Brasileiras gastam cerca de R$ 237 ao ano com produtos de skincare
Dados da Kantar apontam as Farmácias e Atacarejos como canais
destaque para consumidora-chave da categoria
No Brasil, a cesta de Higiene & Beleza cresceu 23% em valor e
10% em unidades no primeiro semestre de 2023. As informações fazem parte de uma
pesquisa realizada pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.
Apesar dos números positivos, os produtos de cuidados com a pele
do corpo e do rosto – o popular skincare – enfrentam desafios. Quando
comparado o primeiro semestre de 2023 ao mesmo período do ano anterior, a
categoria apresentou uma queda no volume consumido (-24%), que levou, mesmo com
o aumento de 11% no preço médio por
item, a uma queda de valor de -17,9% na comparação. O
movimento foi promovido por todas as classes sociais.
Ainda assim existem oportunidades dentro de alguns canais. O
principal deles é o de Farmácias, canal no qual a Classe A/B apresentou aumento
de 20% em valor e 21% em unidades no seu consumo. Essa classe também
impulsionou o consumo no Atacarejo, onde seu consumo representou alta de 44% em
valor e 15% em unidades. Ambos foram impulsionados pelas classes A e B (41,3% e
33,8% do volume consumido, respectivamente).
É importante destacar também que os produtos de skincare
têm um perfil consumidor muito bem definido. Trata-se de mães que trabalham
fora de casa e fazem parte das classes A e B. A pele dessa mulher, por sua vez,
é parda e mista (parte oleosa e parte seca).
Elas costumam comprar, em média, 11 produtos da categoria e gastam
cerca de R$ 237 ao ano. As despesas são, principalmente, realizadas na Venda Direta (17,5% das
ocasiões), embora as consumidoras também sejam
presenteadas (15,3%).
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights
e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados globais e somos a empresa que
mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e
veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias
avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar
crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
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