Últimas

Parceria com Thoughtworks apoia Lopes rumo à transformação digital

 Com metodologia que utiliza espelhamento de times, consultoria habilita equipe de tecnologia da Lopes a realizar digitalização com foco em resultados

São Paulo, 25 de agosto de 2021 - Se antes da pandemia a tendência da digitalização no setor imobiliário já era uma realidade, após a chegada da Covid-19 e seus inúmeros desdobramentos, ter soluções tecnológicas consistentes passou a ser um imperativo para empresas do ramo. Este era o cenário encarado pela imobiliária Lopes, há 85 anos no mercado e presente em 10 estados do país, e que desde 2019 vinha realizando avanços em sua área de tecnologia, mas que durante a pandemia viu a necessidade de investir no crescimento de seu time.

Nesse contexto, em meados de 2020 a imobiliária contratou como diretor executivo digital (CDO) Joaquim "Joca" Torres, conhecido profissional da área de Produto Digital, e que ficou responsável pelo planejamento e desenvolvimento de novos negócios e estratégias digitais da empresa. Joca então buscou a consultoria de tecnologia Thoughtworks para colaborar com a rede de profissionais da respectiva área, que internamente é chamada de Lopes Labs, rumo à transformação digital.

A parceria tinha como objetivo otimizar o trabalho de corretores e franqueados e aumentar sua produtividade. Durante o processo, os times da Thoughtworks foram espelhados nos times da Lopes para habilitá-los a adotar as melhores práticas de desenvolvimento de software e uma cultura ágil e digital. "Antes o time era medido por entrega, agora entendemos que o foco deve ser resultado obtido, leads e franquias. Vimos com a parceria que não precisávamos de tantos aplicativos, mas sim de resultado e valor partindo do simples", explica Joca Torres.

O projeto impulsionou a criação do Corretor Digital, um novo modelo de negócio que permite interação mais eficiente dos corretores com o sistema da Lopes. Com o Corretor Digital, novos corretores também passaram a interagir com a plataforma. O Lopes Labs tem atingido resultados excelentes, como aumento de 494% dos leads gerados no primeiro trimestre de 2021. A Thoughtworks participou da distribuição e acompanhamento de leads para os corretores. Além disso, houve aumento de 96% na conversão, além de ter superado a meta de vendas em mais de 50% por meio dos canais digitais. "Nossa parceria com a Lopes foi bastante rica para o time da Thoughtworks, pois a partir do nosso processo de descoberta, pudemos avaliar os sistemas da Lopes para apontar a melhor abordagem. Avaliamos também como os times estavam distribuídos e trabalhamos em parceria para organizá-los estruturalmente. Também trabalhamos na evolução do produto e da experiência, visando sempre ajudá-los a atingir seus objetivos de negócio", explica Nathalia Oliveira, Delivery Principal da Thoughtworks.

A parceria entre as empresas também promoveu reflexões mais amplas, como a questão da diversidade. O fato de a Thoughtworks contar com um time bastante diverso, sobretudo na questão de gênero, chamou a atenção da Lopes e a levou a começar a pensar em ações para ser mais diversa. "O trabalho da Thoughtworks não se resume apenas em tecnologia, mas em cultura e novas formas de enxergar o negócio com suas situações internas e externas", avalia Joca Torres.

Sobre a Thoughtworks

A Thoughtworks é uma consultoria global de tecnologia que integra estratégia, design e engenharia para alavancar a inovação digital. Somos mais de 9 mil pessoas distribuídas entre 48 escritórios e em 17 países. Há mais de 25 anos, trabalhamos junto com nossas clientes para criar impacto extraordinário, usando a tecnologia como diferenciador para ajudá-las a resolver problemas de negócio complexos.

Sobre o Grupo Lopes

Líder no mercado imobiliário e uma das empresas mais admiradas do país, a Lopes (LPSB3) oferece soluções integradas de intermediação, consultoria e financiamento de imóveis. Fundada em 1935, a Lopes é referência no setor e conta com mais de 220 mil imóveis à venda em seu portfólio, prestando assessoria a incorporadores, compradores e vendedores de imóveis novos e usados. Atualmente, são mais de 12 mil corretores associados em todo o Brasil.

Nenhum comentário