O avanço da tecnologia potencializando vendas! Como a IA vem transformando positivamente a experiência do cliente (CX)
Por Jaqueline Câmara, gerente Comercial da
Packseven
O mundo dos negócios está mudando
rapidamente e a tecnologia representa uma das principais causas dessa
transformação. Entre as inovações mais impactantes, a IA (Inteligência
Artificial) tem sido uma das mais discutidas e utilizadas em diversas áreas,
incluindo o marketing B2B (entre empresas).
Para se ter uma ideia, mais de US$ 2,4
bilhões (R$ 11,99 bilhões) foram investidos em tecnologia no país em 2020,
segundo pesquisa
desenvolvida pela Google for Startups, em parceria com a Abstartups (Associação
Brasileira de Startups) e a Box 1824. De acordo com o estudo “O
impacto e o futuro da Inteligência Artificial no Brasil”, mais de US$ 13
trilhões (R$ 65,16 trilhões) devem ser gerados pela IA em todo o mundo nos
próximos sete anos, até 2030.
Nesse cenário, o papel da IA no
marketing B2B se tornou um meio fundamental para o sucesso, oferecendo
benefícios como análise de dados aprimorada, experiências personalizadas do
cliente e maior eficiência. Em razão disso, as empresas que não estão
aproveitando a IA em suas estratégias de marketing correm o risco de ficar para
trás perante a concorrência.
É preciso, porém, estar atento as
questões relacionadas à privacidade, dependência excessiva e viés em sistemas
de IA, com resultados imprecisos baseados em suposições incorretas. Para
superar essas possíveis adversidades, as organizações devem atuar com
transparência e colocar a inovação a serviço do potencial humano. Assim, nas
mãos de profissionais especializados, é possível garantir que as ferramentas
tecnológicas recebam o treinamento adequado, em conjuntos de dados
diversificados e representativos.
O que muita gente desconhece é que
vender não deve ser sinônimo de “forçar a barra” para que o cliente adquira um
produto ou serviço. Vender deve ser uma dança em que o próprio consumidor
conduz e o vendedor acompanha. À empresa, cabe ter o “jogo de cintura”
necessário para levar esta dança a outro patamar, no qual os negócios acontecem
de forma fluida, em uma verdadeira parceria.
E é aqui que entra a IA. Isso porque,
quando bem utilizada na estratégia, a inovação pode ajudar o negócio a se
antecipar à necessidade e desejo dos potenciais consumidores. Além do mais,
empregar as soluções certas agrega valor a produtos e serviços - o que, por sua
vez, pode trazer resultados surpreendentes.
* Jaqueline Câmara é gerente comercial da Packseven. Formada em Gestão de Recursos Humanos, possui especialização em liderança, carreira e coaching. Com foco no mercado B2B e na experiência do cliente, conta com ampla vivência em negócios e atuação na gerência comercial em grandes empresas do mercado financeiro e automotivo, como Itaú Unibanco, Sicoob e Localiza.
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