A inclusão na Educação - humanizar para educar melhor, lançamento Paulinas editora
Obra quer contribuir para a inclusão das pessoas com deficiência na Educação, seja ela pública ou particular.
Diante de sua vivência como professora na rede pública de Educação Básica e como docente no Ensino Superior, Maria Nilza Oliveira Quixaba lança “A inclusão na Educação – Humanizar para educar melhor”, e compartilha suas vivencias e o seu olhar sobre a inclusão de pessoas com deficiência na Educação sob a perspectiva da humanização. Questões como escolarização, acessibilidade, práticas inclusivas, preconceito, aprendizagem, tecnologias no ensino de pessoas com deficiência e outros servirão como pano de fundo para as reflexões apontadas nesta obra.
De acordo com a autora, o espaço onde ocorre o processo de escolarização construído pelas diferentes sociedades ao longo dos anos é a escola, é nela que acontece o fortalecimento das práticas culturais e onde o imaginário social excludente ou includente mais se revela, de modo que valores, costumes, atos e fatos são cristalizados nela, positiva ou negativamente. Para ela, valorizar a diversidade em sala de aula é permitir que as potencialidades sejam afloradas, usadas e socializadas, pois quando a escola reconhece a diversidade contida em suas salas de aula e a estimula e valoriza, abre caminhos para a construção de um ambiente mais democrático.
Estruturada em cinco capítulos, o objetivo da obra é contribuir com a abertura de caminhos para o exercício da escuta dos alunos com deficiência e, assim, auxiliar na compreensão das práticas educacionais inclusivas, alicerçadas na política de educação especial sob a luz do olhar desses alunos, além de ampliar as discussões já existentes sobre a educação de pessoas com deficiência.
Título: A inclusão na educação
Subtítulo: Humanizar para educar melhor
Editora: Paulinas
Autor: Maria Nilza Oliveira Quixaba
Formato: 15,5 x 23 cm
Páginas: 176
Código: 52775-0
ISBN: 9788535639711
A autora:
MARIA NILZA OLIVEIRA QUIXABA é professora universitária, mestra em Educação, doutoranda em Informática na Educação, especialista em Educação Infantil e Especial, Psicopedagogia e Educação Especial, Inclusão e LIBRAS. Trabalhou 20 anos na Educação Básica, em rede pública de ensino, com alunos com deficiência nos diferentes níveis. Presta assessoria na área de inclusão de pessoas com deficiências, práticas inclusivas e ensino da Língua Brasileira de Sinais.
Nenhum comentário