Para ver lojas “saudáveis”, Solário não cobra taxa de franquia e royalties dos franqueados
Especializada na venda de piscinas de fibra, franquia
entende que essas taxas não precisam ser pagas pelos franqueados, o que diminui
seus gastos de investimento e ainda auxilia a conduzir a operação de forma mais
segura
A taxa de franquia é um dos pontos mais importantes
quando falamos em investir no franchising. Porém, algumas redes de franquias
optam em abrir mão dessa taxa com o objetivo de diminuir o valor do
investimento total, o que também acaba aumentando a confiabilidade da
negociação entre franqueadora e investidor.
A taxa de franquia deve ser paga no momento da
assinatura do contrato e serve para aquisição dos direitos da marca.
Considerada como uma estratégia para acelerar a expansão da marca, algumas
franquias têm deixado de cobrar esse valor como forma de incentivo ao
empreendedorismo, e assim, levar o nome da franquia para várias regiões
brasileiras.
É o que tem feito a franquia Solário Piscinas -
rede com mais de 30 anos no mercado de piscinas de fibra – que para impulsionar
a expansão estabeleceu uma isenção no valor da taxa de franquia e também nos
royalties. Com isso, o investimento tende a ser mais baixo, ou seja, o
franqueado deve arcar apenas com a instalação da unidade e levantar o capital
de giro necessário.
“Conhecemos as dificuldades do varejo e
passamos nosso aprendizado de 30 anos ao nosso franqueado. Isso foi o que
motivou a não cobrarmos nenhuma taxa de franquia
e royalties, para garantir a saúde financeira dos nossos parceiros,
principalmente no início da operação. A rede sabe que todas as taxas, custos e
investimentos de forma transparente são totalmente justos”, explica Felipe
Pirassolo Martinez, diretor executivo da Solário.
O empresário reforça que as únicas
exigências da marca são que o franqueado compre exclusivamente piscinas de fibra
da Solário e caso já tenha uma loja física, adeque seu ponto comercial aos
padrões da marca.
Franquia transparente
A Solário nasceu em 1990 em
São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e é comandada em família, já
passando por duas gerações de empreendimento. Nesses 33 anos de mercado a rede
de franquia passou por várias transformações e em 2017 resolveu dar um novo
passo, expandir por meio do sistema de franquias. Em seis anos de franchising,
passou a abrigar de 10 funcionários a mais de mil pessoas indiretamente.
Atualmente a Solário está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do
Brasil e soma três parques industriais nos estados de São Paulo, Bahia e Goiás.
Neste segundo semestre está previsto a inauguração de mais um parque fabril,
dessa vez no Pará.
“Com isso conseguimos atender toda a
região Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste, e muito em breve o Norte do Brasil,
facilitando a entrega dos nossos produtos para essas regiões e aumentando
assim, a nossa cobertura nacional”, diz o diretor executivo.
Martinez pontua que o fato de a franquia
não cobrar a taxa de franquia e royalties não é desculpa para relaxar na gestão
do negócio. “O franqueado deve ter dedicação à franquia para que os serviços sejam bem
executados e ter sucesso no novo empreendimento. O respaldo da franqueadora
quanto ao suporte permanece com total cuidado, qualidade e com uma equipe
altamente qualificada. Mas é claro, que cabe ao franqueado o sucesso da sua
operação”, enfatiza.
As piscinas da Solário são feitas
utilizando fibra de vidro sintética, resina ortoftálica, resina isoftálica
(barreira química), gel coat (material que dá cor e brilho às piscinas), e reforço
estrutural nas paredes.
Para empreender nesse negócio é necessário
investimento inicial de R$ 107 mil, incluso gastos com reformas e adequação do
ponto comercial, marketing de inauguração, abertura da empresa, além de contar
com duas piscinas em estoque e showroom de em média 6 piscinas, além do capital
de giro.
A marca desenvolveu, com base em sua
experiência no varejo, uma linha de piscinas exclusivas e inovadoras, as quais
são fabricadas respeitando os mais altos padrões de qualidade. Atualmente,
ocupa lugar de destaque e liderança no cenário nacional, por seus diferenciais
de qualidade na fabricação e pós-venda de seus produtos. Entre os
diferenciais estão a borda anti-infiltração; pequena inclinação das paredes,
que consequentemente garantem um aumento na litragem da piscina; garantia de 10
anos na estrutura do casco; paredes lisas sem frisos na lateral; matéria-prima
de qualidade na resina, tornando mais flexível e suportando micro movimentações
do solo, além de filtro de areia.
Sobre a Solário Piscinas
Localizada em São José do Rio Preto (SP), a Solário conta com a tradição de mais de 30 anos de mercado oferecendo um amplo leque de opções e sempre trazendo novidades em piscinas de fibra, spas, sistemas filtrantes e acessórios em geral. Em 2017 a marca entrou para o mercado de franchising e hoje está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil, além de somar três parques industriais em SP, BA e GO, e um em construção no PA. A rede não solicita taxa de franquia e royalties, apenas investimento para instalação e capital de giro no total de R$ 107 mil e prazo de retorno estimado em 18 meses - www.solario.com.br
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