Fidelização Inteligente para 2024 e estratégias para encantar clientes
Luiz Fernando Dias Guedes*
Em um mundo
empresarial dinâmico e competitivo, a fidelização inteligente emerge como uma
abordagem estratégica essencial para o sucesso das empresas. À medida que nos
aproximamos de 2024, a necessidade de não apenas reter, mas encantar os
clientes, torna-se uma prioridade ainda mais premente.
À medida
que avançamos no tempo, a fidelização inteligente requer uma compreensão cada
vez mais profunda do cliente, utilizando dados para antecipar suas necessidades
e oferecer experiências altamente personalizadas. Desse modo, empresas que
investem em tecnologias analíticas avançadas passam a ter uma vantagem
competitiva ao criar interações que se alinham perfeitamente às expectativas
individuais dos clientes.
Para 2024,
a tendência é de uma fidelização inteligente que integre mais as tecnologias
emergentes, como a inteligência artificial e recompensas que, de fato gerem
valor para o cliente. Quem ai não aguenta mais receber Voucher de 10% de
desconto acompanhado de feliz aniversario da loja que te cadastrou
recentemente...
Vivemos em
uma sociedade dinâmica, onde os primeiros 2 segundos de um “Reels” são
suficientes para o usuário passar para o próximo ou ver até o final, as marcas
tem, cada vez mais o desafio de competir pela atenção do cliente, logo, uma
recompensa que valha a pena ser aproveitada é cada vez mais necessária em
programas de fidelização e relacionamento.
Linkando o
conceito de omnicalidade, que envolve a criação de uma estratégia unificada que
conecta diversos pontos de contato, como lojas físicas, sites, aplicativos
móveis e redes sociais, é fundamental que o cliente não perca a sintonia
em todo o funil de contato com a marca, em todos os canais de comunicação e
vendas.
Essa
abordagem é fundamental para atender às expectativas crescentes dos
consumidores em um ambiente onde a jornada de compra muitas vezes abrange
vários canais.
Em um mundo
em constante evolução, explorar a gamificação, com constantes benefícios que
tenham valor ao cliente final, em um ambiente integrado, auxiliará em todo
processo de fidelização e retenção das companhias.
*Luiz Fernando Dias Guedes possui MBA em gestão estratégica de comércio eletrônico e especialização em mobile marketing pela Fundação Getúlio Vargas, é sócio Fundador e COO da CRM&BONUS, maior empresa de bonificação e cashback do mundo, investida pelo Softbank e Riverwood avaliada em 2021 em R$1 BI.
Nenhum comentário