Últimas

Modernizando os pagamentos internacionais: novo estudo da Mastercard revela o caminho para fortalecer o sucesso das PMEs na América Latina e no Caribe

Um novo relatório da Mastercard mostra como as pequenas e médias empresas (PMEs) estão prontas para expandir além de suas fronteiras, mas enfrentam custos desproporcionais, atrasos e falta de visibilidade nos pagamentos internacionais. A pesquisa da empresa revela a necessidade de uma reformulação estrutural para impulsionar a inclusão das PMEs e sua competitividade global.

O que estamos anunciando:

·        A Mastercard está anunciando um novo relatório intitulado “Pequenos negócios, grandes oportunidades: desbloqueando o potencial das PMEs no mercado de pagamentos internacionais da América Latina”, desenvolvido em colaboração com a Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI) e a K2.

·        O estudo revela por que o sistema atual de pagamentos internacionais, projetado para grandes corporações, não atende às necessidades das pequenas e médias empresas (PMEs).

·        3 em cada 5 PMEs na região já trabalham com fornecedores internacionais, e em mercados como México e Brasil, 75% planejam expandir suas parcerias globais.

·        No entanto, elas enfrentam altas taxas, conversões pouco competitivas e atrasos: no Brasil, 80% dos pagamentos levam mais de 4 dias, e 1 em cada 5 demora mais de 10 dias.

·        O envio de apenas US$ 250 pode envolver taxas médias de 23,3%, chegando a até 30% dependendo do país de destino.

Por que isso importa:

·       As PMEs representam 98% do tecido empresarial e 60% dos empregos na região.

·       Essas ineficiências nos pagamentos podem causar interrupções na cadeia de suprimentos ou perda de oportunidades-chave.

·       Os bancos ainda detêm 75% desses fluxos, mas precisam se adaptar para não perder espaço para novas soluções tecnológicas.

O que a Mastercard está fazendo:

·        O Mastercard Move, portfólio da Mastercard de capacidades para movimentação de dinheiro, oferece uma solução para as principais barreiras que limitam o crescimento internacional das PMEs.

·        O Mastercard Move tem como objetivo transformar a experiência de pagamentos internacionais para as PMEs, com benefícios tangíveis:

o       Pagamentos mais econômicos, reduzindo intermediários e taxas ocultas.

o       Transparência total, com rastreamento em tempo real de custos e prazos de entrega.

o       Liquidações mais rápidas, incluindo no mesmo dia ou em tempo real em mais de 150 mercados.

O que estão dizendo:

-            As pequenas e médias empresas são o motor silencioso da América Latina. Elas inovam, geram empregos e mantêm nossas economias vivas. Para alcançar seu verdadeiro potencial, elas precisam de mais do que resiliência: precisam de uma infraestrutura financeira que as acompanhe em sua jornada global”, disse Walter Pimenta, Vice-Presidente Executivo de Comércio e Novos Fluxos de Pagamento da Mastercard para a América Latina e o Caribe.

-            Estamos reinventando como os pagamentos internacionais devem funcionar para as PMEs: de forma simples, segura e adaptada às suas realidades. Com o Mastercard Move, ajudamos os bancos a liderarem essa transformação, oferecendo ferramentas para disponibilizar soluções completas que impactam onde mais importa: liquidez, agilidade e confiança. As PMEs de hoje são as multinacionais de amanhã. E juntos, podemos construir a infraestrutura que elas merecem”, acrescentou.

Próximos passos:

-            A Mastercard continuará trabalhando com instituições financeiras para modernizar a infraestrutura de pagamentos na América Latina.

-            O relatório completo, “Pequenos negócios, grandes oportunidades: desbloqueando o potencial das PMEs no mercado de pagamentos internacionais da América Latina”, está disponível para download aqui.

Nenhum comentário