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SEO Estrutural: o que é e quais seus pontos fundamentais


SEO estrutural é um conjunto de técnicas de otimização voltadas para a estrutura do site, com o objetivo de colocá-lo em posições de destaque nos resultados de pesquisa do Google e de outros buscadores.

Faz uso de diferentes técnicas aplicadas no interior do site, blog e loja virtual, de modo que o canal fique mais exposto nas ferramentas de busca.

As estratégias são aplicadas à estrutura da plataforma, juntamente com outras práticas para que as páginas sejam facilmente encontradas e oferecidas como respostas para os usuários em suas pesquisas.

Compreender o conceito dessa estratégia e a maneira como pode interferir nos processos de otimização é indispensável para que a empresa consiga ter sucesso no site ou blog institucional.

Não é novidade para as organizações que elas precisam estar bem posicionadas na internet se quiserem atrair tráfego qualificado, com pessoas realmente interessadas em seus produtos e serviços.

Mas para que o canal seja bem posicionado, ele precisa atender aos requisitos dos algoritmos dos buscadores, e o SEO faz exatamente isso.

O texto vai mostrar quais são os principais pontos do SEO estrutural, como aplicá-lo no site, quais são as ferramentas que podem ajudar nesse processo e como mensurar os resultados obtidos a partir dele.


Principais pontos do SEO estrutural

Para compreender melhor o conceito dessa estratégia, é necessário saber quais são os seus pontos mais importantes. Trata-se de quatro etapas e cada uma delas é responsável pelos aspectos da utilização no site. São elas:


  • SEO estrutural;
  • SEO on page;
  • SEO off page;
  • SEO on SERP.

O SEO estrutural se aplica a estrutura do site para que seja possível se destacar nas páginas de pesquisa. Um centro veterinário para gato vai investir em SEO on page para otimizar cada uma das páginas do site, de modo que tenha um destaque na pesquisa.

Quanto ao SEO off page, tem como objetivo gerar backlinks para as páginas do site, pois eles geram mais destaque e aumentam a confiabilidade dos conteúdos.

Já o SEO on SERP é uma técnica usada para destacar a linguagem das páginas no Google, por meio de snippets que aumentam a atração e a visibilidade.


Como aplicar o SEO estrutural?

Depois de compreender melhor os pontos mais importantes dessa prática, chegou o momento de saber como implementá-la, e para isso, é necessário investir nos seguintes elementos:


Escolher um provedor

O primeiro passo é ter cuidado em relação à própria estrutura do site, ou seja, ele precisa ser hospedado em um provedor de excelente qualidade e performance.

O Google não gosta de sites lentos, mesmo que ele tenha os melhores conteúdos, por isso, é crucial reduzir o tempo de resposta para carregar as páginas. A melhor forma de fazer isso é escolher um provedor que ofereça bons retornos.


Escolher a plataforma

A plataforma do site de uma clínica de cirurgia em cachorro idoso é o sistema usado para desenvolvê-lo, como no caso do WordPress, e essa escolha é muito importante para trabalhar o SEO estrutural.

A organização precisa observar alguns pontos essenciais, como as boas práticas de programação e os recursos necessários para implementar as técnicas de otimização.


Cuidar da estrutura

A estrutura do site está relacionada à organização das seções que o compõem, algo que trata diretamente da usabilidade.

É primordial saber hierarquizar as diferentes seções da plataforma, de modo que consigam se comunicar por meio de links, além de funcionar com uma lógica bem elaborada em termos de navegação e palavras-chave.


Investir em recursos técnicos

Existem alguns recursos técnicos, que mesmo não sendo muito aparentes, são fundamentais para que a organização conquiste uma boa posição nas páginas de pesquisa dos buscadores.

Entre os mais importantes está um mapa do site em XML, assim como outros recursos que orientam o Google e outros mecanismos de busca.


Integrar com as ferramentas do Google

Além de pensar nas questões do site em si, um fabricante de abraçadeira U perfil com cunha deve pensar em fazer a integração com ferramentas externas que fazem parte dos processos de SEO.

Por exemplo, é nessa etapa da otimização que a organização vai fazer a conexão do site com o Google Search Console, Google Analytics, entre outras ferramentas importantes para a utilização.

Isso envolve um planejamento estratégico de SEO onde a adequação do site é o primeiro ponto de atenção para adequar o site, em termos de hospedagem, plataforma e recursos para investir em todo o processo.

Além do mais, ao fazer uma auditoria de SEO, é necessário avaliar a estrutura que o conjunto oferece, uma vez que pode gerar impactos em vários outros aspectos técnicos do SEO.


Ferramentas importantes

Uma empresa de recursos humanos terceirizado pode adotar diferentes ferramentas para aplicar as estratégias de SEO estrutural.

A mais usada é o Google Analytics, pois se trata de uma plataforma que traz uma ampla gama de informações e insights, além de ser gratuita.

Com ela, a organização pode avaliar vários aspectos, como o número de visualizações do site e de páginas específicas, tempo de permanência, taxa de rejeição, entre outros.

Outra opção interessante é o Google Search Console que complementa o Google Analytics, uma vez que oferece um diagnóstico para problemas de SEO dentro da página, além de otimizar as palavras-chave escolhidas.

Muitas empresas também trabalham SEMrush, a coisa é possível criar projetos que acompanham toda a parte da otimização, o que vai desde o desempenho do site até pesquisa de mercado.

A empresa pode acompanhar suas estratégias de publicidade, funcionalidades para conteúdo, acompanhar rankings e fazer a auditoria de backlinks.

O Yoast SEO é um plugin gratuito para plataformas WordPress que funciona como um termômetro das estratégias de otimização.

Com ele, uma clínica consegue saber quantas pessoas acessam uma página sobre internação voluntária para homens usuários de drogas contato , assim como pode descobrir as melhores práticas de SEO para ser indexado no Google.

Por falar nele, o buscador também oferece outra ferramenta gratuita. O Google Pagespeed analisa a velocidade de carregamento e o desempenho do site, tanto em desktop quanto nos dispositivos móveis, por meio de uma nota.

Ele traz informações bem detalhadas e possui design intuitivo, capaz de auxiliar nas otimizações relacionadas à velocidade do canal.

O MozBar é um plugin do Google Chrome que possui funcionalidades pagas que ajudam a analisar a estrutura interna da página.

A empresa pode fazer pesquisas personalizadas, encontrar e destacar palavras-chave na página, diferenciar os tipos de links, entre outras métricas essenciais.


Como mensurar os resultados do SEO?

Para mensurar os resultados de suas estratégias de SEO, um fabricante de portão de ferro pivotante precisa se basear em indicadores-chave de desempenho (KPI). Entre eles está o tráfego orgânico.

Essa métrica mostra a quantidade de visitas que o site recebe a partir de resultados de pesquisa não pagos, ou seja, quantos usuários chegaram ao site da marca, por meio de pesquisas no Google.

Outro ponto fundamental é o posicionamento das palavras-chave, de modo a mensurar a posição do site nos resultados de pesquisa para os termos mais relevantes.

Quanto mais bem posicionado o site estiver nos resultados de pesquisa, mais chances terá de receber visitantes organicamente. Só que o objetivo não deve ser apenas aparecer em primeiro lugar, mas, sim, de ranquear com as melhores palavras-chave.

Uma empresa de manutenção piscina vinil também precisa analisar a taxa de cliques orgânicos, que trata da quantidade de usuários que clicaram no site a partir dos resultados de pesquisa.

Esse indicador é muito importante porque mostra qual é o valor do conteúdo publicado e da meta descrição para o público. Se a plataforma tiver uma boa taxa de cliques, é sinal de que seu conteúdo é relevante e atrativo para os usuários.

A taxa de rejeição, por sua vez, trata da porcentagem de visitantes que saem do site sem interagir de alguma forma, e precisa ser analisada porque indica que o conteúdo não é relevante para o público ou que as pessoas não estão tendo experiências satisfatórias.

Uma oficina especializada em envelopamento automotivo preto brilhante deve ter uma taxa de rejeição baixa, pois isso aumenta a capacidade de entregar exatamente aquilo que as pessoas estão procurando.


Considerações finais

O SEO estrutural é uma estratégia muito importante para aumentar a visibilidade online, pois o foco está na arquitetura do site.

Garantir que a plataforma tenha todas as características estruturais exigidas pelos buscadores é a melhor forma de conseguir uma boa indexação nos resultados de pesquisa.

A prática pode ser considerada como um passo estratégico para alcançar uma presença online sólida e competitiva nos resultados de busca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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