Computação em nuvem: aposta para o mercado de TI em 2024
*Por Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution
Acompanhar
as tendências de mercado permite às empresas se manterem
competitivas e anteciparem possíveis mudanças que podem
representar desafios ao setor. Portanto, uma vez bem-preparada, é mais
difícil que certas transformações se tornem ameaças. As tendências tecnológicas
ainda podem variar desde ferramentas
inovadoras para facilitar o trabalho até produtos e
serviços a serem oferecidos aos clientes.
A
computação em nuvem, por exemplo, possibilita que empresas e
indivíduos acessem dados e aplicativos de qualquer lugar, a qualquer
momento, sem a necessidade de infraestrutura
local. De acordo com uma pesquisa realizada pela GlobalData e
divulgada pelo Decision Report, até 2025, a
computação em nuvem deve movimentar US$ 11 bilhões só na América
Latina. Esse modelo de tecnologia agrega muitas vantagens. Veja
algumas delas:
Flexibilidade e
redução de custos
Ao oferecer
a possibilidade de acessar recursos e aplicativos de qualquer
lugar e dispositivo, a
computação em nuvem favorece o trabalho remoto,
aumentando a flexibilidade e a mobilidade da equipe. Além disso,
as empresas podem reduzir custos de hardware e
software, pois não precisam mais investir em servidores físicos
e outras infraestruturas de TI.
Segurança
cibernética
O crescimento
do formato aumentou a preocupação com a segurança das informações
armazenadas. Por isso, essa tecnologia traz a melhoria de backups
automáticos, criptografia de ponta a ponta, autenticação de usuários
e outras medidas que garantem a integridade e a confidencialidade dos
dados.
Inteligência
artificial
A IA
está desempenhando papel crucial em uma variedade de aplicativos,
como chatbots, análise de dados, reconhecimento de voz e
imagem, entre outros, transformando significativamente
as operações empresariais. Essa sinergia entre inteligência
artificial e computação em nuvem é notável, visto que a
flexibilidade e escalabilidade oferecidas
pela nuvem são fundamentais para potencializar o poder
da IA. De acordo com uma pesquisa da IDC (International Data
Corporation), até 2024, empresas que adotarem inteligência artificial
e automação para aprimorarem seus processos de TI poderão economizar, em média,
25% do tempo gasto em tarefas de gerenciamento e
manutenção. Além disso, espera-se uma redução de 30% no
tempo de resolução de problemas de suporte e
melhoria expressiva de até 30% na
eficiência operacional, destacando a interdependência positiva entre
IA e infraestrutura em nuvem para impulsionar avanços
significativos no ambiente empresarial.
Oportunidades de carreira
À
medida que empresas
migram para ambientes de computação em nuvem,
impulsionam a demanda por especialistas. Profissionais qualificados têm
papéis-chaves no design, na implementação e na
gestão de infraestruturas em nuvem,
contribuindo para inovação e transformação digital. As
habilidades são valorizadas em diversos setores, abrangem
arquitetos até especialistas em operações. Portanto, a busca por
talentos nesse campo cria trilhas empolgantes
e desafiadoras para a construção de carreiras
sólidas.
*Otto Pohlmann é CEO da CentricSolution, empresa de tecnologia que
fornece soluções completas para atender aos requisitos de segurança e da
LGPD, com
foco em implementação, treinamento e suporte, a
fim de ajudar a
sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os
portes e setores – e-mail: centric@nbpress.com.br.
Sobre a
CentricSolution
Empresa de tecnologia que iniciou as atividades em 2005 e oferece soluções completas com foco em implementação, treinamento e suporte para ajudar a sustentar o desenvolvimento de empreendimentos de todos os portes e ramos de atividade. Adota ferramentas voltadas a help desk, servicedesk, activedirectory, cloud, IT security, network performance, compliance, data protection, aplicações e remoteapp. Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e sistema de missão crítica. Com sede em São Paulo e uma equipe de 20 colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de 3 mil clientes. Entre eles estão Banco Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado hoteleiro.
Nenhum comentário