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Baixa conversão? Veja como melhorar os índices das suas campanhas

Bruno Tonetto, líder da unidade de negócios Campaign da ZENVIA, explica o que pode ser feito para reverter a situação

São Paulo, maio de 2022 - Quando o assunto é campanha de marketing, existem mecanismos que avaliam se as ações planejadas estão rumando para o sucesso ou o fracasso do negócio. Um deles é a taxa de conversão, uma métrica comumente utilizada como termômetro para identificar a eficiência da estratégia de comunicação. De tempos em tempos, o setor de marketing deve analisar se o índice apresenta crescimento, estabilidade ou, na pior das hipóteses, uma queda. Se as taxas estiverem abaixo do esperado, esse é o momento para uma reavaliação tática.

Antes de tudo, as empresas precisam entender como a taxa de conversão influencia no aumento das vendas. Esse indicador nada mais é do que uma métrica usada para acompanhar a aderência do público diante das estratégias comerciais. Tratando-se do comércio on-line, a conversão é o caminho que um visitante do site percorre até se tornar um cliente, ou seja, quando realiza a compra do produto. No meio desta jornada, há uma série de fatores determinantes para o triunfo ou a derrota.

A primeira etapa para a conversão é a captação de leads (ou possíveis compradores), que pode ser por meio de uma landing page, em que o usuário fornece seus dados para a empresa. Em seguida, começa a nutrição desses leads com conteúdos da marca, como é o caso do e-mail marketing e da newsletter. Depois de alimentá-los com informações, chega o momento da empresa entrar em contato com o cliente e identificar o interesse dele. Dessa forma, ela avalia se o lead está qualificado ou não, e, nesse último caso, busca entender o que é preciso fazer para que ele vire, de fato, um comprador.

“Com isso em mãos, a companhia pode personalizar o atendimento e fazer um direcionamento mais assertivo. Existem diversas formas de chamar a atenção do consumidor, mas o que determina sua decisão de compra é a experiência com a empresa”, explica Bruno Tonetto, líder da unidade de negócios Campaign da ZENVIA, plataforma de comunicação que empodera empresas a criarem experiências únicas para seus clientes finais.

O especialista indica três importantes etapas para elevar os índices de conversão de suas campanhas. Veja:

1. Conheça seu público

Para aumentar a taxa de conversão, Tonetto afirma que a equipe de marketing precisa realizar uma profunda análise de seus consumidores e avaliar se a marca está atendendo suas expectativas. Ele afirma que a empresa deve realizar melhorias em SEO, aprimorar o design e fazer uso de artifícios persuasivos, sem ser invasivo. “É necessário investir na autoridade da marca. O consumidor precisa considerar que aquela empresa é a referência naquele produto que vende. Para isso, podemos pensar em produção de conteúdo relevante, que desperte a curiosidade e, mais tarde, o desejo em adquirir”, ressalta.

2. Experiência do consumidor

Outro ponto destacado por Tonetto é a jornada do consumidor. Essa fase começa quando o cliente tem o primeiro contato com a marca. De acordo com ele, se o cliente tiver um bom atendimento para esclarecimento de dúvidas, por exemplo, as chances de compra aumentam. “Se a comunicação falha em algum momento, a empresa corre risco de perder a venda e, pior que isso, a sua reputação. Isso serve também para o pós-venda. O cuidado deve permanecer o mesmo do início ao fim”, pontua.

3. Gerenciador de campanhas

Para evitar ruídos na comunicação, Tonetto reforça que é necessário investir em gerenciadores de campanhas, como o ZENVIA Campaign. “O recurso se torna um grande aliado para todas as empresas que almejam o crescimento do negócio, uma vez que organiza as etapas do atendimento ao consumidor”, considera. Unindo uma interface gráfica amigável e a multicanalidade, a solução da ZENVIA permite que qualquer pessoa, especialista ou não, utilize a ferramenta para potencializar as vendas.

Outro diferencial é que as empresas também podem gerenciar a base de contatos, possibilitando a exclusão e inclusão de novos clientes dentro de uma lista em qualquer etapa da campanha. Esse recurso oferece autonomia para os gerenciadores, pois podem selecionar certos perfis de clientes para um canal em específico e, em um segundo momento, incluir ou excluir a régua de automação.

Sobre a ZENVIA

Com atuação em toda a América Latina e mais de 11 mil clientes, a ZENVIA (NASDQ: ZENV) é movida pelo propósito de criar um novo mundo de experiências, por meio de uma plataforma que empodera as empresas, para que possam criar experiências únicas de comunicação para seus clientes finais. No Mundo Zenvia, acreditamos que a evolução tecnológica e a experiência humana, combinadas, são capazes de unificar a comunicação em toda a jornada do consumidor e nos canais de sua preferência. Para saber mais, acesse o nosso site e confira nossos perfis no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.

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