Últimas

Pesquisadoras da Univali têm projeto de inclusão aprovado na Finep

Iniciativa aposta em tecnologias digitais para auxiliar crianças com deficiência

Divulgação 

O projeto “Ateliês de criação colaborativa de tecnologias assistivas digitais: games para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional (Dua-Games)”, proposto por seis pesquisadoras da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foi contemplado num edital da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

 

A Chamada Pública MCTI/FINEP/Ação Transversal - Tecnologia Assistiva teve como objetivo selecionar iniciativas focadas no desenvolvimento científico e tecnológico na área de tecnologia assistiva e estruturar o Sistema Nacional de Laboratórios de Tecnologia Assistiva – SisAssistiva, ligado ao MCTI. Foram 27 projetos aprovados pelo edital, sendo que a Univali foi a primeira colocada na modalidade Laboratórios Gerais e a única universidade, não pública, contemplada em todo o Brasil.

 

Proposta promove a inclusão

 

A aprovação no Edital garantiu R$1.647.135,68 em recursos para o desenvolvimento da proposta, que tem como foco a utilização das tecnologias digitais para a promoção da criatividade e do desenvolvimento e inclusão de crianças com deficiência.

 

A coordenadora do projeto, professora Adriana Gomes Alves, conta que o projeto visa contribuir, na perspectiva do desenho universal e da criação colaborativa, com o desenvolvimento intelectual, cognitivo e sócio emocional de crianças e adolescentes com diagnósticos de autismo e deficiências intelectual, mental e múltipla.

 

“O objetivo é incentivar a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social do público atendido. Inclusive, o projeto prevê a criação de um espaço onde serão ofertadas diversas oficinas de criação de jogos às crianças e adolescentes com deficiência”, adianta a docente.

 

Os recursos adquiridos pela aprovação do edital, segundo a pesquisadora, vão permitir a estruturação da sala com equipamentos modernos, além de oferecer incentivos em bolsas de pesquisa para acadêmicos da graduação, mestrado e doutorado, interessados em ampliar os estudos na área.

 

O projeto será executado em conjunto e terá atividades desenvolvidas por docentes vinculadas aos programas de mestrado nas áreas de educação, psicologia e saúde da Univali. Além da professora Adriana, o grupo de pesquisadoras também é formado pelas docentes Regina Célia Linhares Hostins, Carina Nunes Bossardi, Fabíola Hermes Chesani, Juliana Vieira de Araújo Sandri e Juliana Vieira Almeida Silva.


Mais informações: com a professora Adriana Gomes Alves: adriana.alves@univali.br.

Nenhum comentário