Inteligência Artificial será propulsor para empresas de todos os portes
*Por Ricardo Ramos, CEO da Precifica
A tecnologia da inteligência artificial (IA), que há
poucas décadas era tema de filmes de ficção, hoje está presente em aplicativos
de entrega, de compras, em sistemas de GPS e é usada como ferramenta de apoio à
gestão em diversas empresas. Em constante evolução, a IA também tem ficado mais
acessível. Está ao alcance de pequenas e médias companhias, tanto quanto das
grandes, e a tendência é que ela se transforme em ferramenta até para
microempreendedores individuais. Será impossível subsistir no mercado sem apoio
dessa incrível ferramenta.
No varejo, por exemplo, é cada vez mais comum a
implantação de soluções de monitoramento e de precificação, que acompanham toda
movimentação da concorrência e ainda sugerem preços e promoções para o negócio ser competitivo. Para
este segmento, as melhores soluções de IA existentes no mercado funcionam
baseadas em modelos de elasticidade-preço da demanda, aprendizagem de máquina
por reforço, entre outros. São ferramentas capazes de analisar dados em tempo
real, 24 horas por dia, para a tomada de decisões de negócio com alta precisão.
Tal capacidade é de extrema importância em um mundo
cada vez mais digitalizado, diferente de algumas décadas atrás, quando um
gestor definia preços e os mantinha por longo tempo. Eram épocas diferentes em
que existiam poucos ou nenhum concorrente nas proximidades e, muitas vezes,
quem tinha preços muito melhores e mais variedade estava tão longe que nãovalia a pena para o consumidor se deslocar. Hoje, com a
tecnologia, uma empresa sediada em São Paulo concorre com outras em qualquer
parte do país.
Assim, competir tornou-se extremamente difícil, porém,
vital para a sobrevivência de qualquer negócio. Como saber os preços da
concorrência sendo que podem haver dezenas ou milhares no ambiente virtual?
Qual preço é mais adequado para aumentar as vendas sem perder rentabilidade?
Tenho estoque suficiente para realizar uma promoção? Imagine resolver isso para
cada um dos milhares de produtos que uma rede de varejo tem em suas prateleiras?
Os algoritmos das soluções de IA empregam modelos
matemáticos na previsão da demanda e no ajuste de preços. Com base nos dados
coletados, adicionando as informações internas da empresa, a tecnologia opera
ativamente no equilíbrio da cobertura do estoque de todos os produtos,
inclusive os sazonais e de reposição contínua.
Em suma, com soluções de monitoramento e precificação
baseadas em IA, é possível monitorar preços no mercado, desenvolver uma
política de precificação dinâmica, limitar o preço máximo e o mínimo, sem
contar que a IA é capaz de aprender com o histórico de vendas e, a partir daí,
refinar suas sugestões para que os gestores tenham as informações mais exatas
possíveis para a tomada de decisões assertivas.
O varejo foi usado apenas como exemplo. A IA pode ser
aplicada em qualquer ramo de negócio. Da mesma forma, na indústria,
possibilita automatizar processos, reduzir custos
operacionais, obter acesso a maiores quantidades de dados e realizar análises
preditivas em tempo real, tomar decisões rápidas e seguras frente às demandas e
tendências de mercado, otimizar o estoque; fazer a precificação com
inteligência para os negócios, entre outras ações que possam consolidar o
posicionamento estratégico da indústria.
Ao contrário do que muitos acreditam, a IA não toma
decisões sozinhas, dispensando a figura do gerente, diretor ou qualquer outro
executivo. Ela apenas faz uma série de tarefas que antes da era digital exigiam
uma grande quantidade de pessoas para executá-las. Manualmente, o processo pode conter erros de
digitação, falta de um ou outro dado, sem contar o tempo despendido para
resposta e a demora para que chegasse.
A IA, então, revela-se como um motor propulsor da
eficiência e do crescimento das empresas de todos os portes, ainda mais agora
que começa a ser “democratizada” pelo avanço tecnológico. Em breve, ela estará
presente até mesmo nas atividades de pequenos empreendedores como os MEIs. Quem resistir à IA terá o mesmo destino de quem resistiu em
substituir a máquina de escrever pelo microcomputador: desaparecerá do mercado.
Sobre a Precifica
Criada em 2013, a Precifica é uma
das maiores empresas brasileiras especializadas em soluções de pricing. Por meio de seus
serviços, traduz o comportamento do mercado em informações precisas, auxiliando
varejistas, OTAs e indústrias a tomarem as melhores decisões
de acordo com a concorrência, o consumidor e a demanda, definindo
assertivamente suas estratégias de pricing. A empresa monitora mais de 1 bilhão de data
points/mês, em mais de 1,2 mil sites, e conta com mais de 1,5 mil usuários em
seis países da América Latina. Para mais informações, acesse: www.precifica.com.br.
Nenhum comentário