Últimas

Museu da Casa Brasileira realiza a 2ª Edição do Mercado Manual

29 e 30 de abril, sexta-feira e sábado, das 10h às 20h - entrada gratuita


Com o objetivo de valorizar e divulgar o trabalho da comunidade de novos artesãos e incentivar o empreendedorismo e a criatividade, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza a 2ª edição do Mercado Manual em parceria com a Floristas Produções. Com entrada gratuita, o evento ganha ares de festival com apresentações musicais, atrações infantis, oficinas e gastronomia nos dias 29 e 30 de abril, das 10h às 20h.

O primeiro Mercado Manual foi um sucesso, levando mais de 3.200 visitantes de todas as idades, para conhecerem os 50 expositores que marcaram presença no evento. Para esta edição, já estão confirmados 76 expositores, e a organização espera atrair o dobro do público.

Mais de 70 expositores apresentarão produtos e serviços autorais que abrangem itens para a casa, fotografias, joias e acessórios, sapatos, bolsas, papelaria, moda, arte, saúde e bem-estar. Nesta edição poderão ser vistos nomes do universo na moda como a joalheira Camila Sarpi, especialista em combinar materiais clássicos como ouro, prata e pedras com a madeira; a estilista Flavia Aranha, que desenvolve roupas com fibras naturais e pigmentos extraídos de plantas; a designer Manuela Amaral Rodrigues, da marca Cabana, que já trabalhou nas equipes de estilo da Lacoste e da Hermès, antes de se lançar em voo solo na criação de acessórios, sandálias de corda e alpargatas estampadas.

Dentre outros destaques promissores está a escultora gaúcha Carolina Peraça, que inspirada pelas viagens que faz ao redor do mundo, cria objetos de cerâmica de formas naturais e angulares que são únicos, seja no contraste das cores e esmaltes ou até mesmo nas variações de superfície das peças. Já a VELA, empresa que fabrica velas feitas de cera de soja, que ao contrário dos modelos tradicionais, não emitem toxinas por serem totalmente naturais, apresenta uma cera que dura até 50% mais que as sintéticas e ainda emitem um perfume agradável no ambiente com os óleos naturais extraídos da planta diretamente, sem química alguma que usamos na produção.

Atividades para crianças e outras atrações
Das atrações infantis, o destaque vai para a Trupe Pé de Histórias http://www.trupepedehistorias.com/ e também o projeto Brinquedo Erê Lab, que convida crianças a desenvolverem um brinquedo com o tema “A criança, o futuro e a cidade” nos dois dias do evento. São objetos de pequeno, médio e grande porte; brinquedões com brasilidade que participam do urbanismo contemporâneo através de interações no cotidiano.

As informações completas sobre o evento estarão disponíveis, em breve, no site www.mcb.org.br e www.redemanual.com.br.

Além da programação musical com Chico Saraiva e a banda Saraivada, oficinas de estamparia ecológica, tricô e arranjos florais, o público poderá degustar produtos locais de quitutes e comidas variadas na pracinha gastronômica do festival.

As informações completas sobre o evento estarão disponíveis, em breve, no site www.mcb.org.br e www.redemanual.com.br.

PROGRAMAÇÃO MERCADO MANUAL
29 e 30 de abril, das 10h às 20h – Entrada gratuita

Expositores
Camila Sarpi, A Figurinista, Catarina Mina, Flavia Aranha, Cosi Home, Okan, A Compoteira, A Sacoleira, Amuse, Ana Gern, Beatriz Losso, Bordados de Passira, Cabana Crafts, Carolina Peraça, Cheers, Coletivo Casa Viva, COMAS, Cristina Kim, CuiCui, Cumbuca, Deli Jewls, Drê Magalhães, Falafeando, Fatte a Mano, Feixe Acessórios, Flavia Del Pra, Flux, Fora de Série, Frida e Mina, Gandaia, Gui-Bonfim, Helo_Galvão, ll Casalingo, Iracema, Juliana Bolinni, Juliana Vomero, Laura Mallozi, Le Soufle, Lolo, Majane, Maria Fernanda Chadad, Maria Nuvem, Maria Sublime, Matto, Moa Estúdio, Narural Cookies, Nhoc Nhoc, Oh Lord Intimates, Patricia Carvalho, Paula Juchem , Piracaianas, PP Acessórios, Primeira Folha, Priscila Pini, Queijo com Sotaque, Raros Fazedores de Chocolate, Rita Retz, Sal do Beija Flôr, Santo Sabão, Senõrita Galante, Sohá, Thabata Plaper, Toco Oco, Tradicional Cuscuz Paulista, Tucum, Tupã, Val Grywacz, Vela Made In SP, Verdin, Vitoria Pães e Vittoria Magnolia.

Sexta-Feira, 29 de abril
12h15 – Pulseira de bordado de contas no tear
13h15 - Maloya
14h15 – Estamparia com carimbo de madeira
14h30 – Laços Unidos Contra o Frio - Crochet
15h30 - Ondina
18h30 – Marcelo Monteiro Jazz
O dia todo – Brinquedos Erê Lab, Fotografia AMF, Artes Plásticas

Sábado, 30 de abril
10h30 – Impressão Botânica – Estampa ecológica em echarpe
11h – Yoga Live - pratica de yoga + DJ + baixista
13h - Projeto Ondina (harpa, oboé e dj)
14h – Arranjos Florais
14h30 – Oficina de crochê por Coletivo Agullha
14h40 - Trupe Pé de Histórias
15h40 – Tábuas de Madeira
17h - Rinah
18h40 - Chico Saraiva e Saraivada
O dia todo – Brinquedos EreLab, Fotografia AMF, Artes Plásticas

Sobre a rede Manual

A Manual é uma rede que reúne e empodera pequenos empreendedores e novos criadores, propiciando ambientes de negócios, educação e relacionamento. Trata-se de uma ferramenta que incentiva e ressignifica o artesão, o autor, o criador. Composta principalmente por mulheres, a rede acredita no poder do feminino como agente de mudança que se dedica a fazer um futuro melhor com as próprias mãos. A Rede Manual se estabelece e se relaciona em eventos físicos, como Mercado Manual, em oficinas e no site www.redemanual.com.br.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira (MCB) dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a arquitetura e o design, contribuindo na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade do morar do brasileiro.

SERVIÇO
Mercado Manual
29 e 30 de abril, sexta e sábado das 10h às 20h – Entrada Gratuita
Acesse a programação completa nos sites www.mcb.org.br e www.redemanual.com.br
Local: Museu da Casa Brasileira - (11) 3032-3727
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano
www.mcb.org.br

VISITAÇÃO

De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 7 e R$ 3,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos. Gratuito aos sábados, domingos, feriados e aberturas noturnas
Durante o Mercado Manual, a entrada é franca
Acesso a pessoas com deficiência | Bicicletário com 40 vagas
Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3026.3913 / agendamento@mcb.org.br
Agência Lema
Leandro Matulja/ Letícia Zioni/ Larissa Marques
www.agencialema.com

Nenhum comentário