Últimas

Controle eficaz das moscas domésticas começa com manejo integrado e boas práticas na fazenda

Engana-se quem acha que as moscas domésticas afetam apenas áreas urbanas. O inseto da espécie Musca domestica também é atraído por instalações rurais e, assim como nas cidades, pode carregar uma variedade perigosa de microrganismos e doenças para humanos e para animais destinados à produção de alimentos.

“O controle integrado de moscas é uma arma que o produtor rural precisa usar sempre. E não basta apenas um modo de combate ou solução contra essa praga. É preciso unir diferentes práticas e soluções para ter o ambiente mais saudável para os trabalhadores e os animais”, explica o médico veterinário Felipe Pivoto, gerente de Serviços Técnicos para Bovinos e Equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

O protocolo de controle integrado de moscas exige pontos de atenção: identificar e conhecer os aspectos biológicos e comportamentais das espécies infestantes; analisar o nível de infestação e procurar os possíveis focos; localizar e mapear os pontos críticos na propriedade; determinar que medidas preventivas e/ou corretivas serão implementadas.

“É igualmente importante que haja avaliação de que produtos serão utilizados e seguir corretamente a bula e local correto para aplicação. O treinamento de equipe de funcionários da fazenda também será essencial e, após a implementação do controle integrado, devem haver monitoramentos e avaliações constantes”, detalha o veterinário.

O controle integrado de moscas domésticas para propriedades rurais ganha um importante aliado com o Programa de Controle de Mosca Doméstica, da Vetoquinol Saúde Animal.

Ele une a potência de três tecnologias muito eficazes contra a mosca: Flycron® Plus, Diazitop® PM e Rotor®. A sinergia entre elas as amplifica, potencializando a eficácia no controle da praga. Com azametifós, fipronil e Z-9 Tricosene, Flycron® Plus deve ser pincelado estrategicamente. Já Rotor®, formulado à base de azametifós e Z-9 Tricosene, é apresentado em formato de isca granulada. “Diazitop® PM possui o diazinon como potente ativo inseticida e é oferecido em forma de pó molhável, devendo ser pulverizado no ambiente. Ainda pode ser usada – em caso de necessidade de controle de larvas – solução com diflubenzuron, que será mais uma aliada nesse manejo”, indica Antonio Coutinho, gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol.

Além do uso de produtos eficazes, as instalações devem ser mantidas limpas, a esterqueira bem manejada e o descarte de lixo feito corretamente. O controle também deve envolver a vizinhança e a atenção à direção do vento, já que as moscas podem voar por quilômetros de distância até seu destino final.

O Programa de Controle de Mosca Doméstica colocado em prática de maneira correta devolve o desempenho e o bem-estar aos animais irritados, impede a transmissão de inúmeras doenças e devolve a rentabilidade à propriedade pecuária.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.

Nenhum comentário