Elektro, Google e Sama ocupam primeiras posições nos rankings de "Melhores Empresas para Trabalhar - GPTW Brasil"
A pesquisa – que avaliou o índice de confiança dos funcionários com o ambiente de trabalho e as melhores práticas de gestão de pessoas – destacou, também, sub-rankings: Melhores do setor de Serviços; Melhores do setor de Indústria; As melhores em qualidade de vida; Oportunidades (quantidade de vagas abertas em % do total de funcionários); As empresas mais procuradas; As empresas que contratam mais; As que mais promoveram; As que treinam melhor; As empresas com mais profissionais jovens; As empresas com maior escolaridade; e Mais mulheres nos postos de trabalho.
São Paulo, 18 de agosto de 2015 – A maior pesquisa global de avaliação do índice de confiança dos funcionários com o ambiente de trabalho e análise das melhores práticas de gestão de pessoas apontou, na edição 2015, as “Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil”. Conduzida pelo Great Place to Work® em parceria com a revista ÉPOCA, publicação da Editora Globo, a pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil premiou 135 organizações corporativas nas categorias “Grande Porte” (75 empresas com 1.000 ou mais funcionários); “Médio Porte – Multinacionais” (30 empresas, de 100 a 999 funcionários); e “Médio Porte – Nacionais” (30 empresas, de 100 a 999 funcionários). As empresas Elektro, Google e Sama lideram, respectivamente, essas categorias.
Na categoria “Grande Porte”, a Elektro é seguida por Caterpillar (2ª colocada), Kimberly-Clark (3ª colocada), Gazin (4ª colocada), Laboratório Sabin (5ª colocada), Magazine Luiza (6ª colocada), Dell (7ª colocada), Alcoa (8ª colocada), Embraer (9ª colocada), Losango (10ª colocada), Tokio Marine (11ª colocada), Mars Brasil (12ª colocada), McDonald´s (13ª colocada), Cemar (14ª colocada), Monsanto (15ª colocada), Volvo (16ª colocada), Accor (17ª colocada), AstraZeneca (18ª colocada), MAN Latin America (19ª colocada) e John Deere (20ª colocada).
Entre as premiadas da categoria “Grande Porte”, dispostas em ordem alfabética, estão também: 3Corações; 3M; AES Sul Distribuidora Gaúcha; Ale Combustíveis; Algar Telecom; Ambev; Ancar Ivanhoe; Anglo American; Apetit; Archer Daniels Midland; Atento Brasil; Autoglass; Bradesco; Banco Mercantil do Brasil; Brasil Kirin; Centro Universitário Una; CI&T; Citibank: Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos; Copagaz; Cultura Inglesa (RJ, DF, GO, ES e RS); Diageo; DSM; Embracon; Enel Brasil; Eurofarma; Grupo Icatu Seguros; Grupo Rio Quente; Grupo Saga; Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre; GVT; Honda; Ibyte; Intelbras; Itaú Unibanco; Leroy Merlin; Lojas Riachuelo; Mercadinhos São Luiz; Navistar Mercosul; Novartis; Oracle; P&G; Prezunic; Roche; Santander Financiamentos; SAP; Serasa Experian; Sesc/RS; Takeda; Teleperformance; Todimo Home Center; UNIBH (Centro Universitário de Belo Horizonte); Unidas S/A; Whirlpool; e Zema.
Na categoria “Médio Porte – Multinacionais”, Google é seguido por Perkins Motores (2ª colocada), JW Marriott Rio de Janeiro (3ª colocada), Renaissance SP (4ª colocada), Duke Energy (5ª colocada), Genzyme (6ª colocada), SAP Labs Latin America (7ª colocada), Ace Schmersal (8ª colocada), VMware (9ª colocada) e PromonLogicalis (10ª colocada). Entre as premiadas em ordem alfabética estão: Agrex do Brasil; Astellas; Bristol-Myers Squibb; Chemtech; Cisco Systems; Companhia Energética do RN; Dow Corning do Brasil; EMC; Ford Credit Brasil; HSBC Software Development; Movile; Owens Corning; Reachlocal Brasil; Roche Diagnóstica; SC Johnson; ThoughtWorks Brasil; Ticket Serviços; Wärtsilä Brasil; Zambon Laboratórios Farmacêuticos; e Zodiac.
Na categoria “Médio Porte – Nacionais”, a Sama é seguida por Dextra (2ª colocada), Consórcio Luiza (3ª colocada), Acesso Digital (4ª colocada), Special Dog (5ª colocada), Radix (6ª colocada), Pormade (7ª colocada), Geneged (8ª colocada), Laboratório Leme (9ª colocada) e Unimonte (10ª colocada). Entre as premiadas em ordem alfabética: B&Q Energia; Cigam; Compugraf; Conquest One; Cultura Inglesa BH; DAG J. Sleiman; Daitan Group; Ecad; EloGroup; FS Vas; H. Strattner; Ipog; Jost Brasil; Metadados; Microcity; Scapol Distribuidora; Sicoob Metropolitano; Unimed Missões/RS; Visagio; e Zanini Móveis.
Segundo Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work® Brasil, a pesquisa mostra que estamos entrando na “Era das Melhores Empresas” – um novo paradigma em que o modelo de gestão focado nas pessoas é o que irá funcionar de agora em diante. “Analisamos os dados de faturamento das 10 empresas mais bem posicionadas nos rankings Grande Porte e Médio Porte (Multinacionais e Nacionais) para entender como essas corporações estão se comportando na crise. Juntas, elas faturaram R$ 43 bilhões de reais em 2014, um crescimento de 9% em relação ao ano anterior. Trata-se de um percentual de crescimento noventa vezes maior que o percentual de crescimento de 0,1% do PIB brasileiro. Este ano, com a variação negativa prevista para o PIB, a discrepância será ainda maior”, analisa o executivo, salientando que esses dados mostram o impacto positivo de investir em pessoas.
Shiozawa afirma que o melhor de tudo é que as empresas brasileiras estão posicionadas na vanguarda deste movimento. “Das cem empresas premiadas como as melhores para trabalhar em 2015 na América Latina, 51 são brasileiras, ou estão presentes no Brasil. Das cerca de 7 mil empresas participantes da pesquisa conduzida em mais de 50 países, cerca de 20% delas estão no país. Os números de empresas participantes invariavelmente aumentam no país, ano após ano, mostrando que esse período de transição para a Era das Melhores Empresas está acontecendo diante de nossos olhos, nesse momento”, finaliza. Outro dado interessante revela que as empresas da categoria “Médio Porte – Nacionais” conquistaram a maior nota final na pesquisa realizada com os funcionários, a Trust Index©: nota 90, acima das notas das categorias “Médio Porte – Multinacionais” (86) e “Grande Porte” (82).
“É uma honra para ÉPOCA estar há 10 anos ao lado do GPTW na produção e realização do guia e do evento Melhores Empresas para Trabalhar, umas das pesquisas mais relevantes do país”, diz o diretor editorial de ÉPOCA, João Gabriel de Lima. “Mesmo neste momento de crise, é interessante observar a vibração das empresas ao receber o prêmio. Isso mostra o valor que as companhias dão à premiação e o otimismo necessário para o Brasil voltar a crescer.”
DESTAQUES
- Em 2015, a 19ª edição da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil” bateu o recorde de inscrições, registrando mais de 1.500 empresas avaliadas, representando quase dois milhões de funcionários; em 2014 foram 1.276 empresas inscritas. Nos 53 países onde a pesquisa é conduzida, mais de 7 mil empresas participaram do processo de avaliação que envolveu 12 milhões de funcionários na América do Norte, América Latina, Europa, África, Oceania e Ásia.
- Entre as 135 premiadas em 2015, 75 são de São Paulo; 15 do Rio de Janeiro; 9 do Rio Grande do Sul; 8 do Paraná e Minas Gerais (cada); 6 do Ceará; 5 de Goiás; 2 do Rio Grande do Norte; e uma empresa nos Estados: Bahia, Pernambuco, Mato Grosso, Maranhão, Distrito Federal, Espírito Santo e Santa Catarina. A análise do ramo de atividade mostra que entre as premiadas, 72 são do setor de serviços; 20 do comércio; e 43 da indústria.
- A pesquisa mostra que as premiadas possuem, em média, 36 anos de existência; 16% são de capital aberto; 74 são nacionais; 15% passaram por um processo de aquisição ou fusão nos últimos 12 meses; e 14% passaram por processos de demissão em massa nos últimos cinco anos (de 5% ou mais do total de funcionários). Entre os ramos de atividade mais representativos: 32 produção e manufatura; 22 tecnologia da informação; 15 varejo; 14 serviços financeiros; e 12 biotecnologia/farmacêutica.
- A análise da faixa etária mostra que 30% dos funcionários das Melhores têm até 25 anos; 37% de 26 a 34 anos; 20% de 35 a 44 anos; 11% de 45 a 54 anos; e 2% têm acima de 55 anos. Na escolaridade, a maioria (55,5%) dos funcionários tem ensino médio completo ou menos; 25% ensino superior completo; 14,1% ensino superior incompleto ou cursando; 8,1% pós-graduação completa; e 2,3% estão cursando ou têm pós-graduação incompleta. A distribuição por gêneros revela que há equilíbrio entre homens e mulheres (50% cada); entre os gestores, 59% dos cargos são ocupados por homens contra 41% de mulheres.
- A pesquisa revela que a maioria dos CEOs das empresas premiadas tem, em média, 52 anos de idade; 13 dos 135 são mulheres; e 23% são fundadores. Embora a média de tempo de permanência dos executivos no cargo de CEO no Brasil seja de 2,5 anos (pesquisa Chief Executive Study), nas Melhores a média é de 7 anos. Entre os diretores de Recursos Humanos, a média de idade é de 46 anos; 79 dos gestores da área – entre as 135 empresas – são mulheres; 61% fizeram carreira na própria empresa e levaram seis anos para alcançar a posição.
- A análise do desenvolvimento de carreira mostra que 83% das empresas premiadas oferecem plano individual de desenvolvimento/competência para os funcionários; 27% investem, em média, mais de 100 horas em treinamento; 34% investem mais de 5% da folha de pagamento em treinamento e desenvolvimento; 82% das premiadas oferecem coaching e 59% mentoring. As áreas de Recursos Humanos que receberam mais investimentos foram treinamento e desenvolvimento (34%) e benefícios (25%).
Qualidade de vida
- Entre as empresas premiadas, 35% associam a promoção da qualidade de vida a horário flexível para 75% dos funcionários; 55% concedem regime de home office para mais da metade dos funcionários; 42% oferecem avaliação médica periódica para todos os funcionários; e 92% oferecem prática de atividade coletiva.
Redes sociais e atração de talentos
- 95% das premiadas utilizam as redes sociais para promover a marca empregadora e 86% já contrataram alguém por meio das redes sociais. Entre as redes utilizadas: 85% preferem o Facebook, 68% o Twitter e 68% o LinkedIn.
Funcionários: admissão, demissão e desempenho
- A rotatividade média foi de 26% em 2014; as saídas voluntárias representaram 46% das demissões; 59% das admissões foram de pessoas com até 25 anos – apenas 1% correspondeu a pessoas com mais de 55 anos –; e a disputa por vagas foi, em média, 23 candidatos/vaga. Houve queda de 4,2% no faturamento das premiadas.
Dimensões
- A análise da confiança dos funcionários, de acordo com as Dimensões, mostrou que: a Credibilidade dos líderes atingiu 84%; Respeito dos líderes em relação aos funcionários foi de 83%; Imparcialidade dos líderes foi 82%; Orgulho de exercer a profissão e trabalhar na empresa foi de 88%; e Camaradagem entre os colegas de trabalho/sentimento de equipe foi de 85%. Comparada com o desempenho em 1997 – ano de início da pesquisa no Brasil –, a Dimensão Imparcialidade foi a que mais cresceu: de 69% para 82%.
SUB-RANKINGS
Melhores do setor de Serviços
A líder do sub-ranking é a Elektro, seguida por B&Q Energia; FS Vas; Dextra; Google; Consórcio Luiza; VMware; Ceneged; Compugraf; Elogroup; Ipog; Renaissance SP; Cisco do Brasil; Daitan Group; Visagio; SAP Labs Latin America; Acesso Digital; Laboratório Leme; Unimed Missões/RS; e Losango.
Melhores do setor de Indústria
A líder do sub-ranking é a Caterpillar, seguida por Kimberly-Clark Brasil; Alcoa; Embraer; Mars; Monsanto; Grupo Volvo América Latina; AstraZeneca do Brasil; MAN Latin America; John Deere; Whirlpool Latin America; Novartis Biociências; Roche; Anglo American; Takeda; Eurofarma; 3M do Brasil; P&G; Diageo; e 3Corações.
Oportunidades
Quantidade de vagas abertas em % do total de funcionários (2014)
A líder no sub-ranking é a Teleperformance, seguida por McDonald´s; Apetit; Lojas Riachuelo; Atento Brasil; Elogroup; B&Q Energia; Scapol Distribuidora; DAG J. Sleiman; Grupo Rio Quente; UniBH; Anglo American; UNIMONTE; Una; Ibyte; Autoglass; Movile; Magazine Luiza; e Todimo Home Center.
As que treinam melhor
As 20 campeãs em % de funcionários que se disseram satisfeitos com os treinamentos
A liderança do sub-ranking é da Elektro seguida por B&Q Energia, Consórcio Luiza; Ipog; Scapol Distribuidora; Google; Gazin; Renaissance SP; Sama; Perkins Motores; VMware; Unimed Missões/RS; Visagio; Autoglass; Compugraf; DAG J. Sleiman; Ceneged; Laboratório Leme; Special Dog; e H. Strattner.
As empresas que contratam mais
Por número absoluto de funcionários admitidos no ano passado (2014)
A líder do sub-ranking é a Atento Brasil, seguida por McDonald´s; Lojas Riachuelo; Teleperformance; Magazine Luiza; Accor Brasil; GVT; Itaú Unibanco; Whirlpool Latin America; Ambev; Bradesco; Brasil Kirin; Zema; Leroy Merlin; Gazin; 3Corações; Apetit; Grupo Segurador BB e Mapfre; Archer Daniels Midland; e Ancar Ivanhoe.
As melhores em qualidade de vida
A líder do sub-ranking é a Atento Brasil, seguida por McDonald´s; Lojas Riachuelo; Teleperformance; Magazine Luiza; Accor Brasil; GVT; Itaú Unibanco; Whirlpool Latin America; Ambev; Bradesco; Brasil Kirin; Zema; Leroy Merlin; Gazin; 3Corações; Apetit; Grupo Segurador BB e Mapfre; Archer Daniels Midland; e Ancar Ivanhoe.
As melhores em qualidade de vida
As 20 campeãs com a melhor avaliação dos funcionários
A líder desse sub-ranking é a Elektro, seguida por Perkins Motores; Scapol Distribuidora; Ceneged; B&Q Energia; Consórcio Luiza; Sama; Dextra; Gazin; Ipog; Unimed Missões/RS; Ford Credit Brasil; Caterpillar; Special Dog; Astellas; Sicoob Metropolitano; Losango; Renaissance SP; Google; e H. Strattner.
As empresas mais procuradas
De acordo com o total de currículos pleiteando vagas (2014)
A liderança desse sub-ranking é da Atento Brasil, seguida por Bradesco; Gazin; GVT; Lojas Riachuelo; Teleperformance; Ambev; Grupo Volvo; Magazine Luiza; Caterpillar; Whirlpool; P&G; Eurofarma; Grupo Segurador BB e Mapfre; McDonald´s; Archer Daniels Midland; Monsanto; Anglo American; Autoglass; e Ibyte.
Carreira
Empresas com maiores porcentagens de promoções em relação ao número de funcionários
A líder nesse sub-ranking é a Duke Energy, seguida por Elogroup Desenvolvimento; CI&T; Alcoa; Prezunic; Acesso Digital; Visagio; Dextra; Movile; John Deere; FS Vas; Cisco do Brasil; Losango; Bradesco; Consórcio Luiza; HSBC GLT; SAP Brasil; Ambev; e Zanzini Móveis.
Mais mulheres
As campeãs em participação feminina (%) em relação ao total de funcionários
Na primeira posição está a Apetit, seguida por Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos; Laboratório Leme; Laboratório Sabin; Cultura Inglesa; Atento Brasil; Unimed Missões/RS; Cultura Inglesa (RJ, DF, GO, ES e RS); Cosern; Sesc RS; Losango; Teleperformance; Lojas Riachuelo; Grupo Segurador BB e Mapfre; Sicoob Metropolitano; Itaú Unibanco; Zema; Accor Brasil; Bristol-Myers Squibb; e Tokio Marine.
As empresas com mais jovens
As 20 campeãs em % de funcionários com até 25 anos de idade em relação ao número de funcionários
Liderando o ranking 2015 está o McDonald´s, seguido por Grupo Autoglass; Elogroup; Visagio; Lojas Riachuelo; Sicoob Metropolitano; Teleperformance; DAG J. Sleiman; Todimo Home Center; Zema; Atento Brasil; Jost Brasil; Banco Mercantil do Brasil; Dextra; Gazin: Grupo Saga; Pormade Portas; Renaissance SP; P&G; e Zanzini Móveis.
As empresas com maior escolaridade
As campeãs em profissionais com grau universitário ou acima em % do total de funcionários
A líder desse sub-ranking é a Astellas seguida por Oracle; Cisco do Brasil; EMC; CI&T; AstraZeneca do Brasil; FS Vas; Genzyme; SAP Brasil; ThoughtWorks Brasil; VMware; MAN Latin America; Monsanto; Bristol-Myers Squibb; Roche; Brasil Kirin; PromonLogicalis; Visagio; Radix; e Ford Credit Brasil.
METODOLOGIA ¬¬¬¬¬¬¬¬
A relação de confiança é a essência na pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar. O entendimento dos pilares desta relação gerou o Modelo Great Place to Work®, construído a partir de duas visões complementares: o Trust Index© e o Culture Audit©. O Trust Index© – ou Índice de Confiança – é extraído a partir do questionário respondido pelos funcionários. As respostas são agrupadas em cinco Dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem. Estas Dimensões explicam o que é um excelente lugar para trabalhar na visão dos funcionários: um lugar onde você confia nas pessoas para quem trabalha; tem orgulho do que faz e gosta das pessoas com quem trabalha.
O Culture Audit© é obtido a partir da análise das práticas culturais, descritas em um segundo questionário, respondido pela empresa, que permite compreender o que é um excelente lugar para trabalhar na visão da liderança: é uma organização que atinge seus objetivos; com pessoas que dão o melhor de si; e que trabalham em equipe. A partir do Culture Audit©, o Great Place to Work® mapeia as chamadas 9 Práticas Culturais das organizações. A força desse método está em analisar integradamente a visão dos funcionários e a visão da liderança.
ÉPOCA
ÉPOCA é a única revista de interesses gerais com abordagem segmentada, um posicionamento inédito no mercado, baseada no casamento da atitude de seu leitor com a autoria de seus jornalistas. Com o slogan Conteúdo que transforma, explora novas perspectivas diante dos fatos e valoriza a utilidade do conteúdo, com informação, detalhamentos e análises. Além da versão impressa, está presente na internet – www.epoca.com.br – e em versões para tablets e smartphones.
EDITORA GLOBO
A Editora Globo é uma empresa do Grupo Globo, o maior grupo de comunicação do país. Fundada há 63 anos, tem no seu portfólio as marcas ÉPOCA, QUEM Acontece, Época NEGÓCIOS, Marie Claire, Casa e Jardim, Casa e Comida, Crescer, Autoesporte, Galileu, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Globo Rural e Monet, além do agregador feminino Meus 5 Minutos. Conectada plenamente com seus leitores e consumidores, a Editora Globo se faz presente em todas as plataformas, produzindo um jornalismo independente que antecipa as transformações da sociedade e ajuda a construir um mundo melhor.
A parceria firmada com a Condé Nast, referência mundial entre editoras de revistas, trouxe ao mercado brasileiro os títulos Vogue, Casa Vogue, Vogue Noivas e Vogue Passarelas, além de outros como GQ, a revista masculina de luxo mais vendida no mundo, e a Glamour, lançada em 2012.
Na área de livros, a Globo Livros orgulha-se de ter em catálogo grandes nomes da literatura nacional e estrangeira.
GREAT PLACE TO WORK® ¬¬¬¬¬¬¬¬
O Great Place to Work® é única empresa global de pesquisa, consultoria e treinamento que estimula as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento de culturas de alta confiança – dando ênfase ao modelo diferenciado e abrangente nas evidências e percepções dos funcionários das organizações. Com seu papel ímpar no mercado e aprofundado conhecimento da excelência em ambientes de trabalho, o Great Place to Work® é capaz de aplicar pesquisas exclusivas e diferenciadas que levam as organizações a serem cada vez melhores, com produtos inovadores e ótimas relações de trabalho.
Fundado nos Estados Unidos, por Robert Levering e Amy Lyman – desenvolve as pesquisas “Melhores Empresas para Trabalhar” em 53 países (América do Norte, América Latina, Europa, África, Oceania e Ásia), tendo por objetivo construir uma sociedade melhor, ajudando empresas a transformar seu ambiente de trabalho. A edição 2014 da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW contou com 7.000 empresas em todo o mundo, representando mais de 12 milhões de colaboradores – sendo referência em qualidade no ambiente de trabalho.
Com metodologia própria, há mais de 20 anos o Great Place to Work® estuda e identifica as “Melhores Empresas para Trabalhar” – pesquisa anual baseada na avaliação do nível de confiança dos funcionários em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem; e nas 9 Práticas Culturais de gestão de pessoas das empresas. No Brasil, a empresa foi fundada por José Tolovi Jr., hoje Chairman of the Board do Great Place to Work® Inc., e é atualmente presidida por Ruy Shiozawa. Em 2015, a empresa comemora 19 anos de atuação no país. www.greatplacetowork.com.br
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