Kantar: Inseticidas atingem maior volume de vendas em cinco anos e repelentes registram aumento de 27% em unidades frente a 2022
Aumento dos casos de dengue no Brasil devem
impulsionar ainda mais esse mercado
As temperaturas cada vez mais elevadas do verão
brasileiro e a consequente proliferação de insetos, como a que se vê hoje do
mosquito transmissor da dengue, têm contribuído para o avanço no consumo das
categorias de repelente e inseticidas nos últimos anos. Novo estudo da Kantar,
líder em dados, insights e consultoria, mostra avanço na penetração da
categoria nos lares e crescimento de venda no atacarejo.
O levantamento mostra que em 2023 as categorias
de repelentes e inseticidas nos lares brasileiros cresceram 15 pontos percentuais (p.p.) e 2,5 p.p.
respectivamente em relação a 2022. Já o aumento do volume de repelente consumido
foi da ordem de 27%. A maior concentração desse consumo é na classe AB,
representando 27% da população e 34% das unidades compradas. A região da
Grande Rio de Janeiro é responsável por 12% dos repelentes adquiridos
nacionalmente.
Já as unidades de inseticidas compradas em 2023
atingiram o maior número em 5 anos, chegando a 131,8 milhões de unidades, 11% a
mais do que em 2018. A maior concentração do consumo fica nas regiões Norte e
Nordeste, que representam 34% do total comprado. A penetração da categoria de
inseticidas chega a 77% da população, o que representa
mais de 45 milhões de lares brasileiros.
Os atacarejos são o canal de venda que mais ganha
espaço na venda das categorias. Representavam 6,8% do share de vendas de
repelentes e 16,8% de inseticidas em 2020 e em 2023 foram responsáveis por 13,2%
e 23,9% da comercialização dos produtos, respectivamente.
No último verão o consumo em unidades de
repelentes já foi 9% maior versus o verão de 2020, enquanto inseticidas
registraram crescimento de 48%. Com o fenômeno El Niño prometendo temperaturas
acima da média neste verão e o recente salto dos casos de dengue no Brasil, a
expectativa é de que esses mercados sigam crescendo.
Os dados acima são do estudo Brasil 40º da Kantar, que acompanha o
comportamento de consumo dos brasileiros em bens de consumo massivo –
alimentos, bebidas, artigos de limpeza do lar e itens de higiene e beleza
pessoal, de maneira contínua. Foram
contemplados 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do País, representando 60 milhões de lares.
Sobre a Kantar
A
Kantar é a principal empresa global de dados e análises de mercado e uma
parceira de marca indispensável para as principais empresas do mundo, incluindo
96 dos 100 maiores anunciantes do planeta. Combinamos os dados atitudinais e
comportamentais mais significativos a nossa profunda expertise e plataformas
tecnológicas para acompanhar como as pessoas pensam e agem. Auxiliamos nossos
clientes a desenvolverem estratégias de marketing que moldam seu futuro e
promovem crescimento sustentável.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
Nenhum comentário