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Corrente de comércio internacional do Setor de HPPC fecha 1º semestre com negociações da ordem de US$ 865,1 milhões, resultado 18,5% maior que o do mesmo período do ano anterior

Apesar da regularidade nas exportações, e a balança comercial do setor superavitária, a ABIHPEC defende que a reforma tributária é essencial para o aumento da competitividade das exportações do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC – divulgou que a corrente de comércio internacional do setor de HPPC fechou o 1º semestre de 2023, tendo realizado negociações da ordem de US 865,1 milhões, representando aumento de 18,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

 

As exportações do setor de HPPC cresceram 16,9% no primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022. O valor do período atingiu a marca de US 445,3 milhões, superando os US 381,0 milhões registrados no primeiro semestre de 2022. De acordo com os dados da entidade, o número corresponde ao melhor resultado das exportações do setor de HPPC para um 1º semestre dos últimos dez anos.

 

Em importações, o saldo total foi de US 419,8 milhões, aumento de 20,3% em comparação ao período de janeiro-junho do ano anterior (US 348,9 milhões). Com isso, a balança comercial do setor, fechou o 1º semestre de 2023 superavitária em US 25,5 milhões.

 

O superávit na balança comercial do setor de HPPC mostra uma importante regularidade nas exportações de produtos do Setor e aponta para um fechamento de ano com saldo positivo. “Seguir contando com políticas de fomento à internacionalização, como a parceria da ApexBrasil e, cada vez mais agilidade de sua parte, nos apoiando em ações focadas em mercados internacionais alvo, fará toda a diferença para alavancarmos as exportações, nesse bom momento da economia brasileira”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.

 

De acordo do Basilio “mesmo com os desafios de competitividade e de acesso aos mercados na América Latina, como na Argentina, avançamos nas exportações, no primeiro semestre de 2023,” comenta o executivo. “No entanto, reforçamos a necessidade do avanço de uma política industrial e de comércio exterior capaz de inserir o Brasil nos padrões do comércio internacional”, ressalta.

 

O porta-voz da ABIHPEC afirma que a Reforma Tributária é fundamental para uma completa desoneração das exportações e redução dos custos que limitam a competitividade dos bens de consumo no mercado externo.

 

Destaques das exportações do Setor de HPPC no primeiro semestre de 2023

 

Principais categorias exportadas no 1º semestre de 2023: crescimento no valor de exportação das categorias que seguem abaixo (valores em US milhões – FOB)

 

Item exportado

Jan-Jun 2022

Jan-Jun 2023

Variação (%)23/22

Sabonetes

US 80,8 milhões

US 96,5 milhões

19,4

Produtos para Cabelos

US 89,4 milhões

US 95,5 milhões

6,8

Desodorantes

US 32,3 milhões

US 45,5 milhões

40,9

 

 

Sobre a ABIHPEC - A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. 

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