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Microinfluenciadores: a nova fronteira do marketing digital


 

Os microinfluenciadores são uma ótima opção para as empresas trabalharem o marketing de influência. Mas antes de aprender um pouco mais sobre eles, é necessário saber o que é esse tipo de marketing.

Também conhecido como Influencer Marketing, o marketing de influência trata-se de uma estratégia que envolve produtores de conteúdo independentes, mas capazes de influenciar o público e possuem uma audiência engajada.

O objetivo de trabalhar com eles é criar uma ligação entre a marca e o público influenciado por esses criadores de conteúdo, de modo a impactar positivamente as estratégias de marketing digital do negócio.

Conquistar novos clientes, gerar valor para a marca, demonstrar confiança, reter os compradores atuais e influenciar a decisão de compra são processos fáceis quando o público confia ou se identifica com determinado influenciador.

Sua audiência é formada por pessoas que confiam nele, e por meio da identificação entre o público e o influenciador, a organização consegue estabelecer uma parceria para divulgar os produtos e serviços.

Devido à relevância dessa estratégia, o artigo vai explicar por que trabalhar com microinfluenciadores, como eles influenciam as pessoas, o que é um microinfluenciador, entre outros assuntos pertinentes ao tema.

Por que trabalhar com microinfluenciadores?

Vale a pena trabalhar com microinfluenciadores porque eles auxiliam a empresa a desenvolver campanhas mais efetivas e direcionadas para o público-alvo.

Tudo é feito de maneira objetiva, agradável e espontânea para pessoas que podem se interessar pelas soluções. As campanhas também possuem um preço mais em conta, principalmente se comparadas aos meios tradicionais.

Uma empresa desentupidora de ralos, por sua vez, terá controle sobre os indicadores e o preço para divulgar por meio desses criadores de conteúdo permite uma margem de negociação maior.

Outra vantagem é que o foco está nas pessoas e não na mídia de divulgação, algo muito importante, considerando que a base para uma boa relação profissional é a confiança.

A comunicação carismática do microinfluenciador ajudará a marca a ter mais proximidade com os clientes. Ao falar sobre os produtos e serviços, vai transmitir suas impressões após utilizá-los, e é exatamente isso que as pessoas querem saber.

A interação com os clientes será muito maior e a marca terá um feedback quase que instantâneo sobre as experiências positivas e negativas em relação ao seu produto.

São informações muito importantes para uma boa gestão de negócio, visto que direciona e indica pontos que devem ser melhorados e aqueles que estão apresentando um bom desempenho.

Como os criadores de conteúdo influenciam as pessoas

Uma pergunta muito comum, tanto por parte das empresas quanto por parte dos próprios usuários, é entender de que modo os criadores de conteúdo influenciam as pessoas.

Eles conseguem persuadir a decisão de compra dos seguidores, assim como faz um totem front light no ponto de vendas estratégico.

Isso acontece porque a opinião desses criadores de conteúdo é considerada importante para sua audiência, e tudo parte do fato de que o ser humano tende a buscar a opinião de outras pessoas antes de concretizar uma compra.

É uma forma de ter mais clareza sobre qualidade, custo-benefício, preço e outras características da mercadoria.

Quando eles observam a opinião de alguém que possui uma boa quantidade de seguidores falando bem de um produto ou serviço, vão basear sua decisão de compra. É justamente por isso que vídeos como reviews fazem tanto sucesso nas plataformas.

Entendendo o que é um microinfluenciador

Esse tipo de influenciador cria conteúdos para ajudar seus seguidores e os que mais se destacam são aqueles que criam materiais autênticos.

Esses criadores possuem entre 10 mil e 50 mil seguidores, sendo uma audiência muito mais engajada e interessada em seus conteúdos do que o que acontece com os influenciadores maiores.

Por não serem pessoas famosas na internet, também são mais acessíveis. Além disso, quando recomendam um produto ou serviço, a ação parece muito mais verdadeira, diferentemente de um influenciador com milhões de seguidores.

Um fabricante de papel de parede para sala pequena investe nessa estratégia porque o microinfluenciador tem taxas de engajamento maior, são mais baratos e possuem um envolvimento maior com os seguidores.

Impactos negativos dos influenciadores digitais

Assim como qualquer outra estratégia de marketing ou vendas, existem alguns pontos que podem ser melhorados, por isso, os influenciadores digitais também têm seus impactos negativos.

Por exemplo, pode ser difícil para uma marca encontrar um influenciador compatível com seu mercado de atuação, ou sua audiência pode não ser grande o suficiente para fazer o investimento valer a pena.

No caso dos microinfluenciadores, o que se nota é que muitos deles não são tão profissionais em suas estratégias de comunicação.

Para reduzir esses impactos, é interessante fazer uma boa pesquisa para encontrar o parceiro ideal. A marca precisa de alguém que tenha uma audiência semelhante à dela, pois só assim os conteúdos serão autênticos e compatíveis com o público.

Além disso, uma empresa de gradil instalado deve se certificar de que o conteúdo criado pelo microinfluenciadores corresponde com sua marca e seus valores.

Impactos positivos dos influenciadores

Por outro lado, também existem muitos impactos positivos em trabalhar com os microinfluenciadores. Entre eles estão:

  • Baixo investimento;

  • Ações mais segmentadas;

  • Comunicação direta e pessoal;

  • Fãs mais próximos;

  • Melhora as taxas de conversão.

Para o conteúdo ser melhor aproveitado, será importante apresentar cada um desses impactos individualmente.

Baixo investimento

Assim como uma celebridade, um mega influenciador pode custar muito dinheiro apenas para elaborar uma pequena postagem. É justamente por isso que eles costumam ser procurados pelas grandes marcas e multinacionais.

Elas têm condições de bancar esse tipo de investimento, algo que não faz parte da realidade dos pequenos negócios. Além disso, não é tão fácil entrar em contato com essas pessoas.

Por outro lado, um microinfluenciador é muito mais acessível, tanto do ponto de vista financeiro quanto para entrar em contato com ele.

Se uma empresa de manutenção de ponte rolante estiver com o orçamento mais folgado, pode contratar mais de um microinfluenciador para com isso alcançar um público maior.

Ações mais segmentadas

Ao contrário do que acontece com a maioria das celebridades, é possível trabalhar nichos de mercado bem específicos ao fazer uma parceria com um microinfluenciador. Isso porque cada um deles também é voltado para um público mais segmentado.

São criadores de conteúdo que possuem um grupo característico e que seguem fielmente suas publicações. Os assuntos abordados por eles estão conforme os interesses das pessoas, facilitando o alcance da marca.

No marketing digital, uma das coisas mais importantes é saber segmentar as estratégias, e com esse tipo de parceria, fica muito mais fácil realizar a segmentação.

Comunicação direta e pessoal

Esses usuários são vistos como pessoas comuns, conseguindo gerar interações pessoais e diretas com os seguidores.

Eles falam a mesma língua de seu público, dessa forma, uma empresa de montagem e instalação de porta de aço também consegue usar tom de voz e linguagem adequados às características de sua audiência.

Mais do que isso, os microinfluenciadores frequentam os mesmos lugares de seus seguidores e conseguem responder suas dúvidas individualmente.

Tudo isso proporciona uma conexão maior com o público e ajuda a entender os pontos fracos das pessoas. O conteúdo criado é muito mais personalizado e autêntico para as necessidades do público.

Fãs mais próximos

Existe um envolvimento muito maior entre os microinfluenciadores e seu público, algo bem diferente do que acontece com os mega influenciadores ou a celebridade. Essa aproximação gera mais engajamento, curtidas e comentários.

Consequentemente, a marca conseguirá se expor melhor nas redes sociais, aumentando consideravelmente a venda dos produtos e serviços.

Melhora as taxas de conversão

Ou seja, se uma empresa de rastreador veicular com bloqueio quiser aumentar suas taxas de conversão, encontrará muitas chances de fazer isso por meio de uma parceria com um microinfluenciador.

A audiência dessas pessoas está realmente interessada no que o criador de conteúdo tem a dizer, independentemente do que seja, visto que ele sempre trabalha em cima de pautas interessantes para o público.

Para se ter uma ideia, de acordo com algumas pesquisas, 82% dos usuários de redes sociais estão dispostos a comprar produtos e serviços indicados por um criador de conteúdo desse porte.

Ao investir em um deles, uma empresa especializada em iluminação corredor pequeno consegue trabalhar uma estratégia financeiramente mais acessível e ainda aumentar as conversões em vendas.

Se a economia é maior e as vendas crescem consideravelmente, significa que o retorno sobre os investimentos (ROI) do negócio é muito positivo.

Considerações finais

O marketing de influência é, portanto, uma estratégia que tem crescido consideravelmente nos últimos anos, e faz parte do planejamento de negócios de vários portes e segmentos.

Para os pequenos negócios, uma das melhores opções é fazer parcerias com os microinfluenciadores, e os resultados são sempre muito positivos.

Esses criadores de conteúdo são mais próximos de sua audiência; por isso, conseguem mais engajamento em suas publicações.

Consequentemente, qualquer marca que fizer uma parceria com eles também terá mais facilidade para alcançar a audiência desejada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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