Pedra na água, hora de rever caminhos
Marcos Pavesi*
Quando uma pedra é jogada na superfície
de um lago, por exemplo, ela gera uma série de ondas em sequência, que se
espalham em todas as direções e podem ser vistas por qualquer pessoa que esteja
por perto do ponto em que ela caiu. Esse é um fato científico reconhecido e
imutável. Uma pedra atirada sobre a água sempre terá essa consequência. Mas,
assim como isso é verdade, também é fato científico que essas ondas são mais
grossas, fechadas, rápidas e fortes imediatamente após a queda da pedra.
Conforme as ondas se afastam do centro, elas se tornam cada vez mais finas,
abertas, lentas e fracas. Por fim, acabam desaparecendo.
O mesmo acontece com um fato histórico
da dimensão da pandemia de covid-19. Significativo, suas consequências são
inevitáveis em todas as direções, da saúde à economia, passando pela redução da
qualidade de vida das pessoas e pelas demissões que atingem os mais diversos
setores. Acompanhamos esses efeitos globais ao longo dos últimos dois anos,
desde que os primeiros casos da doença foram identificados do outro lado do
mundo. No entanto, assim como acontece com as ondas formadas sobre a água
quando uma pedra é jogada, essas consequências também tendem a se tornar cada
vez mais esparsas, até que possamos finalmente considerar que elas
desapareceram.
Neste período de incertezas e
adaptações, o mercado automotivo vem lutando bravamente e se preparando para
uma retomada que, aos poucos, vem acontecendo, apesar das adversidades. As
cadeias produtivas em todo o planeta ainda estão sofrendo os impactos de uma
pandemia não totalmente controlada. Quando essa retomada começava a se tornar
mais perceptível, novos eventos mundiais adicionaram novas ondas à superfície
já conturbada desse lago. Com a guerra na Ucrânia, a crise de insumos que já
tinha sido registrada devido à pandemia se tornou ainda mais preocupante. Os
componentes são escassos e, quando existem, têm seus custos cada vez mais altos
e uma logística cada vez mais complexa.
Diante de tantos desafios, as empresas
que quiserem ser bem sucedidas precisarão aprender a lidar com incertezas e
imprevistos, planejando e replanejando suas ações, tentando antecipar o reflexo
dessas mudanças globais. Com esse plano de fundo, montadoras e concessionárias
em todo o planeta foram compelidas a rever processos, enxugar quadros de
funcionários, reduzir custos e, em muitos casos, paralisar suas operações.
Embora esses não sejam tratamentos agradáveis para o problema, eles foram
extremamente necessários.
No caso das concessionárias, os
problemas globais aceleraram um processo que já vinha acontecendo. É uma
realidade urgente o fato de que elas precisam renovar seus modelos de negócio,
principalmente via digitalização. A barreira a ser rompida ainda é a
resistência de um mercado tão tradicional. Entretanto, é notável que esse
mercado está começando a entender essa necessidade. Em um momento de transição,
como é o atual, é ainda mais fundamental que esses empresários se sintam
seguros para fazer esse movimento. Isso só pode ser feito por meio de alianças
com parceiros que efetivamente têm a experiência necessária para compor uma
estratégia digital completa, especificamente desenhada para o mercado
automotivo.
Para lá dos muros das empresas, que
estão fazendo todo o possível para garantir uma recuperação mais robusta a
partir de agora, também é preciso contar com um estofo que venha de outras
áreas. Há, por exemplo, questões de foro político que poderiam dar um impulso
tanto para a indústria quanto para o mercado brasileiro. Isso pode ser feito
por meio da redução de impostos e encargos trabalhistas, mas também com um
maior investimento em pesquisa e desenvolvimento, com a abertura de créditos
para inovação e com a oferta de crédito para capital de giro.
Já sabemos que as ondas causadas pela
pandemia de covid-19 estão cada vez mais fracas, finas e abertas. E, enquanto
elas não desaparecem, podemos erguer barreiras para que nossa cadeia
automobilística seja cada vez menos impactada por elas.
*Marcos Pavesi é head comercial da DealerSites.
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