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Confira 5 dicas para fugir das "pegadinhas" da Black Friday

De acordo com Rodrigo Garcia, CEO da Petina - startup especializada em performance de marketplaces-, comprar por meio de plataformas como Mercado Livre, Magazine Luiza e B2B é a melhor opção, por serem canais que passam maior credibilidade e são segurança aos consumidores

Crédito: Canva

São Paulo, novembro de 2022 - A Black Friday - a temporada de descontos mais aguardada do ano- chegou, e consumidores de todo o país estão sempre na expectativa desse período, em busca das melhores ofertas e da oportunidade de comprar aquele produto que é seu “sonho de consumo” por um valor mais atrativo.

“A Black Friday é vista por muitos como uma forma de aproveitar as melhores ofertas no varejo e, consequentemente, economizar. Neste ano, essa data do varejo ‘concorre’ com outro grande acontecimento, a Copa do Mundo fora de época, mas para os comerciantes, a ocorrência simultânea do mundial de futebol gera ainda mais oportunidades para impulsionar as vendas”, avalia Rodrigo Garcia, CEO da Petina Soluções Digitais- startup especializada na gestão de marketplaces.

Segundo levantamento recente da Globo, 72% dos brasileiros entrevistados declararam que possuem interesse em adquirir algum produto ligado ao evento esportivo. Em meio à chegada da “data oficial” da Black Friday - que é a próxima sexta, dia 25- as pessoas precisam ficar bastante atentas às pegadinhas, para não "trocar gato por lebre” na hora de comprar as promoções anunciadas no mercado.

“O principal, antes de tudo é se planejar para não comprometer o orçamento, e também, é claro, estar sempre atento e desconfiar das promoções ‘imperdíveis’, pois muitas delas não passam de fraudes para ludibriar o consumidor”, alerta Garcia.

“Black Fraude” e “tudo pela metade do dobro”

Segundo o executivo, a data também é conhecida como “black fraude” em razão das práticas enganosas cometidas por algumas empresas. “Isso acontece  porque há lojas que costumam até dobrar os preços dos produtos dias antes da Black Friday, o famoso ‘tudo pela metade do dobro’, adverte Garcia. 

No entanto, ele ressalta que as grandes plataformas de vendas têm combatido essa prática com o uso da tecnologia. “O Mercado Livre, por exemplo, tem uma trava capaz de deixar o produto que sofreu aumento de preço 30 dias antes da Black Friday inelegível para entrar em campanha. Então, se a empresa tiver o intuito de enganar o cliente, irá perder pelo menos um mês de vendas”, esclarece o diretor da Petina. Além disso, explica Garcia, o Procon também monitora os produtos 90 dias antes do evento e têm autuado lojas que tentam ludibriar o público com campanhas fraudulentas.

Pensando nisso, o executivo listou seis dicas  para os consumidores fugirem das promoções enganosas e serem bem sucedidos nas compras durante a Black Friday:

1 - Faça o monitoramento de preçosAntes de efetuar uma compra no dia da Black Friday, é preciso ter feito uma ampla pesquisa do valor do tão desejado produto. O diretor da Petina destaca que esse monitoramento deve ser feito com antecedência, pelo menos alguns dias antes da “data oficial” da promoção. A meta é ter certeza que a mercadoria está realmente em oferta.

“Caso veja alguma irregularidade, como um aumento excessivo e depois um corte ilusório do preço, denuncie ao Procon. Existem sites que também fazem esse acompanhamento para certificar as lojas que usam promoções de verdade, como é o caso do Reclame Aqui. Ele é uma boa fonte de consulta”, esclarece.

2 - Verifique se a marca é confiávelOutra dica importante é se certificar de que a marca da loja escolhida ou pesquisada pelo cliente para compra tem uma boa reputação no mercado, tanto nos sites de defesa do consumidor quanto nos comentários colocados por demais consumidores. Garcia ressalta que também é necessário desconfiar de produtos com preços muito baixos nas páginas da internet, pois isso pode significar uma tentativa de golpe.

Nessa linha, o marketplace costuma dar mais segurança aos compradores porque a chance de uma possível fraude ou mesmo de um roubo dos dados é bem mais remota devido à confiabilidade dessas plataformas. “A pessoa precisa ter bastante cuidado na hora de inserir os dados online e as informações pessoais. Em muitos casos, o baixo valor é para atrair a vítima para um golpe”, pondera.

3 - Veja se é possível cancelar a compraAvaliar as formas de cancelamento das compras junto às lojas virtuais (e-commerce) é outra maneira de se preservar contra uma campanha enganosa na Black Friday. Esse tipo de desistência de produtos adquiridos pela internet é assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que garante um prazo de sete dias em caso de arrependimento ou por questões financeiras ou porque o produto não condiz com as condições ofertadas.

Garcia esclarece que alguns marketplaces, por exemplo, dão prazo de até 30 dias para realizar a devolução. “O estabelecimento tem a obrigação de garantir esse direito. Caso a desistência não seja assegurada, está em desacordo com a legislação e é possível denunciar aos órgãos competentes de defesa do consumidor. É bom lembrar que o produto precisa estar na embalagem original e não pode ter sinais de uso se o cliente for devolver só por desistência e não por defeito”, salienta o diretor da Petina.

4 - Atente-se aos prazos de entregaUm outro item que merece atenção especial do consumidor é sobre o cumprimento de prazos de entrega por parte das empresas. Para evitar cancelamentos por parte dos clientes devido à chegada da mercadoria fora do período prometido, os marketplaces dispõem de processos em suas operações, em que a loja precisa cumprir o despacho da encomenda em até 24 horas. Se o estabelecimento não cumprir isso, a sua conta nesse espaço virtual de compras será prejudicada.

Garcia ressalta que esse procedimento garante a entrega, pois o determinado produto já se encontra no Centro de Distribuição do marketplace.  “São formas de garantir a chegada na data prometida e evitar insatisfação. ”

5 - Confira os produtos mais vendidosO diretor da Petina orienta os consumidores a verificarem a lista dos produtos mais vendidos na edição passada da Black Friday. A iniciativa tem o intuito de conferir se esses itens de fato tiveram boas promoções, por meio do grande volume de vendas. Outra dica é verificar os reviews do produto na plataforma, que mostra a sua classificação quanto à aceitação junto ao público e os comentários de outras pessoas que compraram a referida mercadoria.

“Esses são bons termômetros para a pessoa conseguir comprar o produto dos sonhos sem grandes problemas e saber se realmente está em oferta. Muitos esperam exatamente por essa data, então a dica é aproveitar esses dados como uma importante ferramenta de consulta”, completa Garcia.

Sobre a Petina - Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. Eleita dois anos consecutivos (2021 e 2022) de mentoria e gestão de marketplace pelo Mercado Livre e responsável pela estruturação das lojas oficiais dentro da plataforma como Nike, MyShoes, Chilli Beans, Reserva, Lacoste, Amaro (entre outras).

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