Últimas

Estação Brás recebe exposição itinerante que alerta para a cegueira

Após passar pela Luz, mostra com imagens favoritas de famosos segue no metrô com o objetivo de levar informação sobre as principais doenças da retina


Qual imagem faria mais falta se você não pudesse mais enxergar? Essa questão motivou a exposição Veja bem, Veja para sempre, que ocorre de 25 de julho a 1 de agosto, na Estação Brás, em São Paulo (mezanino). A iniciativa faz parte de uma campanha da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), em parceria com o laboratório Novartis, que ocorre desde 2013, com diversas ações pelo Brasil. A exposição tem como objetivo mostrar ao público os riscos e formas de prevenção das principais doenças da retina, além da importância do diagnóstico e tratamento precoce que podem evitar a cegueira em milhares de pacientes.

De acordo com a SBRV, cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de alguma doença da retina atualmente, muitos sem sequer saber. A retina é uma estrutura ocular sensível, responsável por captar e processar as imagens no olho humano. Na exposição, as pessoas poderão conhecer as imagens favoritas de atores, cantores e atletas olímpicos, além de depoimentos dessas personalidades sobre o porquê da opção pela foto escolhida. Participam dessa mostra: Helena Ranaldi, Isabel Fillardis, Bárbara Paz, Tuca Andrada, os esportistas Zetti e Virna, Alessandra Negrini entre outros.

A exposição Veja bem, Veja para sempre é a primeira sobre doenças da retina realizada no Brasil. O público presente poderá ainda se informar sobre as doenças mais frequentes da retina e interagir com imagens que foram concebidas de acordo com a visão de quem tem o problema. “Assim como foi na estação Luz, queremos repetir o sucesso e continuar conscientizando e levando informação para o maior número de pessoas sobre as doenças da retina. Outro objetivo é alertar a população sobre a importância de procurar um especialista para ter acesso ao diagnóstico e tratamento adequados”, diz André Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

Sobre as doenças de retina

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é causada pelo excesso de açúcar nos pequenos vasos sanguíneos que irrigam a retina e isso acaba desgastando-os fazendo com que surjam edemas ou obstruções na retina.

Edema macular diabético

O edema macular diabético tem como principal causa a diabetes mal controlada, além da hipertensão arterial (pressão alta), idade avançada e outros problemas de visão como miopia, astigmatismo etc.


DMRI

O surgimento da degeneração macular relacionada à idade (DMRI) está ligado a fatores genéticos e hereditários, além do próprio processo de envelhecimento.

Oclusão Venosa da Retina (OVR)

A oclusão venosa da retina (OVR) não possui uma circunstância específica para se desenvolver. Ainda assim existem aspectos determinantes para o seu desencadeamento como a idade avançada, pressão arterial elevada, alta taxa de gordura no sangue, diabetes, glaucoma e problemas com a coagulação sanguínea.

Sobre a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo

Fundada em 1977, a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) tem o objetivo de difundir conhecimento científico aos oftalmologistas especializados em retina e demais interessados. A prática médica recomendada pela SBRV é baseada em evidências e seus associados possuem um estreito relacionamento com os principais centros de pesquisa do mundo. Desde a sua fundação, a SBRV se destaca pela capacitação periódica dos oftalmologistas, realização constante de eventos em todo o Brasil e pelo compromisso social de comunicar, da melhor forma, todas as questões relacionadas à retina.

Serviço:

Evento: Exposição Veja bem, Veja para sempre
Entrada: Gratuita
Data: de 25 de julho a 1º de agosto
Local: Estação Brás (mezanino)
Horário: das 4h40 à meia-noite

Informações para imprensa

Tino Comunicação

Vinicius Volpi – (11) 3529-3618
vinicius@tinocomunicacao.com.br

Danilo Tovo - (11) 3529-3638/(11) 97492-3442
danilo@tinocomunicacao.com.br

Comunicação Novartis
Renata Salles - (11) 5532-4258/(11) 99932-0868
renata.salles@novartis.com

Crédito de fotos: divulgação

Nenhum comentário