Mercado de varejo é reformulado com cloud híbrida e IA para atender às mudanças nas preferências de compras e sustentabilidade do consumidor
Estudo
global de 2022 sobre consumo, conduzido pela IBM/NRF, concluiu que:
- O método de "compra
híbrida" é preferencial para mais de um em cada quatro consumidores
que participaram da pesquisa;
- De acordo com os dados, 62% dos
consumidores estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para reduzir o
impacto ambiental, mas há ainda uma lacuna entre a intenção e a ação.
Armonk, NY, 13 de janeiro
de 2022 - Na Retail's 'Big Show' de 2022 da NRF, o IBM
(NYSE:IBM) Institute for Business Value e a National Retail Federation, maior
associação de comércio varejista do mundo, lançaram seu segundo estudo global*,
“Os
consumidores querem tudo”, que revela as crescentes preferências dos
consumidores por sustentabilidade e jornadas de compras fragmentadas entre
diversos pontos de contato digitais, físicos e móveis.
O novo estudo global com mais de 19.000 consumidores pesquisados mostra que as
compras híbridas -- misturando canais físicos e digitais nas jornadas de
compras -- estão aumentando à medida que os hábitos que os consumidores
adotaram por necessidade durante a pandemia da COVID-19 estão se tornando
rotina. Os varejistas devem ser mais ágeis para atender aos clientes onde eles
estão, integrando experiências digitais e na loja.
• 72% dos entrevistados dizem que usam lojas físicas como principal ou parte de
seu método de compra.
• Os
principais motivos pelos quais os entrevistados optam por visitar uma loja
incluem tocar e sentir os produtos antes de comprá-los (50%), escolher seus
próprios produtos (47%) e obter os produtos imediatamente (43%), mas o que os
compradores na loja procuram varia de acordo com a categoria do produto.
• 27%
dos entrevistados relatam que as compras híbridas são seu método de escolha, e
os consumidores da Geração Z pesquisados são mais propensos a ser um
"comprador híbrido" em comparação com outras faixas etárias.
O estudo também mostra que, desde 2020, a sustentabilidade se torna cada vez
mais importante para as decisões de compra dos consumidores pesquisados e
preferências de marca.
• Consumidores com propósito, que escolhem produtos/marcas com base em seus
valores como sustentabilidade, agora são o maior segmento de consumidores
pesquisados (44%).
• 62%
dos entrevistados estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para reduzir o
impacto ambiental, em comparação a 57% há dois anos.
•
Metade dos entrevistados diz que estão dispostos a pagar a mais pela
sustentabilidade -- até 70%. Isso é aproximadamente o dobro de 2020.
• No
entanto, há uma lacuna entre intenção e ação -- apenas 31% dos entrevistados
dizem que produtos sustentáveis foram a maior parte ou a totalidade de sua
última compra.
“Embora muitos consumidores pesquisados ainda valorizem a experiência
tradicional de compra em lojas físicas, agora eles também esperam flexibilidade
para construir sua própria jornada de compra -- de acordo com os comportamentos
predominantes em sua faixa etária, ferramentas disponíveis e a categoria de
produto que procuram comprar”, disse Mark Mathews, vice-presidente de
Desenvolvimento de Pesquisa e Análise da Indústria da Federação Nacional de
Varejo. “Esta abordagem ‘híbrida’ é uma mudança fundamental no comportamento do
consumidor.”
“A
pesquisa mostra ao longo do último ano que a sustentabilidade se tornou cada
vez mais importante para os consumidores, embora ainda haja uma lacuna entre
suas intenções e ações devido à falta de informações no processo de compra.
Cada vez mais, está se tornando essencial que as marcas de varejo demonstrem
escolhas e opções sustentáveis em cada etapa da experiência do cliente. Ao
mesmo tempo, as compras híbridas se consolidaram na maioria das categorias,
principalmente em artigos para o lar e vestuário; e, embora as lojas continuem
a desempenhar o papel predominante nos supermercados, as compras híbridas
também estão crescendo nessas categorias", disse Luq Niazi, Global
Managing Director IBM Consumer Industries.
Ele
acrescentou: “Apesar do impacto da COVID-19, nossa experiência com clientes
mostra que muitas marcas líderes de varejo continuam transformando rapidamente
as operações, a experiência do cliente e as cadeias de suprimentos com
tecnologias como IA, nuvem híbrida e blockchain para ajudar a atender a essas
múltiplas preferências dos clientes”.
No domingo, 16 de janeiro, dia de abertura da 112ª convenção anual da NRF, o
presidente e CEO da IBM, Arvind Krishna, vai fazer uma palestra sobre “Remodelar
o varejo com tecnologia” às 18h (horário de Brasília) no palco principal.
Os visitantes podem se conectar com profissionais da indústria IBM no estande
nº 3620 e acompanhar as atualizações sociais em #NRF2022.
Sobre
o estudo IBM/NRF
O IBM
IBV, em associação com a National Retail Federation, realizou uma pesquisa
global com mais de 19.000 entrevistados em 28 países em setembro de 2021 para
entender melhor o novo normal do comportamento do cliente. O estudo completo
“Os consumidores querem tudo: compras híbridas, sustentabilidade e marcas
orientadas para o propósito” está disponível em aqui.
Sobre
o IBM Institute for Business Value
O IBM Institute for Business Value (IBV) oferece insights de negócios confiáveis de nossa posição na interseção de tecnologia e negócios, combinando a experiência de pensadores do setor, acadêmicos líderes e especialistas no assunto com pesquisa global e dados de desempenho. O portfólio de liderança de pensamento da IBV inclui pesquisas aprofundadas, benchmarking e comparações de desempenho e visualizações de dados que apoiam a tomada de decisões de negócios em regiões, indústrias e tecnologias. Siga @IBMIBV no Twitter e, para receber os insights mais recentes por e-mail, visite.
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