Últimas

Proteja-se contra golpes: Itaú Unibanco compartilha dicas para compras seguras no Dia dos Pais

Em datas comemorativas, consumidores ficam mais expostos a riscos que podem ser evitados
 

São Paulo, julho de 2023 - Com a proximidade do Dia dos Pais, que será comemorado no segundo domingo de agosto, dia 13, é esperado um aumento nas vendas e no número de consumidores circulando em shoppings, lojas físicas e sites de compras online. Nesta época, criminosos também aproveitam para aplicar golpes, utilizando páginas que simulam sites de compras online, promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, além da criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em buscas online e redes sociais. No ambiente físico, as possíveis situações de trocas de cartões ou maquininhas que apresentam simulações de defeitos merecem atenção.

Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco, reforça a importância de os consumidores estarem atentos a essas ameaças, considerando que os criminosos estão cada vez mais aperfeiçoando suas tentativas de golpes. "Os bancos e as empresas financeiras em geral têm se empenhado em aprimorar continuamente seus sistemas de segurança, a fim de evitar golpes e fraudes. No entanto, a atenção dos consumidores é essencial para evitar dores de cabeça desnecessárias, principalmente em datas importantes para o comércio", finaliza o executivo.  

Pensando neste cenário, para auxiliar na proteção do consumidor e prevenir possíveis golpes, o Itaú elaborou as seguintes dicas, tanto para compras online quanto para compras presenciais: 
 

Para compras na internet:

  1. Atenção aos links 

Evite clicar em links de ofertas com descontos exagerados ao receber mensagens por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp. Para se proteger contra golpes, verifique se as informações sobre os preços são verdadeiras. Sempre confira o site oficial da loja, digitando o seu endereço no navegador.

2.   Confira se a página de compra é oficial

Desconfie se o anúncio aceitar somente Pix ou boleto como forma de pagamento. Antes de efetuar um pagamento na internet, verifique na barra do navegador se o endereço exibido corresponde ao site oficial da loja ou da empresa de pagamento.

3.   Atenção com o pagamento

Utilize o cartão virtual para pagar as compras feitas na internet. É mais seguro e mais prático. Caso decida pagar via boleto pelo PIX, sempre confira se o nome do destinatário e o valor correspondem aos da compra realizada.

Para compras presenciais: 

4.   Confirme se o valor está correto

Verifique sempre se o valor está correto antes de digitar a senha. Além disso, não conclua pagamentos em máquinas que apresentem algum “defeito” ou que não mostrem o valor e nunca permita que vejam a senha.  

5.   Confira seu nome no cartão após usá-lo

Passe você mesmo o cartão nas maquininhas e, após fazer o pagamento, é importante também conferir o seu nome no cartão que foi devolvido. 

6. Use a tecnologia a seu favor

Prefira pagar por aproximação ou usar as carteiras digitais. Assim, você não entrega seu cartão para outra pessoa e evita que ele seja trocado.

Dica extra

É importante mencionar que, além das precauções durante o momento da compra, é fundamental estar atento a possíveis abordagens de fraudadores. Alguns deles podem enviar supostos presentes ou brindes em comemoração ao Dia dos Pais e, em seguida, solicitar que você pague alguma taxa de entrega, ou até mesmo que tire eventuais fotos para "confirmar" a entrega. Neste caso, é imprescindível ignorar essas abordagens e jamais realizar qualquer tipo de pagamento, confirmação via selfie (foto) ou fornecer cópia de seus documentos. Essas são táticas comuns usadas por golpistas para obter informações pessoais e confidenciais e depois realizar novas fraudes.
 

Para orientar a população sobre boas práticas de segurança, o Itaú desenvolve materiais de conscientização e disponibiliza um canal com informações sobre prevenção a todos os golpes, que pode ser acessado pelo site oficial. Link.

Nenhum comentário