Cesta básica fica 1,7% mais cara em abril no e-commerce de São Paulo, segundo levantamento da Precifica
Pesquisa envolveu os 13 itens que compõem a
cesta básica e foi realizada a partir do monitoramento de preços de cinco
grandes plataformas supermercadistas da região metropolitana
Comida mais cara
Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em
soluções de pricing, entre elas o
monitoramento de preços do e-commerce, mostra que a cesta básica na região
metropolitana de São Paulo subiu 1,71% em abril, na comparação com março. A pesquisa envolveu 13
itens disponíveis em cinco grandes plataformas supermercadistas que atuam na
região. Para adquirir os produtos pesquisados, no quarto mês do ano, o
consumidor precisou desembolsar R$ 707,79 ante
R$ 695,92 no mês anterior.
Levantamento feito pela Precifica,
empresa especializada em soluções de pricing, entre elas o monitoramento de
preços do e-commerce, mostra que a cesta básica na região metropolitana de São
Paulo subiu 1,71% em abril, na comparação com março. A pesquisa envolveu 13
itens disponíveis em cinco grandes plataformas supermercadistas que atuam na
região. Para adquirir os produtos pesquisados, no quarto mês do ano, o
consumidor precisou desembolsar R$ 707,79 ante R$ 695,92 no mês anterior.
Para se ter ideia do peso desse
percentual no cotidiano das famílias, o IPCA, que é a inflação oficial medida
pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que envolve
produtos de diversos outros segmentos, foi de 1,06% no período.
A Precifica começou a fazer o
levantamento em fevereiro deste ano, quando o preço da cesta no e-commerce
estava R$ 660,60. Em março, a empresa identificou o aumento de 5,35%, bem maior
do que em abril. A pesquisa envolve os mesmos itens adotados pelo Dieese
(Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A
diferença é que a Precifica monitora o preço do sal refinado, mas não acompanha
o do pãozinho francês, enquanto o Dieese acompanha o do pãozinho, mas não o do
sal.
“A nossa pesquisa feita exclusivamente
no e-commerce confirma a disparada dos preços já identificada pelo IPCA. Porém,
nosso levantamento mostra especificamente a evolução da inflação na categoria
alimentos e em uma área econômica em particular, no caso, São Paulo. Nossa
pretensão é, futuramente, fazer esse mesmo acompanhamento no comércio
eletrônico de outras regiões metropolitanas”, explica Ricardo Ramos, CEO da
Precifica.
Dos itens pesquisados, a maior alta foi
do feijão carioca (7,6%), seguido do litro do leite integral (6,1%), da carne
bovina (3,8%), do arroz (3,3%) e do tomate (2,1%). No mesmo período, o preço do
sal refinado caiu 10,3%, o da banana recuou 10,0% e o pacote de meio quilo de
café em pó baixou 2,5%. A batata também ficou levemente mais barata, com baixa
de 0,8% (ver tabela a seguir).
Maio
A Precifica também monitorou a variação
de preços do e-commerce na primeira semana de maio, em comparação com os preços
praticados na primeira semana de abril. Nesse período houve aumento de 5,58%
nos valores, com a cesta chegando a R$ 731,92. Nesse curto espaço de tempo, o
vilão foi o quilo da batata, que subiu 35,1%. Na sequência estão o quilo da
banana (7,6%) e o quilo da carne bovina (5,5%). A maior baixa foi do quilo do
café em pó (-2,1%).
Evolução do índice inflacionário
Mês |
|
Variação
Cesta Precifica* |
IPCA |
|
|
02/2022 |
|
----- |
1,01% |
|
|
03/2022 |
|
5,35% |
1,62% |
|
|
04/2022 |
|
1,71% |
1,06%** |
|
|
05/2022 |
|
-2,04%**** |
N/D*** |
|
|
*Levantamento feito no e-commerce de São
Paulo
**Prévia divulgada pelo IBGE no momento
em que a Precifica fechou a pesquisa. Posteriormente o IBGE divulgou o índice
oficial de 1,06%
***Não divulgado
****Prévia da primeira semana de maio
Evolução dos preços no e-commerce de São
Paulo em abril/22
Fonte: Precifica
Sobre a
Precifica
Criada em 2013, a Precifica é uma das maiores empresas brasileiras especializadas em soluções de pricing. Por meio de seus serviços traduz o comportamento do mercado em informações precisas, auxiliando varejistas, OTAs e indústrias a tomarem as melhores decisões de acordo com a concorrência, o consumidor e a demanda, definindo assertivamente suas estratégias de pricing. A empresa monitora mais de 1 bilhão de data points/mês, em mais de 1.200 sites, e conta com mais de 1.500 usuários em seis países da América Latina. Para mais informações, acesse: www.precifica.com.br
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