Fórum de Cidades Inteligentes reúne 40 prefeituras em João Pessoa
Municípios compartilham avanços tecnológicos e plano para transformação digital dos serviços públicos no primeiro evento presencial da Rede Cidade Digital no Estado da Paraíba. Prefeitos Inovadores foram reconhecidos no encontro
Prefeitos, gestores e servidores de 40 municípios participaram, nesta quinta-feira (21), do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de João Pessoa, realizado na Estação Cabo Branco, para debater como a tecnologia pode transformar a gestão pública e melhorar a qualidade de vida nas cidades. A iniciativa foi promovida pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI), com o apoio institucional da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP).
Para o diretor da RCD, José Marinho, a realização do evento representa um marco para o Estado. “É o primeiro realizado presencialmente pela Rede Cidade Digital na Paraíba e atrai prefeitos e gestores que estão tendo os primeiros contatos para entender o que é uma cidade digital e inteligente e como isso pode melhorar a vida das pessoas. Espero que seja o primeiro de muitos no Estado.”
A programação contou com painéis, apresentações de projetos e troca de experiências entre os municípios. Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado, é fundamental que as cidades adotem ferramentas digitais. “Qualquer município precisa investir em tecnologia para melhorar saúde, educação, mobilidade urbana e serviços públicos. Cidades inteligentes significam qualidade de vida para a população.”
O encontro aproximou gestores e mostrou como diversas cidades avançam na modernização dos serviços públicos. O Banco do Nordeste também marcou presença, trazendo as linhas de financiamento disponíveis para apoiar a implantação de cidades inteligentes no Estado. Na avaliação do gerente executivo estadual do Banco, Keke Roseberg, a participação foi estratégica: “Financiar inovação e sustentabilidade está entre os eixos principais do Banco do Nordeste. Estar aqui é mostrar como podemos apoiar as ações integradas dos municípios paraibanos.”
Durante o evento, a Rede Cidade Digital também entregou o título de Prefeito Inovador 2025 a gestores da região que se destacam pela adoção de tecnologias que promovem melhorias nos serviços prestados e impactos positivos no desenvolvimento dos seus municípios.
O prefeito de Mamanguape, Joaquim Fernandes, agradeceu a homenagem: “É uma alegria ser reconhecido por uma prática que alia inovação à melhoria do serviço público, trazendo mais transparência e acesso ao cidadão. Isso nos motiva a continuar avançando.”
Já a prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, destacou o pioneirismo do município. “Rio Tinto foi o primeiro do Vale do Mamanguape a instalar uma plataforma que permite ao cidadão acessar serviços e interagir com cada secretaria. Esse reconhecimento nos estimula a seguir inovando.”
A capital e anfitriã do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes também apresentou iniciativas implantadas. “Temos uma rede neutra de fibra óptica obtida por concessão e estamos adotando a tecnologia Polan, que substitui cabos antigos por fibra, garantindo alta performance e economia.”, destacou o coordenador da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI), Bruno Crispim.
Ele avaliou positivamente a oportunidade de compartilhar a experiência com outros gestores: “Foi muito importante poder compartilhar e escutar ideias de outros municípios. É uma satisfação ver João Pessoa recebendo esse evento.”
Representando o prefeito Cícero Lucena, a secretária da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), América Castro, apresentou o case 'Educação 4.0', mostrando como a tecnologia tem sido integrada ao ensino municipal.
"Com muita alegria participo do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, aqui em João Pessoa, para dialogar sobre Educação 4.0. É uma honra compartilhar as experiências da nossa Rede e refletir sobre como tecnologia, inovação e cuidado humano já estão presentes no dia a dia das escolas municipais. Em João Pessoa, estamos investindo em conectividade, formação de professores, ampliação do uso de recursos digitais e em práticas pedagógicas inovadoras que aproximam nossos estudantes do futuro. Nosso compromisso é preparar cada criança e jovem da Rede Municipal para os desafios e oportunidades de um mundo em constante transformação, sem perder de vista o acolhimento e a dimensão humana da educação", falou a secretária.
O evento contou ainda com a participação de empresas como Portal de Compras Públicas, Algar Telecom, Chip, Maq-Larem e Smartspace, que apresentaram soluções voltadas à modernização da administração municipal.
Foto: Jeniffer Amaral
Nenhum comentário