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Cesta básica fica 1,7% mais cara em abril no e-commerce de São Paulo, segundo levantamento da Precifica

Pesquisa envolveu os 13 itens que compõem a cesta básica e foi realizada a partir do monitoramento de preços de cinco grandes plataformas supermercadistas da região metropolitana

Comida mais cara 

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, entre elas  o monitoramento de preços do e-commerce, mostra que a cesta básica na região metropolitana de São Paulo subiu 1,71% em abril, na comparação com março. A pesquisa envolveu 13 itens disponíveis em cinco grandes plataformas supermercadistas que atuam na região. Para adquirir os produtos pesquisados, no quarto mês do ano, o consumidor precisou desembolsar R$ 707,79 ante R$ 695,92 no mês anterior. 

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, entre elas o monitoramento de preços do e-commerce, mostra que a cesta básica na região metropolitana de São Paulo subiu 1,71% em abril, na comparação com março. A pesquisa envolveu 13 itens disponíveis em cinco grandes plataformas supermercadistas que atuam na região. Para adquirir os produtos pesquisados, no quarto mês do ano, o consumidor precisou desembolsar R$ 707,79 ante R$ 695,92 no mês anterior. 

Para se ter ideia do peso desse percentual no cotidiano das famílias, o IPCA, que é a inflação oficial medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que envolve produtos de diversos outros segmentos, foi de 1,06% no período. 

A Precifica começou a fazer o levantamento em fevereiro deste ano, quando o preço da cesta no e-commerce estava R$ 660,60. Em março, a empresa identificou o aumento de 5,35%, bem maior do que em abril. A pesquisa envolve os mesmos itens adotados pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A diferença é que a Precifica monitora o preço do sal refinado, mas não acompanha o do pãozinho francês, enquanto o Dieese acompanha o do pãozinho, mas não o do sal. 

“A nossa pesquisa feita exclusivamente no e-commerce confirma a disparada dos preços já identificada pelo IPCA. Porém, nosso levantamento mostra especificamente a evolução da inflação na categoria alimentos e em uma área econômica em particular, no caso, São Paulo. Nossa pretensão é, futuramente, fazer esse mesmo acompanhamento no comércio eletrônico de outras regiões metropolitanas”, explica Ricardo Ramos, CEO da Precifica. 

Dos itens pesquisados, a maior alta foi do feijão carioca (7,6%), seguido do litro do leite integral (6,1%), da carne bovina (3,8%), do arroz (3,3%) e do tomate (2,1%). No mesmo período, o preço do sal refinado caiu 10,3%, o da banana recuou 10,0% e o pacote de meio quilo de café em pó baixou 2,5%. A batata também ficou levemente mais barata, com baixa de 0,8% (ver tabela a seguir). 

Maio 

A Precifica também monitorou a variação de preços do e-commerce na primeira semana de maio, em comparação com os preços praticados na primeira semana de abril. Nesse período houve aumento de 5,58% nos valores, com a cesta chegando a R$ 731,92. Nesse curto espaço de tempo, o vilão foi o quilo da batata, que subiu 35,1%. Na sequência estão o quilo da banana (7,6%) e o quilo da carne bovina (5,5%). A maior baixa foi do quilo do café em pó (-2,1%). 

 

Evolução do índice inflacionário 

Mês 

  

Variação Cesta Precifica* 

IPCA 

  

 

02/2022 

  

----- 

1,01% 

  

 

03/2022 

  

5,35% 

1,62% 

  

 

04/2022 

  

1,71% 

1,06%** 

  

 

05/2022 

  

-2,04%**** 

N/D*** 

  

 

  

*Levantamento feito no e-commerce de São Paulo 

**Prévia divulgada pelo IBGE no momento em que a Precifica fechou a pesquisa. Posteriormente o IBGE divulgou o índice oficial de 1,06% 

***Não divulgado 

****Prévia da primeira semana de maio 

Evolução dos preços no e-commerce de São Paulo em abril/22 

 

Fonte: Precifica 

Sobre a Precifica  

Criada em 2013, a Precifica é uma das maiores empresas brasileiras especializadas em soluções de pricing. Por meio de seus serviços traduz o comportamento do mercado em informações precisas, auxiliando varejistas, OTAs e indústrias a tomarem as melhores decisões de acordo com a concorrência, o consumidor e a demanda, definindo assertivamente suas estratégias de pricing. A empresa monitora mais de 1 bilhão de data points/mês, em mais de 1.200 sites, e conta com mais de 1.500 usuários em seis países da América Latina. Para mais informações, acesse: www.precifica.com.br  

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