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Crepefy expande negócios para região Sul do Brasil

Com 28 unidades ativas, franquia especializada no modelo europeu do tradicional crepe francês almeja conquistar 20 operações no Sul ainda este ano

 

Formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a região Sul do Brasil tem despontado como uma das regiões mais promissoras do franchising. Essa região apresenta um dos melhores IDHs, além de concentrar importantes polos de desenvolvimento não somente nas capitais, mas também em municípios do interior.

 

Com a economia diversificada e forte, a região atrai a atenção no mercado de franchising. Tanto de empresas que nasceram por lá como também de redes de franquias que fazem planos de expansão pelo Sul.

 

É o caso da franquia Crepefy, marca especializada no modelo europeu de crepe francês, que das 28 unidades ativas pelo Brasil, 12 estão localizadas na região Sul, em municípios como Maringá, São José dos Pinhais e Guarapuava, no Paraná; Florianópolis (SC), e Porto Alegre (RS). A expectativa é abrir ao menos 20 unidades ainda este ano na região.

 

Cidades como Curitiba (PR) e Balneário Camboriú (SC) estão no radar da marca para expansão, por serem cidades que têm “conexão” com a marca e o negócio, fora que o sul do país têm renda per capita atrativa. Para isso, a rede tem apostado em estratégias como marketing digital, parceria com influencer, e blogs para alcançar novos investidores.

 

“A Crepefy busca franqueados em cidades acima de 30 mil habitantes, e para isso já contamos com alguns pontos mapeados em shoppings centers dos grandes centros e também lojas de rua. É o caso do Paraná que vem tendo uma grande aceitação de novos investidores e acreditamos no potencial econômico do estado. Em breve está previsto a inauguração das operações em Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, e Curitiba”, enfatiza André.

 

Cidades empreendedoras

 

De acordo com o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) referente ao período 2022/2023, entre as 10 melhores cidades para empreender no Brasil estão Curitiba (3º lugar); Porto Alegre (5º lugar), e Florianópolis (8º lugar) que completam a lista de municípios do Sul com destaque. A lista é produzida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na qual o relatório abrange os 101 municípios mais populosos do Brasil.

 

Ainda segundo esse relatório, no quesito Ambiente Regulatório, a cidade de Joinville (SC) ocupa a 2ª colocação, atrás de Goiânia (GO), como uma das melhores cidades para empreender com baixas alíquotas de impostos. Florianópolis/SC e São José dos Pinhais/PR também completam a lista em 4º e 10º lugar, respectivamente.

 

Ponta Grossa (PR) se destaca em 4º lugar como cidade que apresenta as “melhores infraestruturas para o desenvolvimento do empreendedorismo”, e Porto Alegre o 8º lugar nesse quesito.

 

Números do franchising no Sul do Brasil

 

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente à pesquisa do 1º trimestre deste ano, com base nas franquias associadas, a região é responsável por abrigar 32.780 unidades franqueadas, sendo 12.991 no Paraná, 10.446, no Rio Grande do Sul, e 9.343 em Santa Catarina. Já, em faturamento, o Sul alcançou mais de R$ 8,875 bilhões durante o período analisado.

 

Microfranquia de alimentação

 

A Crepefy é uma franquia semiautomática que possui gestão simples, onde o franqueado passa pela experiência em todas as etapas do negócio: gestão, atendimento e preparo. Todos os processos são automatizados, e devido a massa já vir pronta diretamente pela franqueadora (os insumos são comprados na região do franqueado), o preparo dura em média de 2 a 3 minutos para ser finalizado.

 

São mais de 30 sabores, entre salgados e doces, inclusive com opções fit e vegetariana. A embalagem da Crepefy dispensa a utilização de pratos e talheres, o que torna ainda mais prático e eficiente o consumo.

 

A franquia conta com dois modelos de negócios: loja de rua e quiosque. Em todas elas é possível trabalhar delivery e também em eventos, que é onde o franqueado leva uma mini loja com estrutura modular para qualquer tipo de evento e serve os crepes como em um restaurante, servidos à vontade, sem causar bagunça, cheiro ou fumaça.

 

Para empreender, é necessário investimento inicial entre R$ 80 mil a R$ 130 mil (conforme o modelo escolhido), já incluso a taxa de franquia, capital de giro e investimento com instalações e equipamentos. O faturamento bruto médio mensal é de R$ 35 mil, com lucro líquido entre 18% e 25% mensal. O retorno do investimento é previsto entre 9 a 18 meses.


“Somos uma marca que nasceu na cidade de São Paulo, e que desde que entramos para o franchising no início deste ano estamos se preparando para expandir para outros estados. A estratégia vem dando certo e aos poucos vamos ganhando o mercado com nossos dois modelos de negócios. O franqueado pode ter perfil de investidor ou estar inteiramente à frente do negócio. O importante é que esse empreendedor tenha o perfil alinhado aos desafios do negócio, como identificação com o segmento; liderança de equipe; ser engajado com os propósitos e pilares da franquia; comunicativo, e gostar do atendimento ao público”, finaliza André Augusto, diretor executivo da Crepefy.

 

Sobre a Crepefy

A Crepefy nasceu em 2022 na cidade de São Paulo, se tornando uma marca especializada no modelo europeu de crepe francês, com uma ampla variedade de crepes doces e salgados com mais de 30 sabores no cardápio. Ela é a única creperia que consegue dar experiência de marca em três momentos de consumo diferentes: balcão (loja física), delivery e eventos corporativos. Em 2023 entrou para o franchising com dois modelos de negócios: loja de rua e quiosque, com investimento inicial a partir de R$ 80 mil, e prazo de retorno entre 9 a 18 meses. https://www.crepefy.com.br/

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