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Humanize sua marca: como usar Storytelling nessa estratégia


Storytelling é uma estratégia muito útil para humanizar uma marca, e fazer isso é imprescindível para que a empresa consiga criar conexões emocionais com os consumidores e construir relacionamentos profundos e duradouros.

Somente por meio das estratégias de humanização, a organização consegue criar conexão emocional e gerar empatia por parte do público. Isso acontece porque as histórias evocam emoções e geram impactos em comparáveis.


Além disso, as pessoas se lembram melhor de histórias do que de fato os inúmeros, por isso, humanizar a marca usando esse recurso faz com que a empresa se torne memorável e facilmente reconhecida.


O mercado está cada vez mais competitivo, mas a humanização por meio de storytelling consegue diferenciar qualquer negócio. Mas é muito importante criar uma história única e envolvente, capaz de destacar a companhia entre seus concorrentes.


A humanização também é um passo muito importante para construir confiança, pois se trata de uma maneira de mostrar o lado humano do negócio.


Mas além de entender a importância de humanizar a marca, é fundamental saber como o storytelling consegue fazer isso, quais são os benefícios dessa ação, como escolher uma história e como contá-la de maneira eficaz.


Também é importante saber quais são os canais mais adequados para contar histórias sobre a marca e como medir o impacto do storytelling na humanização da empresa.


O papel do storytelling na humanização da marca

O storytelling é um recurso muito poderoso para humanizar uma marca porque consegue criar uma conexão autêntica e emocional com o público.


Ao compartilhar histórias envolventes sobre as pessoas que existem por trás da organização, suas jornadas e desafios, é possível revelar o lado humano da companhia e torná-la mais acessível aos consumidores.


É assim que um fabricante de barra roscada m20 vai transmitir os valores e a missão da companhia de maneira significativa. Como resultado, vai conquistar empatia genuína por parte dos consumidores.


Contar histórias inspiradoras, emocionais ou motivacionais ajuda a engajar o público com mais profundidade, incentiva a interação e faz com que as pessoas se envolvam com o que está sendo contado.


Essa conexão emocional gera um impacto duradouro e cria uma lembrança marcante sobre a empresa. A estratégia vai além de humanizar a marca, pois também ajuda a diferenciá-la em um mercado extremamente competitivo.


Isso porque o storytelling estabelece uma identidade única e uma relação de confiança com as pessoas. Ao longo do tempo, ele vai construir relacionamentos significativos e criar uma identidade autêntica e impactante.


Benefícios de humanizar a marca

Investir em uma estratégia para humanizar a marca pode trazer diversos benefícios para o negócio, e entre os principais estão:

  • Conexão emocional;
  • Construção de confiança;
  • Diferenciação;
  • Engajamento do público.

Humanizar uma marca ajuda a criar conexões emocionais fortes com o público, pois as pessoas tendem a se identificar e se conectar com histórias e personalidades humanas. Com isso, é possível conquistar sua fidelidade.


Uma empresa de portaria virtual deve mostrar seu lado humano por meio de histórias autênticas e transparentes porque isso vai construir confiança.


A necessidade disso se dá pelo fato de que os consumidores são mais propensos a confiar em empresas que se apresentam com sinceridade. Sem falar que a humanização ajuda a se destacar em um mercado saturado.


Se a marca tiver a capacidade de incorporar uma identidade autêntica e cativante, vai conseguir se diferenciar dos concorrentes e se tornar memorável.


Uma boa estratégia de humanização ajuda a atrair e manter a atenção do público, por essa razão, organizações que humanizam suas narrativas e interagem de maneira autêntica com os clientes conquistam um engajamento maior.


Ele pode se manifestar de várias formas, como compartilhamentos nas redes sociais, comentários ou qualquer interação significativa.


Como escolher uma história para contar?

Para escolher o tipo de história que a marca vai contar sobre ela mesma, o primeiro passo é conhecer o público-alvo. A organização deve saber quais são as necessidades, desejos e valores dessas pessoas.


Em seguida, é necessário considerar os valores do negócio, por isso uma clínica veterinária deve levar em conta que sua missão é garantir que a história esteja de acordo com seus princípios, assim, vai transmitir a identidade da marca.


O negócio precisa saber escolher uma narrativa autêntica e que seja realmente relevante. Geralmente, as opções que mais fazem sucesso são histórias que envolvem pessoas por trás da empresa, desafios superados ou experiências únicas.


A história deve ser capaz de gerar uma conexão emocional com a audiência, evocando emoções como empatia, inspiração ou alegria. A narrativa também deve destacar o aspecto humano, como no caso de clientes satisfeitos ou pessoas beneficiadas.


O mais importante é que a organização tenha um propósito claro, que pode ser inspirar as pessoas, educá-las, oferecer entretenimento ou mostrar que a empresa faz a diferença na vida delas de alguma forma.


Tudo isso sendo autêntico e transparente, com um formato que seja condizente com a audiência e o tipo de história que será contada.


Melhores canais para storytelling

Para contar a história da marca, existem alguns canais que são mais eficientes. O primeiro deles é o site institucional e a estratégia pode ser colocada na opção “sobre nós”. Outro canal que também colabora com a estratégia é o blog institucional.


Para divulgar ainda mais esse conteúdo, uma assistencia tecnica para tv pode usar as redes sociais, principalmente porque esses canais são excelentes para estratégias em formato de vídeo.


Qualquer organização que invista em storytelling precisa criar seu canal no YouTube, uma vez que se trata da maior plataforma de streaming da internet. Quando o usuário quer assistir um conteúdo em vídeo, vai direto para o YouTube.


Uma estratégia de e-mail marketing também é muito útil para contar histórias exclusivas para assinantes, por meio de newsletter, narrativas envolventes, atualizações de produtos e histórias de sucesso.


Voltando ao blog institucional, esse canal é muito eficaz para contar histórias longas e detalhadas, pois permite que a organização se aprofunde em tópicos relevantes e crie conteúdo educacional e informativo.


O storytelling também pode ser colocado em prática por meio do podcast, caso esse formato de material seja a preferência do público.

Além de contar sua história, uma empresa de inspeção e recebimento de materiais também pode fazer entrevistas, contar histórias de clientes ou até mesmo entrar em discussões aprofundadas sobre um tema.


Hoje em dia, devido a tecnologias revolucionárias como a realidade virtual e a realidade aumentada, a estratégia de storytelling também pode ser aplicada de maneira imersiva, o que envolve ainda mais a participação e o sentimento do público.


Independentemente do canal que a empresa vai usar, é muito importante que ela seja capaz de adaptar a abordagem ao formato e às características da plataforma.


Uma boa estratégia de storytelling é aquela que ressoa com a audiência e se ajusta ao formato de comunicação.


Como medir seus impactos?

Assim como faz com qualquer outra estratégia de marketing, uma empresa de limpeza de colchão a vapor precisa medir os impactos do storytelling na humanização da marca. Algumas formas de fazer isso são:


Pesquisas de feedback

A companhia pode fazer pesquisas com o público para obter feedback em relação à percepção da marca, depois de implementar uma estratégia de storytelling.


É interessante perguntar sobre a identificação com a empresa, o entendimento dos valores e a lembrança das histórias para obter insights valiosos.


Analisar métricas

Uma empresa especializada em controle de acesso também pode analisar métricas de engajamento, como o aumento no número de compartilhamentos de conteúdo, curtidas, comentários e menções nas redes sociais.


Isso é interessante porque mostra o quão bem as histórias criadas pela empresa estão envolvendo o público-alvo.


Avaliação de marca

A companhia precisa fazer pesquisas de avaliação da marca antes e depois de implementar uma estratégia de storytelling.

Quando a intenção é humanizar o negócio, fazer isso é imprescindível para analisar se houve mudanças na percepção da marca, no nível de confiança do consumidor e na lealdade de quem já é cliente.


Analisar o tráfego do site

Um fornecedor de lanchinhos festa pode usar ferramentas de análise da web para monitorar o tráfego em seu site e identificar se o número de visitas aumentou.


Outra informação interessante é observar se o tempo gasto no site pelos visitantes também é maior e se houve conversões depois que as histórias foram publicadas.


Considerações finais

Humanizar a marca é muito importante porque existe uma concorrência muito grande no mercado, independentemente do setor do negócio.


Uma das melhores estratégias para humanizar a empresa é o storytelling, pois ele envolve a narração de histórias para transmitir informações, mensagens ou valores de maneira envolvente e memorável.


A história é usada para criar um vínculo e transmitir um conceito para as pessoas, podendo ser fictícia ou baseada em fatos.

De qualquer forma, além de humanizar a empresa, essa ação é muito útil para cativar o público, envolver as pessoas emocionalmente e comunicar uma mensagem de maneira eficaz.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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