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CRO: entenda o que é a otimização de taxa de conversão

 


CRO é uma sigla para Conversion Rate Optimization (Otimização da Taxa de Conversão). Ela se baseia no aprimoramento dos elementos de um site para atrair e converter usuários.

Quando uma marca investe em marketing digital, transforma o site institucional em um canal para prospectar clientes e aumentar as vendas, pois é nessa plataforma onde as pessoas vão pedir um orçamento ou comprar um produto ou serviço.

Mas daquela grande quantidade de pessoas que visitam o site da marca apenas algumas serão transformadas em clientes. É justamente por isso que os negócios precisam analisar a taxa de conversão.

O objetivo deste trabalho é fazer com que o processo de venda se torne mais eficiente ao longo do tempo e que o negócio consiga aumentar seus lucros.

O processo se dá por meio de testes que ajudam a entender quais são os argumentos e ações que convencem os consumidores a tomar uma ação desejada dentro das páginas da empresa.

Vários elementos podem ser testados, mas independentemente de quais sejam, o objetivo é converter mais pessoas e fazer com que elas cheguem até o fim do funil de vendas.

Para esclarecer melhor o assunto, este artigo vai explicar porque o CRO é importante, como identificar os pontos de otimização no site e as melhores práticas para melhorar as conversões.


Importância do CRO

O CRO é uma métrica importante para as empresas porque está diretamente relacionado com o sucesso delas. Entre alguns benefícios que explicam sua importância estão:


  • Economia de tempo e dinheiro;
  • Mais resultados;
  • Redução do trabalho;
  • Aumento do ticket médio.

Essa métrica gera muitos impactos para as organizações em termos de tempo e dinheiro, isso porque, quanto mais alta for a taxa de conversão, menor será o tempo necessário para alcançar as metas estabelecidas.

Uma clínica de fisioterapia ortopédica hospitalar também consegue melhorar os resultados de conversão, mas sem que isso signifique aumentar o trabalho.

Quando a empresa precisa dedicar mais esforços para conquistar clientes, pode aumentar seus investimentos. Mas ao calcular as taxas de conversão, vai identificar o que precisa ser melhorado para alcançar seus objetivos, sem ter que aumentar os esforços.

Para qualquer negócio, é muito mais fácil vender para alguém que já está comprando algum produto ou serviço, e isso é feito por meio do cross-selling. Juntamente com a análise do CRO, essa estratégia facilita o aumento dos lucros.

A empresa não vai simplesmente agradecer o cliente pela compra, mas trabalhar em cima de resultados de testes que melhoram o fluxo das páginas de checkout e as recomendações para os clientes.

Dessa forma, uma auto escola mais próxima consegue dobrar o valor, por exemplo, ao invés de contratar apenas as aulas para carta de carro, o aluno pode contratar as aulas de carro e moto.

Isso é resultado de mudanças na forma como a companhia apresenta seus produtos e serviços para o público-alvo.


Como identificar os pontos de otimização no site?

Para identificar quais são os pontos de otimização dentro do site que vão ajudar a aumentar as conversões, a empresa precisa usar algumas ferramentas específicas.

Um dos recursos mais usados é o Google Search Console, que ajuda a monitorar a performance orgânica e a identificar quais são as melhorias necessárias no site.

A empresa vai identificar quais palavras-chave levaram o visitante até o canal, como está a indexação da plataforma, entre outras informações com base nos dados fornecidos pelo Google.

Outro recurso útil é o Ubersuggest, uma ferramenta referência em SEO (Search Engine Optimization), por trazer uma visão geral sobre o domínio, palavras chave relacionadas e quais são as páginas dos concorrentes que aparecem nos resultados.

A plataforma também mostra um relatório de backlinks para verificar quais são os links follow e nofollow que vão ajudar a aprimorar o link building.

Uma autoescola que oferece aulas de moto para habilitados também pode usar o Google Analytics para obter informações valiosas sobre a maneira como os usuários interagem com o canal institucional.

A ferramenta traz informações sobre as fontes de tráfego que estão gerando mais visitas e o que fazer para melhorar a experiência do usuário.

Ao monitorar o tráfego em tempo real, fica mais fácil saber qual é o desempenho do site e identificar padrões e tendências. O Google Analytics também é muito bom para analisar as métricas de desempenho, como:


  • Taxa de conversão;
  • Número de visitas;
  • Tempo no site;
  • Taxa de rejeição.

Com esse recurso, a empresa também consegue monitorar o comportamento dos usuários e o desempenho de seu canal.


Como otimizar a taxa de conversão?

Existem várias estratégias que as empresas podem trabalhar para aumentar as taxas de conversão, e entre as que mais se destacam estão:


Avaliar a relevância do conteúdo

Um fornecedor de coxinha para aniversário precisa produzir conteúdos de qualidade, afinal, são os elementos mais importantes dentro do site ou blog institucional.

Algumas incoerências nos resultados mostram que o conteúdo publicado não está otimizado para conversões. Isso pode acontecer quando existe um tráfego alto e uma baixa geração de leads.

Outro indício é quando existe um bom número de cliques nos anúncios, mas poucas vendas, ou um crescimento nos leads com uma baixa taxa de conversão.

Para resolver esse problema, o material publicado pela marca precisa estar de acordo com as necessidades, desejos, valores e linguagem do público-alvo.


Alinhar tom de voz e linguagem

Além de observar quais são os assuntos abordados nos conteúdos, também é muito importante ajustar o tom de voz e a linguagem dentro deles.

A empresa deve manter a coerência ao trabalhar com diferentes canais de comunicação, como redes sociais, blogs e anúncios.

Um negócio especializado em manutenção residencial e predial 404 deve fazer isso porque o consumidor não vê barreiras entre os diferentes ambientes de interação.


Usar técnicas de persuasão

As técnicas de persuasão fazem parte das estratégias de vendas e marketing, e entre os recursos mais usados nesse sentido estão os gatilhos mentais, copywriting e neuromarketing.

Mas o uso desses métodos deve ser feito com cautela, uma vez que a repetição excessiva pode reduzir a eficácia da estratégia.


Ferramentas mais usadas no CRO

Algumas ferramentas são muito úteis para melhorar as conversões, e entre elas está o Google Optimize. Ele ajuda a fazer os testes A/B, de acordo com os resultados apresentados pelo Google Analytics.

Outro recurso muito usado pelas organizações é o Optimizely, pois também oferece testes A/B, multivariados e recursos de personalização. Sua interface é intuitiva e com funcionalidades que melhoram a performance do site.

Por fim, uma empresa de terraplanagem terreno inclinado pode usar a WWO para fazer a personalização dos conteúdos do site e trabalhar com estratégias de segmentação avançada.


Como mensurar as ações de CRO

Para saber se as ações de CRO estão trazendo bons resultados para o ROI (retorno sobre os investimentos), é necessário usar os dados da maneira correta.

Isso significa que a companhia precisa implementar uma cultura orientada por dados para identificar processos, garantir ações mais eficientes e reestruturar suas estratégias.

Essas melhorias geram impactos no mercado e nas relações internas do negócio. Além do mais, quando a empresa usa informações consistentes para desenvolver suas ações, tem mais facilidade para estabelecer as estratégias de crescimento.

Não é possível investir em marketing digital e ter bons resultados sem analisar os dados e analisar métricas que vão melhorar o retorno sobre os investimentos.

Mas uma loja com fachada em ACM azul precisa ter em mente que o ROI não se limita apenas aos aspectos financeiros, uma vez que é possível discuti-lo em relação a outros fatores, como a sustentabilidade do negócio.

Hoje em dia, as empresas precisam se posicionar em relação à preservação do meio ambiente para fortalecer sua marca e gerar impactos positivos na receita.

Se o negócio quiser compreender melhor a importância desse tipo de ação, deve acompanhar as tendências de mercado, tanto aquelas que estão relacionadas à sustentabilidade como as voltadas para a tecnologia.

Para um fabricante de fluido de freio abs , essas práticas são indispensáveis para aumentar a competitividade e impulsionar os resultados.

Mais do que acompanhar as taxas de conversão, a companhia precisa estudar o comportamento do público-alvo, antecipar-se às tendências do mercado, usar a tecnologia como aliada, automatizar processos e estabelecer objetivos mensuráveis.


Considerações finais

Para trabalhar adequadamente com o CRO, o gestor de marketing precisa de um bom planejamento. Esse processo é fundamental para alcançar bons resultados e melhorar a performance do negócio.

Garantir boas taxas de conversão é indispensável para que a empresa possa aumentar suas vendas e seus lucros.

Vender e lucrar são objetivos comuns em qualquer negócio porque ajudam a empresa a crescer e expandir sua atuação no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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