Últimas

Fatec Carapicuíba promove terceira edição do Sijoga

Até sexta-feira (18), estudantes e professores do curso superior de tecnologia de Jogos Digitais participam de 'lives' com profissionais do setor de games

Começa nesta terça-feira (15), a terceira edição do Simpósio de Jogos Digitais e Analógicos (Sijoga) da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Carapicuíba. Até sexta-feira (18), estudantes e professores do curso superior de tecnologia de Jogos Digitais participam de lives com profissionais do setor de games. Durante o evento, serão apresentadas defesas de Trabalhos de Graduação (TGs) e portfólio dos melhores jogos desenvolvidos em todas as turmas do curso. A transmissão será pelo YouTube.

Entre os TGs está o jogo Vac-ine, desenvolvido pelos estudantes Beatriz Nathaly Teles de Oliveira, Felipe Justino dos Santos, Matheus Ilharco Mourão Campozana Begosso e Renato Augusto Rodnik. Com o objetivo de incentivar a vacinação contra a Covid-19, o game faz parte do projeto semestral interdisciplinar do Sistema Maximizado de Avaliação Unificada em Games (Smaug) e apresenta como heroína uma profissional de enfermagem chamada Ariel, que lança doses de vacina com seu arco e flecha. Baseado em memes, tem o objetivo de atingir o maior número de tupinivikings, evitando aglomeração e transformando-os em jacarés.

“A ideia foi criar algo legal de jogar, lúdico e que chame a atenção do público jovem adulto, que está nos próximos grupos de vacinação. Esse jogo é uma grande conquista na carreira que estamos começando a trilhar e também é uma homenagem aos profissionais que arriscam as suas vidas para cuidar das pessoas na pandemia”, comenta Renato.

Segundo o estudante, no jogo, há o link para o portal Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. O grupo pretende continuar o desenvolvimento de novos jogos sobre a temática.

Os melhores games avaliados neste semestre participarão da mostra competitiva Melhores do Smaug, dentro do Sijoga. Os games estão disponíveis para download gratuito no Itch.io.

Confira a programação:

15 de junho – Lives com profissionais do mercado

9 horas: Igor La Luz, Arte, Games e Oportunidades no Mercado Digital, pelo YouTube;

11 horas: Danilo Costa e Daniel Martini, Profissões e Desafios no Ramo de Desenvolvimento de Jogos, pelo YouTube;

15 horas: Victor Haruo, Como usar a plataforma DIO para acelerar a sua carreira, pelo YouTube;

19 horas: Ana Raquel Satim, Cores e Contrastes Aplicados ao Desenvolvimento de jogos, pelo YouTube;

21 horas: Guilherme Machado, Level Up Your Brand: Como Marcas Estão Explorando o Mundo dos Games, pelo YouTube.

16 de junho

Das 9 às 13 horas e das 19 às 23 horas: Bancas de defesa de TGs, pelo YouTube.

17 de junho

Das 9 às 13 horas e das 19 às 23 horas: Bancas de defesa de TGs, pelo YouTube;

9h30 e 19h30: Mostra Melhores do Smaug 2021 (programação exclusiva para alunos e docentes da unidade).

18 de junho

9h30 e 19h30: Mostra Melhores do Smaug 2021 (programação exclusiva para alunos e docentes da unidade).

Serviço:
3º Simpósio de Jogos Digitais e Analógicos – Sijoga

Data: De 15 a 18 de junho de 2021

Transmissão: pelo canal da Fatec Carapicuíba no YouTube

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos.

Nenhum comentário