Colégio Santa Marcelina São Paulo desenvolve experiência imersiva para intensificar processo de aprendizagem de língua inglesa
- Iniciativa utiliza metodologias ativas como Gamificação, Aprendizagem
Baseada em Problemas e Rotação por Estações
- Projeto denominado “Magic Night” contou com a participação de
aproximadamente 300 estudantes da unidade em suas duas primeiras edições
São Paulo, Julho de 2023 – Com o propósito
de contribuir para o processo de ampliação das experiências bilíngues, o Colégio Santa Marcelina São Paulo desenvolveu um projeto interativo que integra elementos de
entretenimento, tecnologia e inglês, vinculado a um evento ambientado e com
experiências imersivas e tecnológicas. A iniciativa, denominada “Magic Night”,
contou com a participação ativa de, aproximadamente, 300 estudantes em cada uma
das duas edições realizadas em abril e junho deste ano.
O principal objetivo do projeto é
proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades
linguísticas, utilizando seus conhecimentos de forma prática e imersiva. Por
meio dos temas abordados nos programas, os estudantes praticam fluência,
compreensão cultural, pronúncia e ampliação de vocabulário. Para isto, o Magic
Night emprega diversas metodologias ativas, como Gamificação, Aprendizagem
Baseada em Problemas (ABP) e Rotação por Estações, utilizando aprendizagem
criativa na prototipação de soluções.
O processo de desenvolvimento do projeto
De acordo com a vice-diretora pedagógica do Colégio Santa Marcelina,
Cinthya Moscopf, o planejamento de cada atividade foi realizado pelos próprios
estudantes da instituição. “A criação teve como principal motivação a ideia de
um dia dedicado a jogos, interação e construção de vínculos com o inglês, a fim
de proporcionar aos estudantes uma experiência real de uso da língua, para que
pudessem colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o processo de
aprendizagem”, explica.
Para os estudantes do Ensino Médio o tema escolhido foi “Medieval” em
consonância com as disciplinas de história, inglês e literatura que abordam
esse período. Já para os estudantes do Ensino Fundamental, a temática utilizada
foi “Super Heroes”, levando em consideração os desafios emocionais típicos da
adolescência, abordando as relações de amizade e o desenvolvimento de
habilidades sociais, enfatizando, sobretudo, o potencial e o “superpoder” de
cada estudante.
“Além do empenho e motivação dos estudantes, o projeto exigiu, ainda, um
planejamento minucioso, organização e colaboração das equipes de comunicação,
tecnologia e arte. Desde a escolha da alimentação, servida aos estudantes em
uma refeição que se assemelhou a um banquete medieval, até as oficinas
aderentes às temáticas, cada detalhe foi cuidadosamente pensado”, sintetiza
Cinthya.
O impacto do projeto para o desenvolvimento dos estudantes
A imersão e interatividade proporcionadas durante as atividades
aumentaram a motivação e o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem,
segundo a vice-diretora.
Ela reitera que durante a iniciativa é incentivado a aprendizagem ativa,
instigando, a todo momento, os estudantes a participarem ativamente e tomarem
decisões durante a experiência. “Este tipo de atividade estimula o pensamento
crítico, a resolução de problemas e as práticas da língua. Os estudantes também
recebem feedback imediato e personalizado com base em suas interações e
desempenho durante a experiência”, afirma.
Os desafios na organização da noite imersiva
De acordo com Cinthya, ao desenvolver iniciativas inovadoras, os
desafios residem na gestão de tempo e na mobilização de toda a equipe. No
entanto, nas edições do projeto, esta questão foi bem sucedida. “Ver os
próprios estudantes engajados na montagem, no uso da língua inglesa e na
caracterização das fantasias foi uma grande satisfação. O Magic Night contou
com uma equipe ampla, incluindo coordenação, tecnologia educacional,
comunicação, arte, operações, inspetoria e limpeza”, finaliza.
O Colégio Santa Marcelina São Paulo tem investido em ações que valorizam
a experiência do estudante em todas as faixas etárias, buscando alinhar a
tradição de gerações à inovação presente em uma proposta educacional
disruptiva, alinhada às principais tendências educacionais. Além do Magic
Night, outras iniciativas como o Santa Chef e o projeto Entre Séries (Fundamental e Ensino
Médio), que aborda o desperdício alimentar, têm
sido desenvolvidas na instituição.
Sobre
o colégio Santa Marcelina
O Instituto Internacional das Irmãs de Santa
Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de
Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à
assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da
instituição de colégios, hospitais e obras sociais.
Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.
Nenhum comentário