A união da Contabilidade e o Marketing no mercado das Pequenas e Médias Empresas voltados para o ESG
Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum*
O termo ESG (Environmental, Social and
Governance) surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos
negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração
de uma empresa.
Focado em suprir essa expectativa que a
sociedade acaba tendo sobre o futuro do universo corporativo – evidenciado pela
força que o ESG vem tomando-as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), as quais
focaremos neste momento, têm se adequado a um modelo mais sustentável e
responsável.
E nesse esforço em assumir pautas
sensíveis como as propostas pelo ESG, a assertividade nas ações das PMEs é
crucial, portanto, um dos setores mais relevantes, o da contabilidade, acaba
ganhando um dos papéis de protagonismo no desenvolvimento do ESG, avaliando
através de relatórios em como ele está sendo implementado e o impacto disso na
organização, além de trazer informações acerca da transparência financeira da
empresa.
Para tornar o tema mais compreensível,
será abordado um exemplo de uma empresa que viu na união da contabilidade com o
marketing, um retorno surpreendente.
A ‘ModaConsciente’, uma loja de roupas
sustentáveis, tratava a contabilidade como uma mera formalidade. Mas, ao
integrar o conhecimento contábil em suas estratégias de produtos ESG, a empresa
não só ampliou seu faturamento, como também elevou seu valor de marca a novos
patamares.
O contador da ‘ModaConsciente’
desempenhou um papel fundamental na identificação de vantagens legais e fiscais
associadas a produtos ESG. Com essa expertise, a empresa conseguiu reforçar seu
propósito de sustentabilidade e atrair uma base de clientes que valoriza práticas
responsáveis. Essa abordagem não apenas desencadeou uma série de ações
comerciais e de marketing bem-sucedidas, mas também gerou um engajamento
significativo, tanto de clientes leais quanto de novos curiosos pela marca.
Além do aumento direto no faturamento,
essa estratégia contábil e de marketing permitiu que a ‘ModaConsciente’
reconhecesse o valor de sua marca como um ativo importante - algo que não havia
sido plenamente contabilizado antes. Com essa nova percepção, a empresa
explorou outras possibilidades de negócio, expandindo seu alcance e impacto no
mercado.
A experiência da ‘ModaConsciente’
ilustra como a contabilidade, quando aplicada estrategicamente, pode ser uma
alavanca poderosa para o marketing e o crescimento da marca. A integração do conhecimento
contábil nas estratégias de produtos ESG não apenas melhorou o desempenho
financeiro, mas também transformou a marca em um ativo valioso, abrindo caminho
para novas e excitantes oportunidades de negócio.
É preciso enfatizar em como a expertise contábil,
aplicada em estratégias de produtos voltados para o ESG, pode impulsionar o
marketing, engajar clientes e, por fim, aumentar o valor e as possibilidades da
marca no mercado e que sem a participação de um profissional da contabilidade
as informações acerca do ESG que precisam ser implementadas junto ao gestor
acabam se tornando ineficazes para a transparência e desenvolvimento do
negócio.
*Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum é bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) com quase 30 anos de experiência em direto e contabilidade, é fundadora da ContábilHUB, assessoria especializada em serviços contábeis e de gestão financeira desburocratizados e digitais para pequenas e médias empresas.
Nenhum comentário