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Como a gestão de processos pode ajudar na tomada de decisão estratégica

 

A decisão estratégica de uma empresa se refere às escolhas significativas que afetam na direção geral, no posicionamento competitivo e no sucesso da organização. Por isso, é tão importante pensar nela a partir da gestão de processos. Afinal, ela envolve desde os objetivos e metas até a alocação de recursos, uso de ferramenta BPMS, escolha de mercado-alvo, entre outras.

Além disso, também engloba a seleção de produtos e serviços a serem ofertados, a identificação de oportunidades, contratação de colaboradores e a como a empresa se diferencia dos seus concorrentes.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo que irá abordar como a gestão de processos pode ajudar na tomada de decisão estratégica de uma empresa e de que modo fazê-la de maneira efetiva. Confira conosco e boa leitura!

Decisão estratégica e gestão de processos

Primeiramente, é importante compreender o que é gestão de processos a fim de entender como ela se relaciona à decisão estratégica de uma empresa. De modo geral, um processo é um conjunto de ações e atividades que se relacionam e possuem execução para que se alcance um resultado predefinido.

Logo, é possível afirmar que a gestão de processos trata de uma abordagem que busca identificar, projetar, executar, monitorar e aprimorar as atividades em uma empresa. Dessa forma, a finalidade é de eficiência, eficácia e qualidade nos produtos oferecidos ao consumidor final.

Em resumo, significa que a decisão estratégica e a gestão de processos se interligam quando há conexão entre a demanda do mercado e o produto entregue ao cliente. O que significa que a gestão de cada uma destas etapas é a forma básica de garantir um padrão de qualidade com foco em excelência, redução de custos e melhor aproveitamento de recursos humanos e financeiros.

5 formas da decisão estratégica impactar positivamente na gestão de processos

Ainda que cada empresa possua especificidades e exija que as decisões sejam tomadas a partir de análises individuais, há contextos que são comuns a todo tipo de gestão de processos. A seguir, conheceremos as principais formas como uma decisão estratégica empresarial pode auxiliar na gestão de processos.

1 | Orientando na compreensão dos processos existentes

Através da gestão de processos dentro de uma empresa, é possível que se obtenha uma visão detalhada e clara de todas as etapas de produção. Em outras palavras, isso permite que haja a identificação de gargalos, ineficiências e áreas de melhoria.

A partir disso, a equipe gerencial da instituição conseguirá ter melhor embasamento para uma decisão estratégica que potencialize os pontos positivos e mitigue o que for necessário.

2 | Análise de desempenho para a tomada de decisão estratégica

Toda gestão de processos envolve diretamente o monitoramento contínuo do desempenho das atividades realizadas. Ou seja, isso inclui os indicadores-chaves de desempenho (KPI’s), já que eles fornecem dados objetivos sobre a eficiência e eficácia dos processos.

Por isso, ela é tão importante na tomada de decisão estratégica, de modo a auxiliar na identificação das áreas que precisam de atenção e indicar quais intervenções devem ser feitas em situações que não entregam o resultado esperado.

3 | Visualização de ameaças e oportunidades

Ao compreender os processos organizacionais e avaliar o seu desempenho, a partir do tópico anterior, a empresa consegue apostar na automação de tarefas, otimização de fluxos de trabalho ou implementar novas tecnologias. Assim, é possível afirmar que a gestão de processos permite que a decisão estratégica seja tomada a partir da visualização clara do que pode ameaçar o funcionamento da empresa, como no caso de riscos operacionais ou vulnerabilidades.

Por outro lado, ela também permite identificar as oportunidades de mudança para obter maior produtividade e lucro.

4 | Alinhamento estratégico

Não é possível relacionar a gestão de processos com a tomada de uma decisão estratégica sem considerar o alinhamento contínuo da operação. Isso porque, ao mapear e analisar os processos existentes, a empresa fica apta a decidir com menor margem de erro quais as ações e iniciativas precisam ser feitas para que haja continuidade em cada etapa do trabalho.

Passo práticos para iniciar a gestão de processos em sua empresa

A gestão de processos pode ser utilizada de diferentes formas, sejam elas com o uso ou não de tecnologias avançadas. Contudo, o mais importante é que haja profissionais competentes ou a orientação especializada para a implementação do método no espaço corporativo.

Por isso, elencamos 5 formas práticas de iniciar o uso da gestão de processos para que sua empresa consiga tomar a melhor decisão estratégica para cada etapa da produção. Continue a leitura.

1 | Comece com a análise e planejamento

A primeira fase para usar a gestão de processos na tomada de uma decisão estratégica começa pelo planejamento e análise. Isso porque elas são as formas de checar se há valor agregado ao produto final e os processos estão de acordo com a iniciativa da empresa.

Além disso, é possível identificar as possíveis melhorias e garantir a eliminação de atividades desnecessárias.

2 | Redesenhe o processo atual

O segundo passo depende do anterior, porém consiste em encaixar as mudanças necessárias para que haja aplicabilidade contínua nos processos. Neste ponto, é importante considerar quais etapas podem prejudicar o desenvolvimento total das atividades ou ainda inserir novas tarefas que otimizem toda a produção.

3 | Coloque em prática os processos validados

Após validar um novo desenho das atividades, é preciso colocar em prática a execução dos processos conforme foram definidos anteriormente. Para isso, leve em consideração a consulta a documentos e ao planejamento, a fim de que a decisão estratégica de mudança seja consolidada sem erros.

4 | Uma boa decisão estratégica acompanha os resultados

Após implementar as mudanças, é hora de monitorar para investigar se os processos permanecem atendendo às expectativas iniciais. Então, o ideal é fazer uso de indicadores como tempo, custo, capacidade produtiva e qualidade.

5 | Pense na continuidade das melhorias propostas

Nem todo processo eficiente se torna definitivo. Por isso, sua empresa precisa manter o gerenciamento da melhoria contínua, de modo a readequar processos que se tornem menos eficazes ou obsoletos. Por fim, não se esqueça de inserir os colaboradores na adaptação dos novos processos e na motivação para trazer sugestões e feedbacks.

Conclusão

Toda empresa será capaz de tomar uma decisão estratégica com menor chance de falhas se usar da gestão de processos como ferramenta diária de produção. Sendo assim, faça sempre uma análise holística das atividades e esteja apto a mudar o que considera ineficiente.

Uma empresa pode passar por diversos momentos positivos ou não, mas apenas a capacidade de transformação indicará as maiores oportunidades para o sucesso corporativo.

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