Últimas

10 itens de segurança obrigatórios para se ter no carro

 


Existem itens de segurança obrigatórios para qualquer veículo que, caso não estejam nos carros, podem comprometer a integridade física do condutor ou dos passageiros. Além disso, como são regulamentados pela Lei de Trânsito Brasileira, a ausência deles irá gerar multa e penalidades na carteira de habilitação.

Por isso, assim como quem vai adquirir um veículo usado e deve consultar Renavam pela placa, atentar-se aos itens de segurança obrigatórios é uma forma de garantir tranquilidade total durante a direção do carro. Acompanhe conosco o conteúdo exclusivo que preparamos e saiba mais sobre cada um destes itens. Boa leitura!

Qual a importância dos itens de segurança obrigatórios?

Primeiramente, antes de explicar sobre cada um dos itens de segurança obrigatórios pela lei brasileira, é importante lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 4º país mais letal no trânsito. Isso porque, segundo estimativas, um brasileiro morre no trânsito a cada 12 minutos.

Logo, o uso dos itens de segurança obrigatórios buscam minimizar esses danos, além de garantir a proteção dos motoristas, passageiros e pedestres. A lei determina que todos os itens devem sair de fábrica, a partir de normas rígidas de produção e testes de confiabilidade.

A seguir, relacionamos os itens de segurança obrigatórios para veículos comuns, ou seja, carros de passeio. Acompanhe.

1 | Cintos de segurança

Considerado o principal entre todos os itens de segurança obrigatórios, os cintos têm a função de reduzir o impacto em caso de acidentes. Ou seja, sua função é reduzir o movimento dos ocupantes do veículo, de modo a evitar que haja maiores problemas no caso de batidas ou capotamentos. 

De modo geral, todo carro deve ter o número de cintos igual a todos os ocupantes do veículo, em boas condições e funcionamento adequado. O descumprimento gera multa de R$195,23 e a perda de 5 pontos na carteira, assim como acontece com todos os outros itens de segurança obrigatórios desta lista.

2 | Luzes e farol

Setas, luzes de ré, lanterna de freios e faróis devem funcionar perfeitamente, com todas as lâmpadas corretas e acesas. Dessa forma, os outros veículos conseguem ver seu carro e saber sobre seus próximos movimentos.

3 | Freios são itens de segurança obrigatórios

Outro item de segurança indispensável para um carro rodar são os freios. Afinal, ele é essencial para interromper o movimento do veículo em caso de emergência.

Além disso, nos modelos mais recentes, o sistema ABS antitravamento de rodas passou a ser obrigatório, e por isso tornou-se um item incluso de fábrica.

4 | Encosto de cabeça

Muito mais que oferecer conforto para o motorista e passageiros, o encosto de cabeça da poltrona é um dos itens de segurança obrigatórios em carro, pois é capaz de evitar que a cabeça do ocupante seja jogada para trás em caso de colisão.

Por esse motivo, ele precisa estar em boas condições de uso e não apresentar danos, avarias ou falhas.

5 | Espelhos

Tanto o espelho retrovisor interno quanto os que ficam ao lado das portas dianteiras são itens de segurança obrigatórios que todo veículo deve possuir. Isso porque são eles que permitem que o condutor verifique o que acontece atrás dele, além de auxiliar durante manobras ou o uso da marcha ré.

É importante explicar que eles não podem estar danificados, com adesivos ou com películas que impeçam a visão completa do condutor.

6 | Airbags são itens de segurança obrigatórios desde 2014

Todos os carros fabricados a partir do ano de 2014, devem sair de fábrica com airbags, já que eles se tornaram itens obrigatórios nesta data. Os airbags são bolsas de ar que inflam no caso de colisão, e em conjunto com o cinto de segurança, minimizam o impacto dos ocupantes do veículo em casos de acidente.

7 | Isofix

Desde janeiro de 2020, o sistema Isofix se tornou um dos itens de segurança obrigatórios em todos os carros novos vendidos no Brasil. De modo geral, ele é um equipamento instalado na própria carroceria do carro com o objetivo de ficar a cadeirinha infantil no banco traseiro. Com isso, o bebê tem seu transporte de modo mais efetivo e seguro.

8 | Cinto de 3 pontos e encosto de cabeça no banco traseiro central

Ainda que já tenhamos falado do encosto e do cinto, este item trata de carros novos fabricados a partir de 2018. Para eles, a lei passou a exigir que o banco traseiro central também tenha encosto de cabeça.

Além disso, os cintos deixaram de ser de duas pontas, em alguns casos, e foram padronizados com 3 pontos para todos os ocupantes do veículo.


9 | Controle de estabilidade estará entre os itens obrigatórios a partir de 2024

O prazo para a adoção do controle eletrônico de estabilidade (ESC), previsto para carros novos para vigorar em 2020, teve prorrogação pelo Contran. Dessa forma, a partir de 1º de janeiro de 2024, o item passa a ser obrigatório para carros fabricados no território brasileiro.

Em resumo, ele é um mecanismo que auxilia na segurança do condutor, em casos onde se perde a direção do veículo.

10 | Extintor de incêndio

Por fim, elencamos um item que já foi obrigatório e desde 2015 é de uso facultativo. Mas o motivo pelo qual ele figura nesta lista é que o extintor continua sendo muito importante para casos onde há incêndio, seja do veículo ou de terceiros.

Para seu uso, basta seguir as instruções do rótulo e, principalmente, manter a conferência sobre sua data de validade.



Conclusão

Como explicamos, dentre os itens de segurança obrigatórios, há aqueles que dependem do motorista, indiferente da data de fabricação do carro. Por sua vez, outros se aplicam apenas a automóveis novos.

Em ambos os casos, o importante é manter a manutenção do veículo em dia e, principalmente após qualquer caso de acionamento, uso indevido ou sinistro, fazer uma revisão completa a fim de garantir o uso adequado dos itens. Lembre-se sempre de colocar sua segurança em primeiro lugar, inclusive no trânsito.



Nenhum comentário