Últimas

A expansão da Tecnologia: 4 dicas para ingressar no mercado de TI

Especialistas da LG lugar de gente compartilham experiências para quem deseja ingressar na área

Daniella Vasconcellos, Weslei Fernandes e Lauis de Oliveira

 

O Dia do Profissional de TI é celebrado em 19 de outubro. A data enaltece o responsável por múltiplas funções, como suporte técnico, desenvolvimento de soluções, software e otimização de processos por meio de manipulação de dados.

Em comemoração à data trouxemos, histórias inspiradoras de três especialistas de TI da LG lugar de gente, a principal HR Tech do Brasil, em diferentes fases da carreira, que compartilham suas experiências na área e dão preciosas dicas para quem deseja investir em conhecimento e ingressar nesse mercado. Confira!

A história dos nossos colaboradores

Daniella Vasconcellos é Gerente de Inovação e ESG na LG lugar de gente. Ela iniciou sua carreira aos 15 anos no Ministério da Agricultura, em Minas Gerais, época em que cursava o segundo grau técnico. Inicialmente, como programadora desktop, há 19 anos, a gestora teve a primeira oportunidade de conhecer a programação web dentro da HR Tech. Daniella também iniciou uma transição de carreira dentro da companhia, onde assumiu diversas áreas, entre elas a de Gestão de Projetos, o que a levou ao convite para se tornar Gerente de Sustentação de Gestão de Talentos e, 3 anos depois, Gerente de Operações HCM.

Já Lauis de Oliveira, de 32 anos, decidiu trocar a Engenharia Ambiental pela paixão das exatas, e viu na LG lugar de gente a chance de ingressar na tecnologia. Estudante, ele vê neste segundo curso uma escolha mais madura e calma para seguir em uma área que realmente o interessa. Além disso, o portfólio de clientes da LG se mostrou como um excelente local para conhecer o mercado. O estagiário atua no suporte operacional do workflow e tem interesse em desenvolver sua carreira na companhia.

Por sua vez, Weslei Fernandes, Diretor de Tecnologia, está há 31 anos na LG lugar de gente. Formado em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial, o executivo passou pelas funções de programador, supervisor, gerente, até chegar à atual posição.

Dicas para se tornar um especialista de TI

1 – Goste de estudar

Segundo Fernandes, o principal desafio dos profissionais da área é o de continuar se atualizando sobre as novidades que surgem diariamente. “O segredo é se aprofundar com especializações na área pela qual você tem mais afinidade, mas sem perder de vista o lado generalista. Consulte possibilidades de convênios com bolsas de estudos dentro da companhia. Mostrar interesse também melhora sua imagem com gestores e lideranças que vão entender que você deseja se desenvolver na empresa”, orienta.

2 – Seja curioso

Já Daniella aponta que a curiosidade é uma qualidade para a área. “É importante fazer perguntas, ajudar seus colegas e fortalecer seu networking dentro e fora da organização. Ter e apresentar ideias podem ajudar a resolver problemas e a compreender o que pode ser feito de uma forma mais ampla”, ressalta.

3 – Trabalhe em equipe

A executiva também orienta que os profissionais evitem ser incomunicáveis. “Um time se vai mais longe quando um revisa o trabalho do outro. Não tenha medo de errar no começo, tente quantas vezes for necessário até que aquilo se torne uma prática consistente e exata. Ninguém nasce sabendo”, complementa.

4 – Persevere

E finalizando a lista de dicas, o estagiário Lauis de Oliveira aponta que para chegar aos seus objetivos é necessário tempo e paciência. “Tenha em mente que nunca é tarde para aprender”, afirma.

Dentro da LG lugar de gente, os programas de estágio abraçam estudantes a partir do terceiro período, sem critérios referentes a idade, além de suas habilidades e vontade de aprender.  O Onset 2024/01, está com inscrições abertas para alunos de tecnologia até 27 de outubro. Para mais informações, acesse: lg.com.br/onset.

Sobre a LG lugar de gente

A LG lugar de gente é uma companhia desenvolvedora de tecnologia para gestão do capital humano. Conhecida como a Maior HR Tech do Brasil, segundo o Anuário Informática Hoje 2022, a empresa é pioneira em inovação desde 1985. No mercado, a LG lugar de gente contribui para a transformação digital do RH de mais de 2.000 clientes diretos e indiretos, ofertando soluções capazes de melhorar a fluidez de processos e reduzir retrabalhos e desburocratizar tarefas operacionais - fatores que ajudam a gestão de pessoas a ter mais tempo para engajar e inspirar as pessoas. Mais de 1,8 milhão de trabalhadores em todo Brasil têm sua folha de pagamento processada pelos produtos LG lugar de gente.

 

O carro-chefe para apoiar a revolução digital dos RHs recebe o significativo nome de Suíte Gen.te. Trata-se de uma plataforma completa e integrada de sistemas de gestão que dá ao usuário uma visão completa dos processos. A ferramenta é 100% em nuvem e conta com módulos de gamificação, people analytics, inteligência artificial, chatbots, business intelligence, mobilidade, dentre outros recursos como autoatendimento para smartwatchs. Além de ter sido eleita por 8 vezes a empresa mais lembrada em software de folha de pagamento pela premiação Top of Mind de RH, também possui a Certificação ISO 27001 e a ISSO 27701, referências internacionais para gestão da segurança e privacidade da informação, e Relatório ISAE 3402, que atesta a conformidade aos principais requisitos de governança e controle. A companhia se encontra entre os maiores fornecedores para HCM do mundo, e foi certificada pela GPTW por seu investimento em ESG, e aplicação de boas práticas de gestão de pessoas. 

Nenhum comentário