Últimas

Agenda de Matuê 2023 | Confira tudo sobre o trapper cearense!

 

A agenda de Matuê para 2023 comprova o que boa parte do público já sabe: o trapper cearense é um dos músicos da nova geração mais requisitados para shows em todo o país. Afinal, desde o lançamento do single “Anos Luz” e do álbum “Máquina do tempo”, de 2018, ele se tornou um dos nomes mais conhecidos do estilo no Brasil.

Por isso, se você procura ingressos para Matuê e pensa em vê-lo ao vivo na atual turnê, conheça a seguir tudo o que pode esperar do cantor e as principais curiosidades sobre ele. Boa leitura!


Afinal, quem é Matuê?

Antes de conhecer a agenda de Matuê e as principais cidades brasileiras por onde ele percorre com seu novo show,  vamos explicar como surgiu todo esse sucesso. Matuê nasceu na capital do Ceará, Fortaleza, e morou dos 8 aos 11 anos no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Por lá, tornou-se fluente na língua inglesa, e segundo o próprio trapper, foi o aprendizado com a língua americana que o permitiu ter seu primeiro emprego, como professor particular de inglês. A partir disso, foi possível juntar dinheiro para investir na carreira musical.

Apaixonado pelo rap brasileiro e por bandas como Charlie Brown Jr - além das influências da música preta norte-americana, Matuê moldou o seu som com um estilo mais melódico e acessível, a ponto de ganhar um bordão de que suas canções não são trap.

Contudo, para ele, o sucesso de “Anos Luz”, “Kenny G” e a “A morte do autotune” não precisou definir sua música dentro de um único estilo. Isso porque a agenda de Matuê mostrou que o público ama suas canções, independente de qual estilo elas se definem.

Mas o que é ser trapper?

O trap é um subgênero do rap, e se caracteriza por batidas pesadas e lentas, além do uso de sintetizadores. De modo geral, um trapper costuma ter letras que se relacionam ao cotidiano urbano, nas favelas, sexo, dinheiro, poder e drogas.

Em resumo, não há uma estrutura definida para que um trapper siga, o que permite, por exemplo, experimentações das mais variadas. Quem busca a agenda de Matuê para vê-lo ao vivo, irá se deparar com o que ele define como “melodias psicodélicas”.

Uma barreira quebrada pelo sucesso, que impactou diretamente no número de shows na agenda de Matuê, se refere ao fato que suas canções atingiram 23,7 milhões de ouvintes em apenas 7 dias. Em outras palavras, o trapper superou recordes semanais no Spotify que, antes, pertenciam a Anitta e Lady Gaga.

Agenda de Matuê: como veio o sucesso do trapper?

Em agosto de 2022, Matuê atingiu o recorde de 100 milhões de reproduções nas plataformas digitais, a partir da contagem de todos seus lançamentos. Ou seja, ele se tornou o primeiro nome do estilo a ter 17 músicas, ao mesmo tempo, que ultrapassaram essa marca incrível.

O sucesso foi tanto que a agenda de Matuê aterrissou naquele ano no festival de música independente Lollapalooza, em São Paulo. Além disso, quando lançou o álbum “Máquina do tempo”, o trapper cearense teve a melhor semana de estreia de um disco na história brasileira do Spotify.

Afinal, todas as 7 faixas do disco emplacaram na lista das 15 mais tocadas da plataforma de streaming no Brasil, no mesmo dia.

Sucesso das canções de Matuê

O rapper cearense teve a melhor semana de estreia de um disco na história do Spotify no país. "Máquina do tempo" saiu em 10 de setembro e emplacou todas as sete faixas entre as 15 mais tocadas no Spotify no Brasil no dia, um feito inédito.

As faixas cheias de psicodelia, sexo e efeitos de voz furaram a bolha dos fãs de trap. O subgênero do rap, de batidas arrastadas e graves, é popular há vários anos nos EUA e cresce no Brasil.

Também merece destaque que o som de Matuê está presente na playlist de outros artistas, como o astro do forró João Gomes e de vários jogadores de futebol.

Carreira de Matuê: lançamentos

Até o momento, “Máquina do tempo” é o único álbum completo a figurar na agenda de Matuê. Porém, o trapper lançou singles de sucesso como “Vampiro”, “Flow espacial” e “Conexões de máfia”.

Enquanto isso, o artista acumula mais de 655 mil seguidores no Instagram, ficando atrás apenas de Hungria e Xamã. No microblog Twitter, Matuê possui 2,7 milhões de pessoas que os seguem e acompanham seus lançamentos musicais.

Desde 2020, quando assinou contrato com a Sony Music, sua carreira continua em constante ascensão e há a expectativa dos fãs de que a agenda de Matuê fique cada vez mais robusta. Isso porque, de acordo com informações do próprio cantor, há um novo álbum programado para sair na segunda metade de 2023.

Próximos shows da agenda de Matuê

A agenda de Matuê continua cheia, seja em apresentação solo ou ao lado de outros músicos do rap, funk e trap brasileiros. A seguir, relacionamos os principais shows que devem acontecer nos próximos meses.

21 de Julho | Matuê e Ana Castela - Fortaleza (Ceará);

22 de Julho | Matuê no Classic Hall - Olinda (Pernambuco);

11 de Agosto | Matuê no Festival King Size - Camboriú (Santa Catarina);

26 de Agosto | Matuê no Festival Tropical Delia - Londrina (Paraná);

2 de Setembro | Show no Festival Conecta - Divinópolis (Minas Gerais);

3 de Setembro | Apresentação no Festival The Town - São Paulo (São Paulo);

13 de Outubro | Show solo no Festival Mada - Natal (Rio Grande do Norte);

14 de Outubro | Matuê no Perigos da Noite/ Trap Serra Festival - Rio de Janeiro (RJ);

27 de Outubro | Show no Festival Beat Fest - Belém (Pará). 

E você, conta pra gente, qual dos shows da agenda de Matuê estão no seu radar para vê-lo ao vivo?



Nenhum comentário