Novas regulações para gestores de investimento trazem fluidez ao mercado
*Por Luiz Gasparelo, Chief Product Officer for Global Markets da BRITech
No dia 25 de fevereiro,
a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) publicou as Resoluções nºs 19 e 21,
que dispõem sobre as atividades de consultoria de investimentos e administração
de carteiras de valores mobiliários, revogando as Instruções que regulavam as
matérias até então. Não houveram mudanças materiais ao tratamento de tais
profissionais, porém, o prazo para a análise de pedidos de registro de
administradores de carteiras foi reduzido de 105 dias úteis para 60 dias
corridos, pelo fato de a atividade ser considerada de alto risco pela CVM. A
autorização para a realização da atividade de consultoria de investimentos,
considerada de médio risco pela CVM, passou a ser automaticamente concedida,
mediante envio da documentação prevista na norma.
Diante de um cenário de
juros baixos e mercados voláteis, fala-se cada vez mais sobre diversificação de
carteira, combinado com o aumento da concorrência, comunicação simplificada e a
tecnologia cada vez mais presente - fazendo grande parte do trabalho pesado em
relatórios e dados, o papel do consultor e do administrador de carteira é cada
vez mais dinâmico. Estes profissionais se responsabilizam pela gestão dos
recursos de seus clientes e são responsáveis, entre outras coisas, pelas
decisões sobre os tipos de ativos financeiros que farão parte da carteira que
administram, considerando, entre outros fatores, os riscos e as políticas de
investimentos pré-definidas.
Uma recente pesquisa da
consultoria financeira internacional global deVere Group indicou que o Covid-19
levou a um aumento de 72% no uso de plataformas financeiras. Esse processo de
transformação impactou diretamente no surgimento de novos perfis de
investidores em todo o mundo, um público que demanda muito mais das empresas e
rejeitam barreiras antiquadas do mercado.
Novos meios de
gerenciamento no relacionamento com o cliente estão deixando de ser
diferenciais e se tornando regra. A tecnologia está desempenhando um papel cada
vez mais importante como uma extensão da comunicação do consultor, ajudando não
apenas a manter os clientes informados, mas também a identificar oportunidades
para fortalecer a confiança, a compreensão e o suporte às necessidades. Podemos
usar como exemplo a aplicação de Inteligência Artificial para reconhecer
padrões comportamentais e analisar sentimentos nas interações, além de
plataformas que atendem todos os players
da cadeia, tendo interface para investidores finais
As Resoluções não
trazem mudanças materiais ao tratamento de qualquer das mencionadas classes de
prestadores de serviços, porém a redução de prazos e maior facilidade para
atuar dentro das regras da autarquia trazem maior fluidez para o mercado. Além
dos esforços para atingir metas, criar planos, explorar opções e monitorar o
progresso, o investimento online está atendendo à preferência da nova geração
pela automação, ao invés da interação humana. Coletivamente, isso representa um
desafio para atrair e reter clientes em um cenário competitivo para consultores
com mentalidade tradicional.
* A BRITech é uma fintech com soluções
para o ecossistema de gestão de investimentos presente em mais de 20
países
Nenhum comentário