5 motivos para investir em SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias usadas para otimizar o site com o objetivo de posicioná-lo entre os primeiros resultados de pesquisa.
Ele é muito importante para que a organização tenha mais reconhecimento, consiga gerar tráfego qualificado e aumentar as vendas.
Essa é uma estratégia que tem como base a criação de tráfego orgânico responsável pelos resultados de busca orgânica, portanto, não envolve links patrocinados.
Pode ser dividido entre SEO Técnico, responsável pela tecnologia, indexação em relação com os mecanismos de busca, SEO On-Page, que trata do conteúdo, experiência do usuário e por responder a intenção de busca.
Também existe o SEO Off-Page, que procura engajar menções e backlinks de outros sites, sendo o link building a técnica mais conhecida.
Ter um site institucional é muito importante para qualquer negócio hoje em dia, por isso, praticamente todas as empresas possuem o seu, só que isso também aumentou a competitividade por um lugar de destaque nos resultados de busca.
Embora os anúncios pagos ajudem nesse sentido, para conseguir se destacar organicamente, é necessário investir em SEO.
Tendo isso em vista, o texto vai mostrar os principais benefícios de investir nessa prática, como ela aumenta o tráfego orgânico, como melhora a posição do site, como constrói autoridade e como aumenta as vendas.
Benefícios de investir em SEO
Os benefícios de investir em otimização se traduzem em razões para que as empresas adotem essa estratégia, e os principais são:
Tráfego de qualidade;
Mais chances de conversão;
Aumento das vendas;
Redução dos custos;
Confiança e credibilidade.
O tráfego proveniente dos motores de busca é o melhor tipo de tráfego, pois são pessoas que realmente estão procurando uma solução que a empresa pode resolver.
Tendo isso em vista, uma clínica cardiologista para cachorro não precisa sobreviver apenas dos anúncios pagos, pois é capaz de atrair os visitantes naturalmente para o site institucional.
Consequentemente, as chances de conversão são muito maiores. O tráfego orgânico tem boas taxas de conversão porque quando a empresa se posiciona bem nos motores de busca, ela tem mais facilidade para conquistar a confiança do usuário.
A empresa consegue aumentar o número de leads porque oferece um produto ou serviço que surge entre as melhores opções nos resultados de pesquisa.
Outro benefício é o fato de ser uma estratégia muito mais barata do que os anúncios pagos. A organização só precisa contratar um profissional especializado para fazer as melhorias no site e no blog institucional.
Por fim, os usuários confiam nos resultados do Google, assim sendo, organizações bem posicionadas demonstram confiança e credibilidade perante o público-alvo.
Como aumentar o tráfego orgânico?
O SEO aumenta o tráfego orgânico no site de uma empresa de transporte de ambulancia particular por meio de diversas estratégias.
Uma delas é a otimização do site para os usuários, ou seja, mais do que pensar nos buscadores, a empresa precisa pensar nas pessoas que vão acessar a plataforma.
Uma das formas de fazer isso é garantir um carregamento rápido, tendo em vista que as pessoas não têm muita paciência para esperar a página carregar.
O imediatismo implica em construir plataformas capazes de funcionar em qualquer tipo de dispositivo e estar sempre disponível para as consultas.
Também é importante compreender o que os concorrentes fazem dentro do site para saber como é seu desempenho. Esse levantamento ajuda a ter uma ideia sobre a origem do tráfego orgânico e o que fazer para impulsioná-lo.
Entre as ações mais comuns nesse sentido está a melhorar a palavra-chave, aprimorar os conteúdos, gerar oportunidades de link e compreender as características do nicho de atuação.
As estratégias de SEO também conseguem aumentar o tráfego orgânico por conta da qualidade elevada dos conteúdos que são publicados.
Além de pensar no tamanho dos materiais, é fundamental que sejam capazes de se aprofundar no assunto e trazer informações de qualidade para os usuários.
Por exemplo, tudo o que uma clínica para reabilitação feminina tratamento exclusivo mais perto de mim publicar precisa ser melhor do que as postagens de seus concorrentes.
Para isso, é necessário dedicar um tempo para pesquisar palavras-chave procuradas e encontrar tópicos relevantes relacionados a elas.
Outra estratégia de otimização muito útil para atrair tráfego orgânico é o uso de links internos. Conhecidos como hiper links, eles apontam para outra página dentro do site e são capazes de melhorar a experiência do usuário.
Além disso, também mostram para o Google como funciona a estrutura da plataforma. Isso porque os buscadores utilizam os links internos para localizar as páginas e com isso descobrir quais delas indexar como resposta para uma pesquisa.
Como melhorar a posição do site?
As estratégias de SEO conseguem melhorar a posição do site por meio de algumas práticas importantes. Por exemplo, uma loja de motor portão usado deve usar boas palavras-chave para ranquear entre os primeiros resultados.
São termos de busca que as pessoas usam para encontrar o que precisam, e o primeiro passo para escolher, é determinar quais são os mais úteis para o objetivo do negócio.
Lembrando também que é muito importante que estejam de acordo com os interesses dos usuários. A empresa também precisa construir URL amigável, ou seja, o endereço da página precisa ser fácil de memorizar por parte do visitante.
O ideal é que seja curto, atemporal e que conte com a palavra-chave principal do que está sendo abordado. Também é importante evitar datas ou números, assim como caracteres especiais.
Como construir autoridade?
Uma das formas pelas quais o SEO consegue construir autoridade e credibilidade para o negócio são os links externos. Eles são provenientes de outros sites e apontam para a plataforma da marca.
Só que na hora de estimular essas menções, uma empresa de pintura de faixa de estacionamento não deve se preocupar com a quantidade, mas sim com a qualidade desses links.
A otimização de imagens também contribui com o ranqueamento, e esse recurso consiste em aplicar textos alternativos nas imagens publicadas junto com o material.
Esse pequeno detalhe consegue atrair pessoas que estão pesquisando imagens, algo muito comum atualmente.
A plataforma institucional também precisa ser compatível com os dispositivos móveis, tendo em vista que, atualmente, as pessoas acessam muito mais a internet pelo smartphone do que pelo computador.
Uma das formas de priorizar o mobile first é por meio do layout responsivo, assim, as páginas conseguem se adaptar a qualquer tamanho de tela, desde o pequeno smartphone até a tela de um desktop.
O design responsivo também torna as páginas mais rápidas, e isso é fundamental, tanto do ponto de vista dos buscadores quanto dos usuários.
Se as páginas do site de uma empresa de demolição de imóvel particular carregam rapidamente, o Google entende que o canal consegue oferecer experiências positivas para os usuários.
Por outro lado, quando a página demora muito para carregar, é sinal de que a experiência no canal não é tão agradável para os visitantes.
Como ajudar a aumentar as vendas?
As estratégias de SEO também podem ajudar a aumentar as vendas da empresa, e uma das estratégias para fazer isso é criar um sitemap para o Google.
Trata-se de uma espécie de guia para os buscadores e que traz informações sobre o domínio, como estrutura, páginas que devem ser indexadas e atualizações.
É assim que uma empresa de pintura automotiva com textura vai ajudar os algoritmos dos buscadores a entender o site com mais facilidade.
Também é importante evitar estratégias de otimização consideradas fraudulentas pelo Google e que podem desencadear problemas para o site.
Conhecidas como Black Hats, elas prejudicam a plataforma porque usam ações negativas para impulsionar a página nos resultados de pesquisa.
As plataformas de vendas também precisam criar boas descrições de seus produtos, usando para isso uma palavra-chave específica.
É fundamental saber descrever as mercadorias pois isso afeta positivamente as taxas de cliques, aumenta os acessos e, consequentemente, melhor as vendas.
Juntamente com as descrições, um fabricante de transportador helicoidal vertical precisa usar imagens de qualidade e em boa quantidade para convencer o usuário a adquirir seus produtos.
As imagens são úteis porque ilustram o que está sendo anunciado, mas elas precisam mostrar todos os ângulos, ter uma boa iluminação, opções de zoom e visão 360°.
Considerações finais
O site institucional se tornou imperativo para qualquer empresa que queira acompanhar as transformações digitais e atender ao comportamento dos consumidores.
Mas não basta apenas criar um site, é fundamental que ele esteja preparado para trazer bons resultados e ser encontrado pelos usuários.
As estratégias de SEO se encarregam desse trabalho, por essa razão, não faltam motivos para investir na prática, independentemente do segmento de atuação do negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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