Últimas

Recommerce: o que é e como investir nessa tendência?


O recommerce é um formato de venda online que está se tornando tendência. Definido como uma venda de segunda mão dos produtos, também é denominado como um e-commerce de revenda ou comércio eletrônico reverso.

Diferentemente de comprar um produto novo, quando se trata do recommerce os itens já são utilizados ou então foram reformados para que possam voltar a serem comprados em lojas que são especializadas neste formato.

Por exemplo, um ferro de passar industrial com caldeira, após uma reforma e ajustes, pode ser vendido novamente em uma loja especializada neste produto ou que pertença a segmentação da qual ajuda.

Esse modelo de negócio faz com que não apenas seja procurado no comércio tradicional como também no digital, ganhando força entre os consumidores que buscam por produtos nestas condições.

Uma vez que podem apresentar um alto padrão e uma boa qualidade mesmo já tendo sido utilizado uma vez, o recommerce vem se tornando uma tendência que vem sendo solidificada dentro do mercado.

Para que uma empresa possa investir neste formato de vendas, é essencial conhecer desde o surgimento até mesmo as vantagens que o modelo apresenta para que assim, haja uma chance de executar o recommerce do melhor modo.

Devido às transformações nos padrões de compras dos consumidores, um empreendimento que compreende e sabe usar as tendências ao seu favor ganha maiores oportunidades para que a marca seja ainda mais divulgada no mercado.

O surgimento do recommerce

Com as tendências do mercado se renovando cada vez mais, uma empresa de manutenção de jardim pode usar o recommerce como uma de suas formas de vender os produtos.

O surgimento desse formato de mercado passou a ser ainda mais intensificado pelos consumidores que estão preocupados com questões ambientais, fazendo com que, além da cobrança para empresas terem melhores atitudes, também reutilize produtos.

O ato de consciência passou a ser cada vez mais presente na sociedade com ambientalistas e especialistas no assunto alertando sobre os impactos cada vez maiores e as chances de se tornarem irreversíveis.

Isso, a longo prazo, se torna prejudicial de um modo coletivo e, por isso, o recommerce se transformou em uma alternativa para que haja uma redução de consumo de novos produtos dando oportunidades para que sejam reutilizados.

Fazendo com que a vida útil seja prolongada e com isso, gerando menos impactos ambientais. Os consumidores que buscam por este formato acabaram influenciando o mercado a adotar esta modalidade.

E, com isso, trazendo oportunidades para ambos os lados porque não apenas há uma reutilização como também os produtos passam a serem mais acessíveis, gerando possibilidades de fidelização por parte do cliente.

O recommerce passou a ser introduzido digitalmente com as mudanças do mercado e com a internet sendo cada vez mais utilizada, por isso conhecer as vantagens para que as operações sejam realizadas de modo positivo é fundamental.

Uma vez que o recommerce mesmo sendo algo com uma grande tendência atual oferece uma base de conscientização, fazendo com que, desse modo, se tenha um foco ainda maior sobre os motivos pelos quais a prática pode ser adotada.

As vantagens do recommerce

Se uma empresa de cano de irrigação 2 polegadas está buscando compreender mais sobre o recommerce como uma forma de colocá-lo como uma técnica de venda, alguns benefícios estão em torno desta decisão como o alcance de novos consumidores.

Conquistar um público que possui determinadas preferências para adquirir um produto ou um serviço é algo que gera para a companhia grandes vantagens, se a estratégia for estruturada de uma forma mais adequada.

E como o recommerce opera na grande maioria dos casos por meio do comércio eletrônico, a chance de conquistar clientes que optam por essa modalidade é cada vez maior, especialmente quando não desejam pagar o preço de produtos novos.

Uma vez que produtos sendo vendidos novamente pode oferecer para a empresa a chance de ter lucros e, com isso, conquistar os clientes que buscam por uma qualidade com preços mais acessíveis.

Outro benefício está ligado às oportunidades que os produtos usados ganham novamente no mercado. Visto que ao passar por um novo processo que permita um braquete porcelana ser vendido novamente, este produto acaba chamando a atenção do cliente.

Outra vantagem em torno desta modalidade é que as vendas podem ocorrer sem grandes investimentos de fabricação, fazendo com que as chances dos lucros da empresa serem maiores aumentarem consideravelmente.

Refletindo em lucros maiores que permitem investimento em outras áreas, e assim, fazendo com que a marca possa ter um bom desenvolvimento dentro do seu mercado de atuação por meio do recommerce.

Essas vantagens oferecem a chance também de que a corporação destaque-se de outros negócios, uma ação fundamental diante da competição cada vez maior do mercado e por isso, podendo estabelecer-se do melhor modo.

Como executar o recommerce?

Para que uma empresa de cristalização automotiva possa usar o recommerce como parte de suas operações é preciso compreender como executar a ação, e pode-se pontuar as operações:

  • Criação de boa estrutura para venda na internet;

  • Demonstração de confiança;

  • Garantia de qualidade do produto;

  • Divulgação adequada;

  • Acompanhamento de feedback.

Por se tratar de um formato de vendas que ocorre predominantemente na internet, é fundamental que a criação de uma boa estrutura de vendas neste formato seja um dos pontos principais e prioritários da empresa.

Afinal, é através desta estrutura que a chance do empreendimento não apenas conquistar consumidores mas relevância que atraia parceiros e investidores, ajudando a marca a ter uma estabilidade ainda mais sólida.

Com o recommerce, a empresa pode optar tanto por uma loja virtual como também por um marketplace que é utilizado para este formato de venda de produtos, gerando a chance de estabilizar-se ainda mais dentro do nicho.

E essas ações são mais intensificadas quando se há uma compreensão de como a empresa já atua com outros produtos, ou então quando se tem um conhecimento aprofundado sobre o público-alvo.

Posteriormente, chega o momento que a empresa deve demonstrar que é de confiança. Por serem produtos de segunda mão, é ainda mais essencial que a loja garanta que o cliente irá receber seu equipamento abrasivo para jateamento, por exemplo.

Principalmente, demonstrando que há uma qualidade no que está sendo adquirido. Por isso, é importante que se tenha cuidados com o produto para que a satisfação do consumidor que busca por algo mais acessível possa estar em alta.

Isso é imprescindível quando se trata do recommerce justamente porque já houve um uso anterior do produto, e mesmo sendo de segunda mão deve estar em boas condições para que possa ser vendido com uma boa qualidade.

Outro ponto crucial para que o recommerce também seja realizado de um bom modo é usar uma divulgação adequada para o formato do produto.

Uma vez que se trata de algo que já foi utilizado anteriormente, é fundamental que a campanha de marketing que for desenvolvida seja para os clientes que buscam e gostam de produtos neste formato.

Já que se for direcionado para aqueles que compram camiseta para estampar atacado novas, a chance de que as vendas ocorram são menores do que esperado, mesmo estando dentro da linguagem que faz parte do nicho.

Isso leva a importância de observar o mercado para saber como criar as campanhas voltadas a este público, e fazer com que por intermédio delas o consumidor possa ter uma campanha que é voltada para a sua realidade.

Diante de todos os procedimentos e após a venda do produto por meio do recommerce, também é crucial que se tenha um acompanhamento do feedback e um processo de pós-venda para fidelizar o consumidor e ganhar uma relevância no mercado.

Visto que há clientes que buscam conhecer mais sobre a empresa e a qualidade dos produtos de segunda mão a partir de feedbacks, e com essas informações, a chance do número de vendas crescer é mais provável.

Sendo assim, incentivar e nutrir após a compra é um diferencial da marca que pode ajudar na venda de mais cortina de vidro para apartamento em segunda mão.

Considerações finais

O recommerce é um formato de venda que vem se tornando tendência desde o comportamento do público em relação aos impactos no meio ambiente, assim como para tornar um determinado produto mais acessível.

Sendo de segunda mão, existem empresas especializadas em vender neste formato com uma boa qualidade e para os consumidores certos, que estão acostumados ou que buscam pelo produto.

A importância e a vantagem em torno deste modelo de venda oferece que o empreendimento possa ter uma relevância dentro do seu nicho, além da demonstração de importância com a natureza por prolongar o tempo de vida de um produto.

Com as divulgações certas assim como um acompanhamento dos feedback dos consumidores, é possível que o recommerce seja o que oferece uma maior estabilidade dentro da segmentação atuante do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Nenhum comentário