Diagnóstico Ambiental da Bacia do Rio Piracicaba, app e caminhos para a melhoria da água serão apresentados hoje na Expo ESG
Nesta quinta-feira, 31 de julho, das 14h às 14h50, será apresentado o segundo resultado do Diagnóstico Ambiental da Bacia do Rio Piracicaba, durante a 3ª edição da Expo ESG
Nesta quinta-feira, 31 de julho, das 14h às 14h50, será apresentado o segundo resultado do Diagnóstico Ambiental da Bacia do Rio Piracicaba, durante a 3ª edição da Expo ESG, o maior evento ESG da América Latina, realizado no Engenho Central, em Piracicaba.
Com entrada gratuita e programação aberta ao público, a Expo ESG acontece de 30 de julho a 3 de agosto e antecipa debates que estarão no centro da COP 30, trazendo para a pauta os impactos ambientais, especialmente os relacionados à água.
A apresentação será uma oportunidade única para acompanhar os avanços do diagnóstico, entender os impactos já identificados, além de conhecer os próximos passos para a recuperação da bacia hidrográfica. Um dos destaques será o lançamento de um novo aplicativo desenvolvido em Power BI, que disponibilizará todos os resultados do diagnóstico ambiental de forma interativa e acessível à população, autoridades e tomadores de decisão. A ferramenta permitirá o acompanhamento contínuo da situação do Rio Piracicaba e de suas microbacias, fortalecendo a transparência e a mobilização social.
Também será apresentada a proposta de continuidade do projeto em 2026, com a ampliação das ações de monitoramento e engajamento comunitário. Um dos novos braços do projeto será o “Adote um Ribeirão”, iniciativa que propõe o envolvimento direto de empresas, escolas, ONGs e cidadãos na recuperação de afluentes do Rio Piracicaba.
O Diagnóstico Ambiental é uma realização da Associação Remo Piracicaba em parceria com a Mérieux NutriSciences, BluestOne, Truma Stakeholders, ICB - Instituto Cerrado do Brasil, Ecomol, PCJ, Ministério Público do Estado de São Paulo, Elevem Soluções Ambientais, Econatur e Goitacá Soluções Ambientais, com o apoio de uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e cientistas especializados em recursos hídricos.
Desde o final de 2024, o grupo vem realizando expedições científicas para monitorar a saúde do Rio Piracicaba, com coletas e análises em 22 pontos estratégicos, abrangendo desde a nascente, em Americana, até a foz, entre Santa Maria da Serra e Barra Bonita. As análises seguem rigorosamente a Resolução CONAMA 357, com o suporte técnico do Laboratório Mérieux NutriSciences, referência nacional em análises ambientais.
“As análises seguiram os critérios estabelecidos pela Resolução CONAMA 357, com a importante missão de realizar um relatório analítico completo para subsidiar a Associação Remo e os cientistas envolvidos na interpretação dos dados para desenvolver ações importantes de conservação e proteção da biodiversidade local”, destaca Valéria Diniz Castilho, Gerente de Operações e ESG da Mérieux NutriSciences Brasil.
O projeto surgiu em resposta a uma mortandade histórica de mais de 250 mil peixes, registrada em julho de 2024, após um descarte irregular que contaminou cerca de 70 km do rio. A primeira etapa da análise, realizada em dezembro do mesmo ano, apontou 19 parâmetros reprovados em conformidade com os limites estabelecidos para rios de Classe II pelo CONAMA.
“A 3ª Expedição Científica começa já no dia 4 de agosto, e teremos uma última campanha em dezembro. Essas coletas gerarão dados fundamentais para ações concretas de proteção e recuperação do Rio Piracicaba”, ressalta Alexandre Resende, Diretor de Sustentabilidade e ESG da BluestOne.
A iniciativa reforça a importância da educação ambiental, do engajamento comunitário e da ciência aplicada à tomada de decisão como pilares para a conservação dos recursos hídricos.
SERVIÇO
📍 Expo ESG – Engenho Central, Piracicaba (SP)
📅 Quinta-feira, 31 de julho
⏰ 14h às 14h50
💡 Painel: Diagnóstico Ambiental da Bacia do Rio Piracicaba: o que já sabemos e os caminhos para a recuperação
🎟 Entrada gratuita
Nenhum comentário