Fórum Comercial do HotéisRIO traz pauta de eventos em prol do turismo para agenda do Rio
O Rio de Janeiro está se consolidando como sede de
uma movimentada agenda de eventos, que dinamizam a economia da cidade. Nesta
quarta-feira, dia 26, O HotéisRIO realizou a quarta reunião de seu Fórum
Comercial em 2023, no Riale Brisa Barra Hotel, onde foram apresentados eventos
do segundo semestre deste ano, como o US Kids Golf Championship e campeonatos
de beach tennis, que estão voltando a ser realizados na cidade.
Para o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, um calendário
de eventos sólido é fundamental para a sustentabilidade do turismo em geral e
para a atividade hoteleira em particular. “Movimentam, além da hotelaria,
comércio, shoppings, bares e restaurantes e elevam a arrecadação de impostos, o
que representa novos investimentos na cidade. Nossa cidade é muito bem
preparada para receber eventos, com uma infraestrutura hoteleira moderna,
associada à hospitalidade do carioca e aos atrativos do Rio, como uma rica
cultura, saborosa gastronomia e uma natureza ímpar”.
De acordo com o presidente do Fórum Comercial do
HotéisRIO, José Domingo Bouzon, é possível observar uma quantidade bastante
interessante de eventos, tanto em 2023 quanto no próximo ano. “A cidade vai
tomando um corpo que não tinha há seis meses e isso é muito importante para o
segmento turístico. É essencial que os gestores comerciais da hotelaria tomem
conhecimento desses eventos de forma detalhada para traçar estratégias de
vendas visando atender melhor os clientes. Nossa ideia é trazer uma nova atração
do Rio a cada edição do fórum. Os departamentos comerciais são grandes
embaixadores do turismo da cidade. Eles vendem o destino”, explicou.
Os campeonatos de beach tennis são alguns dos
eventos que trarão bom número de visitantes ao Rio. O CEO da VIP Esportes e
Life Marketing e Eventos, Alexandre Folhas, apresentou os torneios que serão
realizados na praia de Copacabana, em 2023, no Posto 2 - Pro Beach Tennis - BT
100, de 7 a 10 de setembro, RIO Pro Beach Tennis - BT 400, de 18 a 22 de
outubro e a Copa do Mundo de Beach Tennis, de 4 a 10 de dezembro. “São
campeonatos internacionais, que movimentam até 1,5 mil pessoas por edição. Em
geral 80% dos participantes vêm de fora do Rio e precisam de hospedagem,
alimentação e transporte, entre outros serviços”, afirmou Folhas.
Outro evento importante é o “US Kids Golf
Championship”, que reúne crianças e adolescentes praticantes do golfe e que
será realizado em novembro no Campo Olímpico de Golfe, na Barra. Foi
apresentado pelo vice-presidente do Campo Olímpico de Golfe, Ricardo Corrêa, e
pelo embaixador do Campo Olímpico e coordenador da Escola de Golfe, que
revelaram os números do torneio - 120 jogadores de 10 países. “Como precisam de
acompanhantes, por conta da idade, os atletas geralmente vêm com as famílias, o
que exige ainda mais unidades de hospedagem”, disse Corrêa. “O ‘Fórum
Internacional Agro Sustentável em 2024’ é outro evento que vai movimentar a
cidade e trará ao Rio profissionais e personalidades do setor de diversos
países. Nossa expectativa com esse evento é receber 600 mil pessoas”.
Mas as novidades não param aí: o Campo Olímpico de
Golfe se transformará em um novo complexo de gastronomia, esporte e lazer na
região, com restaurante internacional, Sunset Bar, espaço para eventos e
trilhas ecológicas, além do campo de 18 buracos. “Queremos que o golfe deixe de
ser visto como um esporte de elite. E que o campo se integre à comunidade, que
pode aproveitar os 1,2 milhão de metros quadrados do local, com direito a
avistar capivaras, jacarés e gaviões, além de apreciar manguezais e vegetação
de restinga”.
O fórum também contou com a apresentação do
Programa Nômades Digitais, da Prefeitura do Rio, que teve suas atualizações
reveladas pelo gerente de Projetos, Fomento e Inovação da Setur Rio, Sebastian
Saavedra. “Esse é um segmento no qual devemos apostar. Hoje são 35 milhões no
mundo todo, mas a expectativa é que cheguem a 1 bilhão de pessoas em 2035”. Ele
ressaltou que no Rio já são 4 mil pessoas, em média, vivendo como nômades
digitais. “É um público que precisa de serviços diferenciados, compatíveis com
longas estadias, como lavanderia, courriers, coworking e serviços de visto. O
Rio é uma cidade aberta, livre, que permite que se usufrua de experiências e,
ao mesmo, tempo estar na ponta da tecnologia para se conectar ao mundo”.
Saavedra comenta que esse volume ainda é pequeno, mas que o objetivo é atrair
esse público de forma coordenada. “Afinal, eles são fortes usuários da rede
hoteleira - 67% ficam em hotel ou hostel, 65% permanecem de 1 a 3 meses e 14%,
de 3 a 6 meses. Por isso precisamos que as equipes dos hotéis – da recepção às
camareiras, passando pelo departamento comercial – estejam treinados para
recebê-los”.
No final, a coordenadora de eventos do HotéisRIO, Julie Souza, abordou a feira da ABAV que acontecerá no Rio de Janeiro em setembro de 2023 e os eventos “O Rio é de vocês” e “O Rio continua lindo. E perto!, que acontecerão ao longo do ano, sendo a próxima edição na cidade de Belo Horizonte no dia 2 de agosto. As inscrições estão abertas para os hotéis que tiverem interesse em participar.
Nenhum comentário