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Expedição Fartura visitou cidades do Sul de Minas Gerais em busca de pequenos produtores da Serra da Mantiqueira

 CURADORAS MORENA LEITE E CAROLINA DAHER TIVERAM A MISSÃO DE SELECIONAR PRODUTORES PARA O PRÓXIMO FESTIVAL GASTRONÔMICO DE TIRADENTES

Foto/Nereu Jr

A Expedição Fartura, que integra o projeto Fartura – Gastronomia do Brasil, colocou o pé na estrada mais uma vez para descobrir e aprofundar nos sabores e na cultura gastronômica brasileira. Dessa vez, a viagem foi em parceria com o Sebrae Minas e o destino foi o Sul de Minas, onde a equipe visitou Paraisópolis, Piranguinho, Alagoa, São Lourenço e Itanhandu, em seis dias de viagem e diversos locais na região.

             Comandando a Expedição Fartura Projeto Origem Minas estão a chef de cozinha Morena Leite, responsável pela curadoria nacional, e a jornalista e crítica gastronômica Carolina Daher, curadora em Minas Gerais. Esta expedição teve uma missão especial, selecionar os produtores que farão parte do 24º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, o mais tradicional do país, que acontecerá em setembro.

A viagem começou pelo Café Zalaz, em Paraisópolis, onde há produção de cafés orgânicos, cultivados sob a sombra de árvores nativas e solo protegido. O produto foi o primeiro café orgânico a ganhar um concurso Cup of Excellence com a maior nota histórica até os dias atuais (97,53 pontos). Uma enorme quebra de paradigma sobre a qualidade desse modelo de manejo.

Na cidade de Piranguinho, o foco foi o Pé de Moleque. A escolha não é aleatória, já que lá é considerada a capital da iguaria, que é patrimônio tombado da gastronomia local. A produção do doce foi acompanhada e a história por trás de sua criação foi revelada.

A equipe também foi ao município de Alagoa, para desvendar os segredos do famoso Queijo D’Alagoa, um dos mais apreciados do mundo, com premiações e reconhecimentos em diversas competições internacionais.

Próximo a São Lourenço, no Sítio Cambará Fruticultura, a comitiva foi conferir a produção local de frutas vermelhas e os sabores escondidos na região, com múltiplos produtos degustados.

No caminho para Itanhandu, a equipe conheceu o Azeite Serra que Chora e por fim visitou o Apiário Flores de Minas, onde se encontra uma das mais renomadas produções de mel do estado.

 

SOBRE ORIGEM MINAS

Inspirados pela mineiridade, o Sebrae e o Sistema Faemg criaram o Origem Minas, um projeto que conecta produtores, artesãos e consumidores oferecendo produtos que proporcionam experiências que expressam o jeito mineiro de ser.

A forma de se expressar dos mineiros, seja na fala, nas quitandas, nos doces, queijos, cafés, artesanato são facilmente reconhecidos em todo o país. Isso acontece porque Minas é exemplo na preservação de suas origens, valores e costumes e é para reforçar essa identidade que o projeto foi desenvolvido.

 

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL

A Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia. A Plataforma Fartura consiste em:

Expedições Fartura: viagens que já percorreram mais de 88 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.

Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.

Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em nove cidades: Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e Lisboa. Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas, que se deliciaram com os mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais. Em 2020, ocorreu a primeira edição do Fartura Digital Belo Horizonte, com uma audiência de 7 milhões de pessoas. E também o Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes, com audiência de mais de 6 milhões de pessoas.

 

Mais informações:

https://www.farturabrasil.com.br/

https://www.instagram.com/farturabrasil/

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