Os desafios para atrair e reter talentos capacitados no mercado de tecnologia
Por Cesar Salema
O processo de transformação
digital não é mais uma novidade para as empresas, que buscam, a todo momento,
soluções disruptivas que contribuam para o fortalecimento dos negócios. Neste
sentido, a adoção de ferramentas como Internet das Coisas (IoT), Inteligência
Artificial (IA), Machine Learning (LA), Data Science e Data Analytics, tem
impulsionado a demanda por especialistas em TI (Tecnologia da Informação) em
diferentes indústrias, conforme apontam os dados da Associação das
Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais
(Brasscom). Para se ter uma ideia, segundo o
relatório divulgado pela entidade, o Brasil deve gerar quase 420 mil vagas no
mercado de tecnologia até 2025.
Este cenário acarreta ainda uma
queda na produtividade das companhias como um todo e sensibiliza a satisfação
dos clientes, resultando em perda de oportunidades de negócios e danos à
credibilidade das organizações. Neste contexto, diferentes setores da economia
também podem ser afetados com tal defasagem.
As instituições financeiras, como bancos, seguradoras e fintechs, por exemplo,
dependem de ferramentas avançadas para serviços bancários online, pagamentos
digitais, segurança cibernética, bem como a análise de dados financeiros. Já na
área da saúde, a tecnologia está cada vez mais em voga a partir da adoção de
plataformas de registros eletrônicos, telemedicina e armazenamento de dados
clínicos, enquanto que no varejo, o crescimento do comércio eletrônico aumentou
a procura por soluções que promovam a melhor experiência ao consumidor e
otimizem as operações logísticas.
O importante papel das empresas de TI para
atração e retenção de talentos
Diante da alta demanda por inovação, os
especialistas em tecnologia devem contar, além do conhecimento técnico, com
skills que revelem a capacidade de aprendizado contínuo, pensamento crítico,
raciocínio lógico, trabalho em equipe e, ainda, inteligência emocional,
requisitos os quais os ajudarão a solucionar os principais desafios do dia a
dia.
Aspectos como especialização acadêmica,
experiência profissional, qualificações, habilidades comunicacionais e de
liderança, também são encargos positivos ao preencher as vagas.
Tendo em vista a carência de profissionais
qualificados no mercado de tecnologia, cabe às empresas do setor manterem-se
atualizadas às principais exigências e adotarem estratégias capazes de atrair e
capacitar potenciais colaboradores.
A realização de parcerias com instituições
de ensino e universidades, por exemplo, podem ser benéficas para apoiar as
empresas neste sentido. Outra alternativa, é estimular que as companhias de
tecnologia ofereçam programas de treinamento ou, até mesmo, subsidiem cursos e certificações para grupos de
estagiários e trainees. Isto não apenas contribui para o desenvolvimento de
habilidades específicas necessárias, como demonstra o compromisso de
impulsionar a carreira desses talentos, fortalecendo a imagem das companhias
como marca empregadora.
Além disso, ampliar o alcance da
contratação, explorando fontes diversas de recrutamento, pode ajudar a atrair
novos colaboradores. A divulgação de oportunidades nas redes sociais, bem como
a participação em eventos relevantes da área também são formas eficientes de
conectar a empresa com talentos promissores e instituições de ensino.
Vale ressaltar que a criação de um ambiente
de trabalho acolhedor é a chave para garantir a satisfação e o engajamento dos
colaboradores. Para isso, é importante contemplar benefícios competitivos,
programas de bem-estar, além da possibilidade de flexibilidade no horário e
modelo de trabalho (híbrido, remoto ou presencial).
Outros pontos como fomentar uma cultura
organizacional inclusiva, contar com uma liderança atuante e que promova
oportunidades de crescimento e um plano de carreira bem estruturado, tornam a
empresa um local atrativo para reter talentos.
Programas para estimular as habilidades do
colaborador
A oferta de treinamentos internos é outra
importante maneira para potencializar o conhecimento das equipes. Isto pode ser
feito por meio de workshops, palestras, cursos, e, até mesmo, sessões de
mentoria conduzidas por profissionais mais experientes da companhia ou
especialistas externos.
Além disso, estabelecer programas que incentivem os colaboradores a buscarem educação contínua é
um bom caminho para fomentar a qualificação profissional, oferecendo benefícios
como reembolso de mensalidades universitárias, acesso a plataformas de
aprendizagem online e incentivos para obtenção de certificações relevantes.
Apostar em iniciativas como estas fortalece
o posicionamento das companhias como marcas empregadoras e evidenciam ao
mercado a responsabilidade e o total preparo das organizações para atender as
novas demandas do setor de tecnologia, agregando mais valor humano,
desenvolvendo e retendo talentos e, consequentemente, garantindo a máxima
qualidade e eficiência na entrega aos clientes.
Cesar Salema é CEO da Provider IT, uma das principais consultorias e provedoras de serviços de TI do país e responsável pelo Provider IT Academy, programa de capacitação para colaboradores.
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