Mentoria no franchising funciona? Empresário conta como trabalho influenciou no resultado da empresa
Após aplicar a mentoria em sua rede de franquia, a
FiChips Food, Hermes Bernardo conta os resultados obtidos e como tem auxiliado
os próprios franqueados agora a frente como mentor
O trabalho de mentoria no franchising já não é algo
novo. Porém, há ainda diversos empresários que não têm noção de como esse
trabalho pode impactar, de forma positiva, os resultados dos empreendedores.
De acordo com a ABMEM (Associação Brasileira dos
Mentores de Negócios), nos anos 2019 e 2020, o número de mentores de negócios
disparou 78% em comparação ao ano de 2016, saindo de uma amostragem de 8 mil
para 35 mil mentores. A média de crescimento é de 19,5% ao ano, com
expectativas de expansão em longo prazo, segundo a visão da Associação.
Abertos à aprendizagem
O mercado vive em constante evolução e a cada dia
chega algo novo, o que fica até difícil para os empreendedores acompanharem
tanta mudança e inovação. Daí a necessidade de contar com o auxílio de um
profissional experiente e “antenado” sobre as tendências do mercado. Ele é
capaz de ajudar a criar vantagens competitivas, inovar, e claro, encontrar uma
melhor forma da sua empresa se relacionar com o seu cliente.
Foi o que fez Hermes Bernardo, fundador e CEO da FiChips
Food - rede de franquia brasileira de fast-food
de prato especializado na culinária do Reino Unido – que após receber um
convite do empresário e escritor Carlos Wizard resolveu fazer uma mentoria de
três meses para aprimorar seus conhecimentos através dessa ferramenta
corporativa.
“Acredito
que toda empresa deve ser uma escola no sentido de aprendizado e treinamentos,
e fazendo esse papel dentro de casa começou abrir portas para pessoas de fora
se interessarem para que eu transmitisse meu conhecimento. O fato de eu ter
feito uma mentoria com Carlos Wizard e ser convidado por ele para mentorar
trouxe grande visibilidade como mentor”, avalia Hermes.
O executivo voltou este ano a fazer uma nova mentoria
com Wizard e desde então tem replicado seus
conhecimentos dentro da empresa e também vem exercendo o papel de mentor para
empresários, que assim como ele, um dia sentiu necessidade de ampliar o
conhecimento na gestão corporativa.
Resultados que agregam valor ao negócio
Logo após a mentoria, Hermes conta que
implantou algumas estratégias dentro da franqueadora. Entre elas, o empresário
lista a formação de equipe e liderança de pessoas, na qual acredita ser o maior
desafio hoje em qualquer empresa.
“Criar uma empresa qualquer um pode criar.
Porém, montar uma equipe é um processo contínuo de gestão, daí a necessidade de
os próprios gestores estarem se reciclando e buscando novas estratégias para
melhorar seu negócio. Toda empresa tem
problemas, e isso faz parte! Tentar rápido, errar rápido e corrigir rápido é
essencial para sobreviver. Ajustes sempre são necessários. Empreender não tem
fórmula certa e sim ferramentas, mas elas não fazem milagres e variam muito de
um negócio para outro”, enfatiza.
Gestão de pessoas
Hermes salienta que atualmente deve ser colocado na
frente a gestão de pessoas e depois a gestão de negócios, pois as empresas não
crescem por si só, e sim por conta de pessoas. “A maior dor das empresas é o
treinamento constante, ter um cronograma de treinamento para a equipe. No caso
do segmento de alimentação, é a padronização da entrega do produto e o
atendimento. Esse é um dos nossos maiores desafios diários nas operações e que
também notamos em outras empresas do segmento”, revela.
Outro problema apontado pelo empresário é a gestão
emocional nos negócios, já que o resultado está mais ligado à questão de a
pessoa lidar com as dificuldades e administrar a doença deste século, a
ansiedade com a SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado).
Imersão dos franqueados
Este mês de outubro está previsto para ocorrer uma
imersão na FiChips voltado aos franqueados e gerentes das operações. Todos eles
serão mentorados pelo próprio Hermes junto a sua equipe.
Para o executivo, o resultado de uma marca não está
somente na ligação entre franqueadora e franqueados, mas principalmente nos
gerentes das unidades. Já que são esses profissionais que devem estar
envolvidos e pertencentes com a meta.
“Conhecimento gera crescimento, então acredito que tudo
isso é como um imã que é compartilhável a busca por conhecimento de entregar e
receber também, impulsiona essa linha de aprendizagem e semente de querer
aprender e passar cada vez mais adiante a informação para outras pessoas”,
finaliza Hermes sobre a importância da mentoria principalmente para pequenos e
médios empreendedores.
Sobre a FiChips Food
A FiChips Food é uma rede de franquias brasileira de fast-food de prato especializado na culinária do Reino Unido, que nasceu como o primeiro fast-food de filé de peixe empanado com batatas fritas do Brasil, e desde então vem ganhando o mercado local. A franquia trabalha com cinco modelos de negócios: delivery para cidades até 50 mil habitantes, container, shopping, quiosque e loja de rua em formato de pub, com investimento inicial a partir de R$ 162 mil, e retorno do investimento previsto entre 14 a 24 meses, além de contar com alta rentabilidade e fácil gestão. Todos os modelos são habilitados para trabalhar delivery e possui um cardápio único, com opções para todas as horas do dia, incluindo menu elaborado para crianças. www.fichips.com
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