Últimas

Municípios paulistas precisam correr para não perder recursos educacionais em 2026

Centro-Oeste Paulista debate implantação da BNCC da Computação no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes em Botucatu, na próxima quinta-feira (04/12)


Escolas públicas e privadas que desejam continuar recebendo recursos da complementação do Fundeb, por meio do VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados), precisam acelerar a implantação do ensino digital e computacional, medida que passa a ser obrigatória a partir de 2026.

No Centro-Oeste Paulista, prefeitos e gestores debatem o tema durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da região de Botucatu, na próxima quinta-feira (04), no Parque Tecnológico, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com o Parque Tecnológico Botucatu, com apoio institucional da Prefeitura de Botucatu e do Consórcio Multifinalitário Pólo Cuesta.

Especialista no tema, o CEO da CyberGênios, Guilherme Tafelli, explica que os municípios que recebem ou querem receber os recursos do VAAR precisam ter a BNCC da Computação do ensino infantil ao fundamental 2 a partir de 2026 na grade curricular. “É um montante significativo, principalmente para as cidades de pequeno porte. Todos os municípios de Minas Gerais e do Brasil estão aptos a receber esse recurso e quem não se enquadrar à Lei poderá inclusive receber sanções”, afirma.

As normas estabelecidas pelo MEC incluem o uso de plataformas digitais e implementação de metodologias de aprendizagem e gamificação. De acordo com Tafelli, o planejamento das Secretarias Municipais de Educação também precisa aliar infraestrutura, currículo e a formação de docentes.

Embora a Política de Inovação Educação Conectada tenha sido instituída em 2021 e as normas sobre Computação na Educação Básica publicadas e incorporadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi em julho deste ano que a metodologia de avaliação para as cidades acessarem recursos do VAAR foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC).

O CEO destaca que o ensino da computação vai além do laboratório de informática nas escolas e abrange o ensino do letramento digital, destacando como a criança convive em sociedade e se comporta em assuntos como segurança digital e cyberbullying.

Uma pesquisa do Instituto For The Future também aponta que em menos de uma década, 85% das profissões vão ser novas e diretamente ligadas à tecnologia. “A computação em si traz muito a questão do desenvolvimento do raciocínio lógico para a criança. Esse conjunto de ferramentas de ensino acabam desenvolvendo habilidades sociais, que essa questão de conviver numa sociedade 100% digital quanto habilidades do desenvolvimento do raciocínio lógico e desenvolvimento do pensamento crítico em relação às evoluções que têm surgido”.

O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Botucatu vai reunir prefeitos, gestores e servidores para dialogar sobre inovações nos serviços públicos e o impacto da transformação digital no desenvolvimento socioeconômico da cidades.  

Entre os convidados estão o Coordenador de Programas da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Sirlei Gonçalves, os prefeitos de Paranapanema, Rodolfo Fanganiello, e de Itaí, Zé Ramiro, a Administradora de Banco de Dados da Prefeitura de Bauru, Ana Ligia Correa, o Secretário de Esportes e Recreação de Lençóis Paulista, Raphael Blanco, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Inovação de Jahu, Paulo Tebaldi. “O Fórum reforça o papel de Botucatu como polo de conhecimento e inovação no interior paulista. Reunir gestores e especialistas para pensar soluções conjuntas é essencial para a construção de cidades mais humanas, conectadas e inteligentes”, reforçou o diretor do Parque Tecnológico Botucatu, Daniel Lopes.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos, vereadores, representantes de universidades e membros de entidades, e podem ser feitas pelo site: sympla.com.br/rcd.

Além do compartilhamento de experiências bem-sucedidas nos municípios, o Fórum contará com a participação de empresas que apresentarão ferramentas e soluções para uma administração pública mais eficiente, entre elas a Binär Tech, CyberGênios, ENW, Monitora, Modelix e Portal de Compras Públicas e Camptécnica.

Prefeitos Inovadores 2025 - A Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2025 da região durante o evento. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

Serviço:

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Botucatu

Data: 04 de dezembro de 2025

Horário: 08 horas

Local: Parque Tecnológico Botucatu

Inscrições gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades: https://sympla.com.br/rcd.

Informações: WhatsApp (41) 3015-6812 ou imprensa@redecidadedigital.com.br

Nenhum comentário