lugar.
Para apresentação das fragrâncias, a franquia adota um
marketing de persuasão para captar os clientes. Essa estratégia se
baseia no treinamento dos consultores na qual a técnica de abordagem se resume
no contato visual com o cliente que entrega a fita olfativa com o campeão de
vendas daquela unidade; apresentar a promoção dos kits; reverter em vendas
(abordar, manejar, contornar objeções e ter rapidez).
A franqueadora também é responsável pelo suporte de
pré e pós inauguração como planejamento de compras e pedidos das mercadorias;
supervisão periódica remota ou presencial; capacitação e reciclagem do
franqueado e equipe; suporte mercadológico e administrativo, entre outros.
Expansão
A Touti tem como público-alvo as classes B, C e D,
devido o preço acessível dos produtos, a partir de R$ 49,90. Atualmente soma
504 unidades franqueadas espalhadas por todos os estados brasileiros.
Inclusive, a Touti é a maior franquia em número de unidades presente na região
Nordeste. Além de possuir dois centros de distribuição localizados nas cidades
de São Paulo e Recife, com mais de 300 colaboradores, entre unidades próprias,
fábrica, logística e administrativo, e mais de 1.500 empregos indiretos.
Para 2023 a marca projeta alcançar 700 unidades
ativas, sendo que somente neste primeiro semestre está previsto a inauguração
de 56 unidades já comercializadas, além de alcançar faturamento estimado em R$
176,4 milhões. Cidades com comércio popular ativo, bem como cidades
âncoras que servem como base para cidades menores vizinhas estão no radar da
Touti para expansão dos negócios a nível Brasil.
“Na pandemia, os brasileiros começaram a olhar mais
para si e o autocuidado ganhou espaço no dia a dia das pessoas. Diante disso,
aperfeiçoamos o setor de qualidade da Touti, garantindo melhores resultados na
ponta, bem como adquirimos tecnologias para fábrica e aumento dos itens do
portfólio”, finaliza o fundador e CEO da Touti, Diogo Costa.
Sobre a Touti
A Touti nasceu em 2014 em Pernambuco, e se inspira na beleza de Paris para criar sua linha de perfumes, capilar e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-benefício. A marca é cruelty free e está em franca expansão com mais de 500 unidades no Brasil, tendo seu número dobrado mesmo durante a pandemia, figurando entre as microfranquias que mais cresceram. Há três modelos de negócio: quiosque smart, quiosque full e loja com investimento inicial a partir de R$ 12 mil e prazo de retorno estimado entre 5 a 24 meses. https://touticosmetics.com.br/
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