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Mentoria no franchising funciona? Empresário conta como trabalho influenciou no resultado da empresa

Após aplicar a mentoria em sua rede de franquia, a FiChips Food, Hermes Bernardo conta os resultados obtidos e como tem auxiliado os próprios franqueados agora a frente como mentor

Divulgação 

O trabalho de mentoria no franchising já não é algo novo. Porém, há ainda diversos empresários que não têm noção de como esse trabalho pode impactar, de forma positiva, os resultados dos empreendedores.

 

De acordo com a ABMEM (Associação Brasileira dos Mentores de Negócios), nos anos 2019 e 2020, o número de mentores de negócios disparou 78% em comparação ao ano de 2016, saindo de uma amostragem de 8 mil para 35 mil mentores. A média de crescimento é de 19,5% ao ano, com expectativas de expansão em longo prazo, segundo a visão da Associação.

 

Abertos à aprendizagem

 

O mercado vive em constante evolução e a cada dia chega algo novo, o que fica até difícil para os empreendedores acompanharem tanta mudança e inovação. Daí a necessidade de contar com o auxílio de um profissional experiente e “antenado” sobre as tendências do mercado. Ele é capaz de ajudar a criar vantagens competitivas, inovar, e claro, encontrar uma melhor forma da sua empresa se relacionar com o seu cliente.

 

Foi o que fez Hermes Bernardo, fundador e CEO da FiChips Food - rede de franquia brasileira de fast-food de prato especializado na culinária do Reino Unido – que após receber um convite do empresário e escritor Carlos Wizard resolveu fazer uma mentoria de três meses para aprimorar seus conhecimentos através dessa ferramenta corporativa.

 

Acredito que toda empresa deve ser uma escola no sentido de aprendizado e treinamentos, e fazendo esse papel dentro de casa começou abrir portas para pessoas de fora se interessarem para que eu transmitisse meu conhecimento. O fato de eu ter feito uma mentoria com Carlos Wizard e ser convidado por ele para mentorar trouxe grande visibilidade como mentor”, avalia Hermes.

 

O executivo voltou este ano a fazer uma nova mentoria com Wizard e desde então tem replicado seus conhecimentos dentro da empresa e também vem exercendo o papel de mentor para empresários, que assim como ele, um dia sentiu necessidade de ampliar o conhecimento na gestão corporativa.

 

Resultados que agregam valor ao negócio

 

Logo após a mentoria, Hermes conta que implantou algumas estratégias dentro da franqueadora. Entre elas, o empresário lista a formação de equipe e liderança de pessoas, na qual acredita ser o maior desafio hoje em qualquer empresa.

 

“Criar uma empresa qualquer um pode criar. Porém, montar uma equipe é um processo contínuo de gestão, daí a necessidade de os próprios gestores estarem se reciclando e buscando novas estratégias para melhorar seu negócio. Toda empresa tem problemas, e isso faz parte! Tentar rápido, errar rápido e corrigir rápido é essencial para sobreviver. Ajustes sempre são necessários. Empreender não tem fórmula certa e sim ferramentas, mas elas não fazem milagres e variam muito de um negócio para outro”, enfatiza.

 

Gestão de pessoas

 

Hermes salienta que atualmente deve ser colocado na frente a gestão de pessoas e depois a gestão de negócios, pois as empresas não crescem por si só, e sim por conta de pessoas. “A maior dor das empresas é o treinamento constante, ter um cronograma de treinamento para a equipe. No caso do segmento de alimentação, é a padronização da entrega do produto e o atendimento. Esse é um dos nossos maiores desafios diários nas operações e que também notamos em outras empresas do segmento”, revela.

 

Outro problema apontado pelo empresário é a gestão emocional nos negócios, já que o resultado está mais ligado à questão de a pessoa lidar com as dificuldades e administrar a doença deste século, a ansiedade com a SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado).

 

Imersão dos franqueados

 

Este mês de outubro está previsto para ocorrer uma imersão na FiChips voltado aos franqueados e gerentes das operações. Todos eles serão mentorados pelo próprio Hermes junto a sua equipe.

 

Para o executivo, o resultado de uma marca não está somente na ligação entre franqueadora e franqueados, mas principalmente nos gerentes das unidades. Já que são esses profissionais que devem estar envolvidos e pertencentes com a meta.

 

“Conhecimento gera crescimento, então acredito que tudo isso é como um imã que é compartilhável a busca por conhecimento de entregar e receber também, impulsiona essa linha de aprendizagem e semente de querer aprender e passar cada vez mais adiante a informação para outras pessoas”, finaliza Hermes sobre a importância da mentoria principalmente para pequenos e médios empreendedores.

 

Sobre a FiChips Food

A FiChips Food é uma rede de franquias brasileira de fast-food de prato especializado na culinária do Reino Unido, que nasceu como o primeiro fast-food de filé de peixe empanado com batatas fritas do Brasil, e desde então vem ganhando o mercado local. A franquia trabalha com cinco modelos de negócios: delivery para cidades até 50 mil habitantes, container, shopping, quiosque e loja de rua em formato de pub, com investimento inicial a partir de R$ 162 mil, e retorno do investimento previsto entre 14 a 24 meses, além de contar com alta rentabilidade e fácil gestão. Todos os modelos são habilitados para trabalhar delivery e possui um cardápio único, com opções para todas as horas do dia, incluindo menu elaborado para crianças. www.fichips.com

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