Coquetel lança "A Caminhada", livro que ajuda a criança a adormecer e ter bons sonhos
Obra do norte-americano Grant Maxwell combina teoria e experimentação sobre a forma de contar histórias e induzir o sono pelo modo como as palavras são ditas;
Rio de Janeiro, outubro de 2015 - A cena se repete cotidianamente na casa de grande parte das famílias com crianças pequenas. À noite, mesmo depois de colocar o pijama, escovar os dentes e ir para cama, elas continuam com a “corda toda”, cheias de energia para brincar e conversar. O sono não vem e a paciência dos pais se vai.
Com o norte-americano Grant Maxwell, Ph.D. em Língua Inglesa e pai de um menino muito ativo, não era diferente. Noite após noite ele se sentava ao lado da cama do pequeno Mason, procurando maneiras de ajudá-lo a se acalmar e adormecer. A partir dessa experiência pessoal e estudos sobre desenvolvimento infantil e psicologia, Maxwell escreveu o livro “A Caminhada”, que desde o lançamento em 2013, foi bem acolhido por pais e filhos e recentemente ganhou enorme popularidade nos Estados Unidos. A edição brasileira, está sendo lançada pela Coquetel e chega às bancas, livrarias e lojas virtuais em outubro, por R$ 14,90.
O livro conta a aventura do garotinho Mason, seus dois cachorrinhos, Rex e Totó, e um novo amigo (a criança que escuta a história) em meio a uma longa jornada por florestas, cavernas, lagos, montanhas, pedras preciosas, que o faz relaxar e embarcar em um mundo de sonhos.
Além da narrativa envolvente, o autor dá dicas aos pais de como fazer a leitura para embalar o sono das crianças, como deitá-las para relaxar o corpo e como pronunciar as palavras de maneira segura e suave, inclusive bocejando de vez em quando. Ao longo do texto, se encontram indicações sobre qual é o melhor momento para se usar diferentes técnicas: quando aparece a indicação “nome” entre parênteses, quem lê deve pronunciar o nome da criança que está ouvindo a história; nos pontos grafados em itálico, a leitura deve ser em um tom de voz baixo e relaxante, e naqueles em que há a indicação “bocejo”, deve-se emitir um leve bocejo para induzir a criança ao sono.
O autor conta que durante seus estudos leu muito sobre a análise de sonhos junguiana, e lhe pareceu natural aplicar suas pesquisas para tornar o adormecer uma tarefa mais tranquila. “Eu descobri que induzir um estado de sonho engana o cérebro, fazendo-o pensar que está adormecido e levando o corpo a relaxar. Com base nessa teoria, criei a história de um menino que sai para uma caminhada, que o faz percorrer um mundo de sonhos, tornando, dessa forma, mais fácil para a criança chegar ao inconsciente”, explica Maxwell.
Lançada quase como uma autoprodução, a obra tem ilustrações feitas por Susan Edwards, sogra do autor.
Título: A Caminhada
Autor: Grant Maxwell
Editora: Coquetel – www.coquetel.com.br
ISBN: 9788555460081
Categoria: infantil
Formato: 205X275mm
Páginas: 32
Preço: R$14,90
Sobre o autor
Grant Maxwell é PhD em Língua Inglesa pela CUNY Graduate Center (City University of New York), com especialização em inteligência artificial e evolução da consciência, e Psicologia Transpessoal. Além de “A Caminhada” (“The Walk”), Maxwell é autor do livro “How Does It Feel?: Elvis Presley, The Beatles, Bob Dylan, and the Philosophy of Rock and Roll". Já foi professor de inglês no Baruch College, em Nova York, e atualmente trabalha na Vandebilt University Press, é editor do Archai - Journal of Archetypal Cosmology e colaborador da revista American Songwriter. Maxwell também é músico e vive no Tennessee com sua mulher e seu filho.
Sobre a Coquetel
Empresa da Ediouro Publicações, a Coquetel é conhecida, principalmente, por seus passatempos e jogos inteligentes que há mais de 70 anos distraem e exercitam o cérebro. São cerca de 90 títulos, entre revistas e livros, que mensalmente chegam às bancas e revistarias de todo o país, além de uma linha de e-books.
Nenhum comentário