Supermercados: Cestas sazonais de Inverno e Junina crescem em 2023, segundo Scanntech
São
Paulo, julho de 2023 – No
inverno as pessoas tendem a sair menos de casa por conta do frio e consumir
menos. Por outro lado, junho é tempo de Festa Junina, de arraiá, forró e muita
comida gostosa. O tempo frio se torna um convite para festejar e consumir
produtos que fazem parte dessa grande festa nesta época do ano.
Segundo o estudo da
Scanntech, a cesta junina que é composta de amendoim, amido de
milho, cachaça, doces industrializados prontos, farinha de trigo, farofa,
grãos, milho para pipoca, mistura de pó para bolos, pão de hot dog, pão de
queijo, pipoca para micro-ondas, vinho, açougue bovino e outros cresceu +3,2%, em relação a junho de 2022.
Já a cesta de inverno
que é composta por vinho, queijo, café em capsulas, chás em sachês, sopas,
hidratantes corporais, cappucino, ducha de chuveiro, garrafas térmicas, mel,
conhaque, café com leite e hidratantes faciais, registrou um crescimento de 3,8%, comparando o
mesmo período de 2023 x 2022. Mas, juninos retrai em unidade,
com maior variação de preços que a cesta de inverno.
Doces industrializados prontos, cachaça e
amido de milho crescem tanto em valor como em unidades. Açougue outros
(espetinhos) e farinha de milho registram queda de preços, enquanto pão de hot
dog e pipoca têm queda de faturamento puxada pela queda nas vendas unitárias.
Dentre as categorias que tiveram a maior
presença no inverno estão: café capsula, café com leite, cappucino e queijo, que
cresceram em valor e principalmente em unidades, resultados que foram
impactados pela queda dos preços desses produtos.
“As cestas sazonais mantiveram a participação
no total das vendas similar ao patamar de 2022. No geral, a cesta junina tem
maior destaque no mês de junho. Ambas as cestas apresentam crescimento na
semana do dia 12 de junho, que coincide com o dia dos namorados, em especial a
de inverno”, explica Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.
Para saber mais sobre o estudo, acesse AQUI.
Sobre
a Scanntech
A Scanntech é uma plataforma de dados granulares e acionáveis, que aumenta a
eficiência do Varejo, orientando por meio de inteligência de mercado decisões
como comparação de preços, ajuste de mix de produtos e criação de ofertas e
promoções de forma ágil e precisa.
Certificada pelo Great Place to Work, com 30 anos de experiência, a Scanntech
conta com mais de 900 colaboradores em mais de cinco países. A plataforma da
companhia possui uma cobertura de mais de 35 mil lojas e 90% de cobertura
censitária, não expandido, do canal alimentar. www.scanntech.com.br
Nenhum comentário